Bate-Bola | Da Redação | 16/08/2005 16h33

Bate-Bola: Patrick e Josemir

Compartilhe:

Bate-Bola com Patrick e Josemir

Patrick e Josemir deram início a um novo tipo de torneio aqui na capital: Torneio de Streetball. Realizado na praça poliesportiva do conjunto José Abrão, o torneio já está caminhando para sua quarta edição, desta vez, no Belmar Fidalgo e com três categorias na disputa.

A disputa é aberta e, além de jogadores, atrai também pessoas que jogam basquete por lazer. Na última edição do evento, que contou com um show de uma banda de rock, cerca de 400 pessoas estiveram no local assistindo ou participando do torneio.

Os dois organizadores do evento jogam basquete e dizem que o número de competições desta modalidade em Campo Grande é muito pequeno. Este é um dos motivos pelos quais pretendem incluir o Torneio de Streetball no calendário esportivo da capital. Eles contaram ao Esporte Ágil como surgiu a idéia da realização do torneio e quais são suas características.

Esporte Ágil - De quem foi a idéia de realizar este torneio?

Patrick - Foi o Josemir quem teve a idéia de realizar o primeiro torneio. Ele me ligou numa quarta-feira sugerindo que nós dois organizássemos um torneio de streetball. Então, eu tive a idéia de elaborar a logomarca e começamos a correr atrás. Assim, no sábado seguinte realizamos o primeiro torneio.

Josemir - Este primeiro torneio foi mais interno, não teve a participação de muita gente, foram mais conhecidos e pessoas da região. Diferente de agora, onde o número de pessoas que participam subiu muito. 

Esporte Ágil - Vocês contam com algum apoio para realizar o Torneio de Streetball?

Patrick - Contamos com vários patrocinadores, os principais são a Arte Livre e a Polícia Militar. Além destes, contamos com o apoio do João Grandão, da Sejel, Prefeitura de Campo Grande, Angloschool, Neon Concursos, And 1, Agiosul e Pastel D'ouro.

Esporte Ágil - Foi difícil conseguir estes patrocínios?

Patrick - É sempre difícil conseguir patrocínio, tem que correr muito atrás. Mas não temos tido muita barreira, até porque, esses patrocínios são bem limitados.

Josemir - Recebemos apoio apenas em forma de premiações, materiais e serviços.

Esporte Ágil - Vocês notaram uma boa evolução desde o primeiro torneio até o terceiro?

Patrick - O terceiro foi o melhor até agora, os jogos foram muito fortes. Tivemos menos equipes que no segundo, onde contamos com a participação de dezessete, mas o nível técnico estava muito bom. Oito equipes muito boas participaram e mostraram excelente desempenho. Para se trem uma idéia, a galera do Dom Bosco, que é favorito em Campo Grande, terminou em terceiro.

Esporte Ágil - Qual a diferença entre Streetball e Basquetebol?

Patrick - A diferença é que no basquetebol tradicional as regras são mais rígidas, além do que, ele é jogado na quadra inteira e tem cinco jogadores para cada lado. O streetball só utiliza metade da quadra e conta com três jogadores em cada time.

Josemir - O streetball é mais solto, não exige tanto conhecimento técnico do jogador e acaba se tornando mais popular. Há uma liberdade maior de driblar, partir para o ataque e qualquer pessoa pode jogar, não precisa ser profissional ou conhecer claramente todas as regras.

Esporte Ágil - O torneio é aberto a todos que quiserem participar?

Josemir -  É sim. É só fazer a inscrição e lembrar que a equipe deve ser composta por três pessoas.

Esporte Ágil - Qual é a freqüência dos campeonatos?

Patrick - Nós estamos tentando elaborar uma freqüência que seja trimestral ou quadrimestral. Já realizamos três edições do torneio, o primeiro foi em março, o segundo, no final de abril e o terceiro, no final de julho. O Vagner Silva, técnico da Funlec, gostou da idéia e também realizou um torneio de streetball lá no Parque Sóter do José Abrão. Nós estamos programando a realização de um torneio no final de agosto lá no Belmar Fidalgo, onde eu, o Josemir e o Vagner estaremos na organização.

Esporte Ágil - Este tipo de torneio é comum aqui no estado?

Patrick - Aqui em Campo Grande é novidade. Não havia nenhum torneio nessa modalidade e nesse estilo.

Josemir - Torneio não tinha, mas a gurizada freqüenta bastante as quadras da cidade para jogar basquete e streetball. As quadras de praças e bairros aqui de Campo Grande têm sempre muitas pessoas jogando.

Esporte Ágil - E em outros estados, é comum este tipo de torneio?

Patrick - É sim, existem muitos torneios como esse em outros estados. Há algum tempo atrás foi realizado um Campeonato Nacional no Rio de Janeiro.

Esporte Ágil - Vocês ficam apenas na organização ou também entram na disputa?

Patrick - Neste terceiro nós ficamos apenas na organização, pois deu mais trabalho para organizar e tinha muita coisa para cuidar. Mas do segundo, agente participou.

Esporte Ágil - Vocês estão satisfeitos com o resultado?

Patrick - Ainda não estamos satisfeitos, agente espera mais. Nós queremos fazer com que este torneio faça parte do calendário esportivo de Campo Grande. No terceiro torneio contamos com um público muito bom, teve muita gente prestigiando durante o dia inteiro, creio que reunimos cerca de 400 pessoas.

Josemir - A arquibancada foi montada bem perto da quadra e a torcida ficou bem próxima do jogos, assim, a galera ficou muito animada e totalmente interagida com as disputas..

Esporte Ágil - Vocês jogam basquete?

Josemir - Jogo desde 1997. Atualmente, estou no time da Ágil.

Patrick - Eu comecei a jogar em 1993 em Chapada dos Guimarães. Mas não participei de muitos campeonatos, até porque não possuo uma estatura muito adequada, sou muito baixinho. Essa é uma vantagem do streetball, que é uma modalidade que não exige necessariamente que o jogador seja alto.

Esporte Ágil - Como é feita a premiação?

Patrick - Na última edição a premiação foi muito boa. Foram entregues dinheiro, bola, tênis, troféu e medalha. Até a torcida teve direito a prêmio, elegemos os três mais animados para fazer arremessos livres e então, o melhor ganhou uma bola de basquete. A equipe que levou o primeiro lugar recebeu R$ 300, 00, mais troféus e medalhas. O melhor jogador levou um tênis e o cestinha da competição levou uma bola. Fizemos também neste dia, um campeonato de arremessos de três pontos, onde o vencedor também ganhou uma bola de basquete.

Esporte Ágil - As mulheres também participam?

Josemir - Ainda não. Não é legal misturar homens com mulheres na hora do jogo.

Patrick - Na próxima edição do torneio, que será no Belmar, iremos organizar a competição em três categorias: feminino, juvenil e adulto. Assim, todo mundo poderá participar.

Esporte Ágil - Como vocês vêem a atual situação do basquetebol em nosso estado?

Josemir - A situação do basquete aqui em Campo Grande é meio complicada. Temos apenas dois ou três eventos anuais, que são os Jogos Abertos e a Copa Ucdb. Quem quiser jogar mais, tem que ir para as quadras de praças e bairros. Agora que o streetball está na mídia, estamos atraindo mais gente e mais disputas para esta modalidade.

Esporte Ágil - A estrutura da quadra onde vocês realizam o evento está adequada?

Patrick - A gente está aguardando uma reforma que a prefeitura ficou de realizar na quadra. Não houve tempo para reforma-la antes do último torneio e estamos esperando que na próxima edição a ser realizada lá, já esteja proto. As condições da quadra estão precárias e necessitamos de uma infra-estrutura mínima, até para o pessoal que vai lá treinar. Estamos realizando um projeto chamado "Basquete na Quadra", onde queremos atrair crianças para praticar esporte, fazendo com que elas saiam das ruas e se ocupem com coisas boas. Temos mais de 40 alunos, não só do Bairro José Abrão, como de bairros visinhos, que treinam todas as terças e quintas com o professor Relmar. O presidente da vila tem dado bastante apoio e outros projetos já estão sendo lançados em outras modalidades como futebol e vôlei de areia. Necessitamos de uma reforma para fazermos algo ainda melhor.

 

 

 

 

 

 

 


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS