Bate-Bola | Rosália Silva/Da redação | 04/08/2009 14h36

Bate-bola: Pedro Celestino Lopes Santana

Compartilhe:

Pedro Lopes

Pedro Celestino Lopes Santana, presidente da Federação de Muay thai Tradicional de Mato Grosso do Sul tem um sonho, o de colocar irmão, Wande Lopes, no top do mundo dos eventos profissionais de mauy thai profissional e MMA. 

"Na família tenho meu irmão, velho conhecido no esporte estadual, nacional e mundial - Wande Lopes Santana - professor de muay thai e boxe. Hoje tenho ele como o atleta mais graduado em diferentes tipos de artes marcias do Estado". 
 
Natural de Piratuba (SC), desde 18 de fevereiro de 1994 mudou-se, acompanhando a família, para São Gabriel do Oeste. "Aqui já tinha moradores de Piratuba", explica ele. Hoje, aos 35 anos, trabalha como vigilante no INSS e cursa Direito na UCDB/Campus de São Gabriel (Universidade Católica Dom Bosco). "Não sou formado em educação física, porque gosto da área jurídica, onde me especializarei em direito esportivo, mas pretendo mais tarde fazer educação física porque faz parte do esporte em que atuamos".
 
Ele diz que desde pequeno esteve envolvido nos esportes, em várias modalidades, mas as que mais se identificou foi futsal e handebol. "Na época comecei a jogar futsal na escolinha de base de Piratuba, onde disputei vários campeonatos, desde a categoria fraldinha até a adulta, já disputei os JASC (jogos Abertos de SC), tanto no futsal quanto no handebol". E, atualmente, na Academia Power Fighters, ele ensina muay thai e boxe.

Entre os destaques da modalidade, ele cita o Mestre Eduardo Maiorino, Wande Lopes Santana, Luis Carlos Bonelli, Pedrinho Fragata dos Santos, Ronaldo Júnior, GLeison Mamut, Joemerson Leite e Nilson Pulgati.

Por e-mail, Pedro Lopes respondeu ao Bate-Bola do Esporte Ágil:

 
Esporte Ágil - Quais as próximas atividades da Federação?
Pedro Lopes -
A Federação realizará no dia 8 de agosto, em Campo Grande, uma seletiva para o Campeonato Brasileiro de Muay thai, que acontecerá em Canoas (RS), nos dias 28 a 30 de agosto. Em Setembro está programado o Campeonato Estadual também em Campo Grande, e no mês de outubro a Copa do Brasil de Muay thai Tradicional, em São Gabriel do Oeste, onde disputarão o cinturão de cada categoria, campeão e vice do brasileiro. Neste semestre, ainda sem data definida, um curso de capacitação de professores e instrutores da federação junto com curso nacional de arbitragem, ministrado pela Ingrid Jost, árbitra internacional da CBMTT (Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional). Temos também a realização de eventos profissionais a realizar, o PFC, Power Fighters Combat, em coxim.
 
Esporte Ágil -  Quais são os destaques do Muay Thai tradicional no MS e no Brasil?
Pedro Lopes -
Bom, temos bons atletas de muaythai aqui no Estado. Como a Federação foi fundada esse ano, antes os atletas representavam outra Federação, a que era presidida pelo Mestre Eduardo Maiorino de Morais e hoje está com um aluno dele, Ronaldo Júnior. Hoje estamos juntos para desenvolver o muay thai em nosso Estado, para trabalharmos de maneira séria a arte, com esse objetivo que foi criada a tradicional, somos a mesma família, porque quem formou nossos atletas foi o mestre Eduardo Maiorino.
 
Esporte Ágil - Como e quando surgiu seu interesse pela modalidade?
Pedro Lopes -
Surgiu porque sempre gostei de artes marciais, treinei karatê de contato aqui em Sao Gabriel. Meu irmão Wande Lopes era professor e foi para Campo grande morar e treinar. Fomos participar de um campeonato de muay thai, na academia malhação, quem estava realizando o evento era o Mestre Eduardo Maiorino. Wande lutou, ganhou e foi convidado por ele a participar da equipe, e como sempre apoiei ele, fomos em frente, e estamos até hoje na arte, isso foi no mês de março de 2004.
 
Esporte Ágil - E a Federação de Muay Thai Tradicional de Mato Grosso do Sul (FMTTMS) como foi fundada? E quem está hoje filiada a ela e quem pode se filiar?
Pedro Lopes -
Foi através de pessoas ligadas à área de muay thai e algumas pessoa da sociedade. Tivemos autorização da Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT). Reunimos, fizemos o estatuto, a ata e registramos em cartório, estamos legalmente constituída para o desenvolvimento do muay thai  no Estado. Como estamos num processo de formação, temos vários clubes e academias se filiando, também como atletas, instrutores, professores e mestres de mauy thai; não tenho um número preciso, mas até setembro queremos estar com tudo pronto. Aí faremos um diagnóstico certo para vocês. Mas, podem se filiar, clubes, academias, mestres, professores, instrutores e atletas que pratiquem o muay thai, e que queiram vir juntos a nós, desenvolver os projetos que a Federação tem para frente com a sociedade.
 
Esporte Ágil - Existe outra organização no Estado?
Pedro Lopes -
Sim, existe a Federação de Muya thai, que era presidida pelo Mestre Eduardo Maiorino e hoje ele passou para seu aluno Ronaldo Júnior. Ela é ligada a outra Confederação, a CBMT (Confederação Brasileira de Muaythai). A diferença de uma para outra é que a tradicional é o muay thai tailandês, usa cotovelo. Mas a filosofia é a mesma e por isso estamos juntos em prol do muay thai aqui no Estado, para que possamos mostrar para a sociedade que não é uma arte violenta como muitos têm em mente. É uma filosofia de vida, alto conhecimento, equilíbrio. Por isso é considerada a luta das oito armas. Este ano demos um passo muito importante para a modalidade a nível mundial. Em maio, foi considerado como esporte olímpico, e já no ano de 2010 em Pequim, China, será realizado a primeira olimpíada das artes marciais, serão 13 modalidades. A classificação será no campeonato mundial em novembro em Bangkok, Tailândia.
 
Esporte Ágil - Quais apoios (e quantos em valores) a Federação recebeu este ano das entidades públicas do esporte:  Fundesporte, Fundesg?
Pedro Lopes -
Bom, como a Federação foi iniciada em janeiro, foi feito um evento em São Gabriel do Oeste, dia 14 de fevereiro, o PFC, e contamos com o apoio da Fundesg, Prefeitura Municipal, empresários e o comercio local. Aqui sempre tivemos apoio na modalidade, porque sempre representamos bem o município nacional e mundialmente. Já com relação ao apoio da Fundesporte, já cadastramos a Federação e tenho um bom relacionamento com a entidade, encaminhei ofícios pedindo apoio e mandarei projetos para que possamos ser atendido.
         
Esporte Ágil - Por estar em São Gabriel, acha que as entidades sediadas em Campo Grande teriam alguma vantagem?
Pedro Lopes -
  Acho que não, porque tivemos uma reunião com o Júlio Cesar Komiyama, diretor-presidente Fundesporte, no início do ano e ele deixou bem claro que a Fundesporte atenderia todos de forma igual. Cada Federação teria que fazer seu papel, mandar os projetos que tivesse interesse em realizar no corrente ano.
 
Esporte Ágil - O que MS tem conquistado fora do Estado? Qual o ponto máximo que um atleta pode chegar ao se falar de conquistas no Muay Thai Tradicional? 
Pedro Lopes -
Mato grosso do Ssul sempre foi muito bem representado em nível nacional e internacional, no ano de 2007 foi representado em Porto Alegre no  Campeonato Brasileiro e fomos campeões, melhor atleta e 3º melhor equipe. Em  Bangkok, Tailândia, no World Muaythai Championschip tivemos a 11º colocação, com o atleta Wande Lopes. Em 2008 representamos novamente no Brasileiro, fomos com sete atletas, dois 1º lugar, um segundo e dois terceiros. No Sul Americano na Argentina, Buenos Aires, 1º lugar.  Mato grosso do Sul foi representando a Seleção Brasileira de Mauy thai Tradicional no World Muaythai Championschip na cidade de Busan, Coréia do Sul, com três atletas, onde obtivemos o melhor resultado do Brasil em mundiais, o 3º lugar na categoria 86 kg com Luis Bonelli, 4º lugar com Wande Lopes e 5º com Pedrinho Fragata dos Santos.
 
Outra representação foi no Sul Americano de Muay thai em Lages (SC), em que foram dois campeões, Wande Lopes e Luis Bonelli e um segundo Pedrinho Fragata dos Santos, que logo em seguida foi a Argentina, disputar o A1, Buenos Aires, dia 14 de dezembro ficando em segundo, numa polêmica luta dá a vitoria ao adversário. Bom, o ponto maximo do que acabei de relatar, para um atleta poder conquistar esses feitos, requer muita dedicação, perseverança, disciplina e técnica, anos de trabalho. O sonho de qualquer atleta é disputar um dia um título mundial em sua modalidade e o muay thai tradicional dá essa chance.

Esporte Ágil - Nossos atletas estão em qual fase nestas conquistas?
Pedro Lopes - Estamos lá já, e esse ano queremos o topo. E a cada ano formamos mais talentos.
 
Esporte Ágil - A iniciativa privada apoia o Muay Thai aqui no Estado? Em caso negativo, como fazer para envolver também este setor da sociedade?
Pedro Lopes - Bom, estou a frente da Federação há pouco tempo, mas aqui onde fica a sede da Federação, São Gabriel do Oeste, temos o apoio, e sempre discutimos novos projetos para serem aprovados na área social. Porque trabalhamos de maneira séria. Mas o muay thai sempre teve dificuldades para conseguir apoio para seu atletas, exemplo que para ir ao mundial os atletas tiveram que tirar do bolso, e a ajuda foi pela iniciativa privada. Com o Estado precisamos estar legalmente constituída para que possamos contar com o apoio governamental, e isso essa Federação está, precisamos divulgar e difundir a prática do esporte em nossa sociedade através de projetos sociais.
 
Esporte Ágil - Algo mais a dizer...
Pedro Lopes
- Para os jovens, hoje a prática de qualquer modalidade é muito importante para a socialização. Através do esporte, muitos conseguem vencer na vida, e no Brasil como não é fácil ser um atleta profissional, ou alcançar seu ideal, temos que buscar através das crianças essa esperança. Buscar parcerias com a iniciativa privada e pública, onde nós que lutamos pelo ideal de cada uma delas se transformem em pessoas que um dia posam dizer que passaram por processo de socialização muito importante em suas vidas, onde o esporte foi o carro chefe da vida de cada um. E para a Federação de Muay thai Tradicional-MS essa formação é muito importante: a fim de incrementar, difundir e aperfeiçoar a pratica do muay thai tradicional como meio de formação e socialização do individuo, através de projeto sócio-desportivo, colocando o muay thai tradicional como forma de inclusão social, voltado a crianças carentes em nosso Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS