Bate-Bola | Da Redação | 20/12/2005 15h52

Bate Bola: Paulo Roberto Pereira

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Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira é piloto de rally há 15 anos. O automobilismo sempre esteve presente em sua vida como lazer, profissão e esporte. Há vinte anos integrando a Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul, o piloto foi um dos fundadores do kartódromo e acompanhou diversas fases do automobilismo em nosso Estado.

Até o final deste ano, Paulo era vice-presidente da Federação e agora, ele se prepara para assumi-la integralmente, já que o presidente precisou se afastar por motivos de saúde. Nessa entrevista ele nos fala de seus projetos para 2006 frente à Federação e faz um balanço do desempenho do automobilismo de MS no ano de 2005, destacando a participação do Estado a nível nacional.

Paulo adianta que as realizações da Stock Car e da Fórmula Truck em Campo Grande em 2006, já estão com a data marcada.

Esporte Ágil - Por qual motivo você assumiu a Federação de Automobilismo antes que seu antecessor concluísse o mandato?

Paulo - Ele tirou licença médica, pois teve um problema de saúde e terá que ficar seis meses afastado. Como sou o primeiro vice-presidente, assumi em seu lugar. Depois de 12 anos a frente da Federação, ele se encontra cansado e irá renunciar em abril, sendo assim, eu assumo integralmente.

Esporte Ágil - De onde veio seu interesse em integrar a Federação?

Paulo - Tenho vinte anos de Federação, comecei quando fundamos o kartódromo. Nunca almejei ser presidente, mas há uns dois anos atrás houve a reeleição do presidente e eu saí como vice. Já tive várias funções lá dentro e nunca tive interesse em ser presidente.

Esporte Ágil - Você fez uma carreira como piloto?

Paulo - Fui piloto de rally durante muito tempo. Corri durante uns 15 anos e ainda participo do Campeonato Estadual de Rally. Porém, agora que assumi a presidência terei que deixar o campeonato de lado.

Esporte Ágil - Como foi o ano de 2005 para o automobilismo de Mato Grosso do Sul?

Paulo - Foi meio fraco por falta de piloto e patrocínio, não foi dos melhores anos. Em relação a 2003 e 2004, este ano deixou a desejar. Eu acho que o poder aquisitivo do povo caiu bastante, o que gerou a falta de patrocínio. O país está vivendo uma época difícil.

Esporte Ágil - Houve algum período específico em que o automobilismo de MS viveu sua melhor fase?

Paulo - O automobilismo cresceu em nosso Estado depois da existência do autódromo, no ano de 2000, o que fez com que aumentasse o índice de pilotos e modalidades. Antes não existia velocidade no asfalto e era muito difícil achar lugar para fazer arrancadas. A melhor época do automobilismo foi entre o período de 2000 e 2004.

Esporte Ágil - Como está a atual situação de nosso Estado a nível nacional?

Paulo - Muito boa. O piloto Hoover Orsi ficou em terceiro lugar na Stock Car v8 deste ano e ganhou o capacete de bronze. Agora ele está nos EUA fazendo testes na Fórmula Mundial e na Fórmula Atlantic, então estamos com excelente índice nacional.

Esporte Ágil - Quais outros pilotos sul-mato-grossenses já obtiveram destaque nacional?

Paulo - Tivemos o Carlos César Fernandes, o Rafael Motta, o Zé Roberto e outros. Mato Grosso do Sul sempre teve piloto competindo nacionalmente. Hoje nós temos também o Gustavo Sucolotti, que corre na pick-up racing e posso dizer que estamos bem representados.

Esporte Ágil - Você acha que a Federação realizou um bom trabalho neste ano?

Paulo - Sim, realizamos a Fórmula Truck, que apesar do acidente foi muito bem organizada, a Renault, a Pick-up Racing. Nacionalmente foi um ano bom. Até hoje não sei o motivo pelo qual não tivemos a Stock, mas no ano que vem vamos recebê-la.

Esporte Ágil - Estando à frente da Federação, já tem em mente o que pretende realizar em 2006?

Paulo - Em 2006 nós vamos tentar correr atrás do prejuízo de 2005, indo atrás de patrocínios, buscando uma melhora no nível dos atletas e trazendo mais pilotos para o automobilismo. Já está acertada a realização da Stock Car, entre os dias 16 e 21 maio, da Fórmula Truck, de 10 a 16 de julho, da Fórmula Renault e do Campeonato Brasileiro de Kart Cross. Nacionalmente, talvez seja um ano bem melhor do que 2005.

Esporte Ágil - Quantos pilotos são filiados a Federação?

Paulo - Cada modalidade possui um clube que organiza os eventos, mas a Federação filia os pilotos individualmente. Tivemos uma média entre 200 e 215 pilotos em 2005 e no ano que vem pretendemos ter entre 450 a 500 pilotos filiados.

Esporte Ágil - A estrutura que Campo Grande oferece aos eventos nacionais é satisfatória?

Paulo - Temos um dos três melhores autódromos do Brasil, e isso quem fala são os pilotos, inclusive o Cacá Bueno. Temos nacionais de arrancadas que acontecem no autódromo e de velocidade na terra, que também contam com um autódromo muito bom. Sediamos neste ano o Brasileiro de Kart Cross e de Fórmula Tubular. Maracaju também tem um autódromo de terra muito bom. Quanto à estrutura, nós estamos muito bem.

Esporte Ágil - O interior do Estado tem marcado presença nas competições?

Paulo - Muito pouco. Nós realizamos um evento de Fórmula Tubular no mês passado em Ponta Porã e um ou dois pilotos de lá participaram. Mas isso só acontece quando o evento vai até lá, sendo que para eles virem até aqui fica difícil. Tem um piloto de Pedro Gomes que sempre participa dos eventos de rally e Fórmula Fusca, mas é um dos poucos que participam sempre.

Esporte Ágil - O que acha da cobertura jornalística esportiva em Mato Grosso do Sul?

Paulo - Aparece muito pouco nos eventos estaduais. Nas nacionais aparece em peso. Mas nos eventos daqui, não aparece ninguém. Não vejo a imprensa.

Esporte Ágil - O público, de maneira geral, tem comparecido e prestigiado os eventos?

Paulo - É um público bom, claro que não exatamente como todo promotor de eventos sonha, mas tem uma média boa de pessoas que comparecem nos autódromos. Não é dos melhores públicos, mas também não deixa a desejar.

 

 

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