Bate-Bola | Da redação | 06/05/2008 11h01

Bate-bola: Onei Fernando Savioli

Compartilhe:

Onei Fernando Savioli

O atleta Onei Fernando Savioli, campo-grandense de 43 anos, é responsável pelo time de basquete da Neon Concursos, campeão da Liga Adulto 2007, concedeu entrevista ao Esporte Ágil, falando sobre seu envolvimento com o basquete, as ações da Neon de apoio ao esporte e também sobre a preparação das equipes de basquete da Neon para a temporada.

Esporte Ágil - Como começou seu envolvimento com o esporte?
Onei Fernando Savioli -
No meu tempo de colégio, sempre pratiquei esportes no Dom Bosco, mas depois que você completa 18 anos, os campeonatos vão rareando, na minha época, havia praticamente apenas os Jogos Abertos. Comecei então a desenvolver uma equipe de amigos com treinamentos e partiicipação em tortneios. Hoje, existem mais campeonatos e nossa equipe (Neon) tem duas frentes, uma para o pessoal da minha idade, e outra do meu irmão Sílvio, que tem 38 anos, boa parte da equipe envolve essas duas faixas etárias de atletas.

Esporte Ágil - Você acha que falta investimento no esporte de MS?
Onei -
Existe uma falta de incentivo de todas as áreas. Em Campo Grande, há várias universidades, faculdades, escolas que poderiam oferecer, assim como a Neon, uma quantidade de bolsas para alunos/atletas que jogam, algo que não traz prejuízo à empresa, bem pelo contrário, isso apresenta a empresa de forma positiva, trazendo benefícios, pois você consegue ter vários atletas inseridos dentro da instituição e isso agrega valor, tem um bom retorno.

Esporte Ágil - O esporte envolve emoção. Qual sua maior emoção vivida neste universo esportivo?
Onei -
Eu gosto de ver a equipe sendo formada, as pessoas crescendo, nos treinamentos, o desenvolvimento de cada um. É diferente ver a equipe se unindo, cada um querendo ver a evolução do outro. Um exemplo disso foi no ano passado, quando vencemos o Estadual Adulto da Liga. A Neon tinha uma time forte, mas víamos que a Ággil era melhor individualmente. Então, treinamos três vezes por semana, melhoramos nosso jogo e, no final, vencemos. O Neon perdeu as duas primeiras partidas para a Ággil, e na terceira e decisiva, conseguiu a vitória. Evoluímos aos poucos e o resultado chegou na última partida, quando prevalecemos com nosso conjunto.

Esporte Ágil - O basquete de MS está evoluindo?
Onei -
Acredito que sim, principalmente graças à Liga. Existe também um trabalho de divulgação que é muito importante. O que ainda falta é uma maior união entre todos os envolvidos, como Liga, Federação, Clubes e Associações. Não posso pensar que minha equipe é "o time", pois se eu não competir com ninguém, ficarei ali sozinho. O basquete vai evoluir ainda mais quando tivermos um melhor trabalho de base, mais equipes para termos competições ainda melhores. Mas ainda falta um pouco mais de humildade para todos, para sentarmos todos juntos e pensarmos na base, pois ela é o mais importante para o esporte.
Porém, já vejo uma evolução, pois agora temos campeonatos, como a Liga Adulto, Master, Copa UCDB, Estadual da Federação, todos seguidos um do outro. Para quem fez a pré-temporada em abril, começa a jogar em maio e só para no início de dezembro.

Esporte Ágil - A Neon apóia outras modalidades?
Onei -
A Neon tem atletas na natação, jiu-jitsu, futebol, futsal. Participamos da Copa Morena e ficamos bem colocados, considerando a grande concorrência, ficamos em oitavo. Apoiamos também equipes, conforme nossas possibilidades, com jogos de uniforme, possibilitando que times disputem torneios.

Esporte Ágil - Como está o basquete da Neon para 2008?
Onei -
Agora em maio, disputamos a semifinal da Liga Pré-Master em Ponta Porã e queremos brigar pelo título. Iniciamos também a disputa da Copa UCDB no dia 11 de maio e, no dia 31 de maio, começa a Liga Adulto. Montamos equipes para disputar estas competições, estamos nos estruturando e seremos competitivos. Nossa equipe é formada por muitos profissionais, como professores de educação física, fisioterapeutas, engenheiros, advogados, pessoas que mantém uma amizade praticando seu esporte, o basquete.

Esporte Ágil - Qual a relação entre a divulgação e a torcida?
Onei -
A divulgação, seja em sites, jornais, mesmo com faixas nas praças, é importate. Por exemplo, a Liga Adulto começa dia 31 de maio, no Belmar Fidalgo. É interessante essa abertura, em um local de boa concentração de pessoas, que podem conhecer como está nosso basquete, pois acredito que ele está em um bom nível, o que falta é divulgação, que pode fazer com que as pessoas acompanhem os jogos, torçam pelas equipes. O site da Neon possui fotos, tabelas, resultados, para buscar esse torcedor, que agora estamos começando a ter. São 3,4,5 ou 6 pessoas que não são parentes, mas está na arquibancada, nos apoiando. Pode parecer que não, mas mesmo que seja apenas uma pessoa, os atletas recebem isso muito bem, pois a pessoa está ali porque gosta do basquete, porque foi ver os atletas jogarem.

Esporte Ágil - Qual sua opinião sobre o trabalho desenvolvido pelo Esporte Ágil?
Onei -
O esporte só cresce quando é divulgado, e o que o Esporte Ágil faz é algo histórico, pois se um dia alguém perguntar sobre o desenvolvimento do esporte na cidade, vai ter que falar sobre o Esporte Ágil. Que passe 10 ou 30 anos e algum esporte evolua bem, como acho que vai acontecer - e já está acontecendo - com o basquete, todos terão que reconhecer que o Esporte Ágil iniciou este trabalho de divulgação do esporte amador na cidade. Querendo ou não, quando você lê o Correio do Estado, constata com tristeza de que praticamente nada é noticiado sobre o esporte amador, mas é este esporte amador que é a base do esporte adulto e profissional. Congratulo vocês por apoiarem e incentivarem o desenvolvimento do esporte, pois um esporte desenvolvido em uma cidade traz saúde para sua população e é isso que realmente importa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS