Bate-Bola | Da redação | 24/05/2006 12h48

Bate-bola: Márcio Lomba

Compartilhe:

Márcio Lomba

Campo Grande (MS) - Técnico responsável pelo setor de esportes e recreação do Sesc de Mato Grosso do Sul, que compreende as unidades de Dourados, Três Lagoas, e as unidades campo-grandenses Sesc Horto e Sesc Camilo Boni. Profissional de educação física, ele iniciou sua trajetória no Sesc como professor de natação e hoje é o responsável pelas áreas de esportes e recreação do Sesc em todo o Estado. Neste mês de junho, ele completa 10 anos na empresa. Na entrevista concedida ao Esporte Ágil, Márcio falou sobre a área esportiva do Sesc, sobre a importância do esporte no cotidiano do cidadão e sobre o ofício de profissional de educação física.

Esporte Ágil - Qual sua trajetória no esporte?
Márcio
- Fui atleta de futebol. Comecei jogando futebol, cheguei a jogar em equipes profissionais, mas não me profissionalizei devido à uma contusão séria. Fiquei um tempo no Guarani de Campinas, mas depois da contusão, vi que o futebol seria apenas um lazer, diversão, que não poderia mais me profissionalizar.Então me interessei no curso de educação física. Porém, sempre fiz natação e vários outros esportes, como basquete em nível escolar, e outros.

EA - E como foi sua trajetória dentro do Sesc?
Márcio
- Sou do interior de São Paulo, e me mudei pra Três Lagoas em 1979. Graduei-me em educação física em Adrandina-SP, no ano de 1989. Mudei-me para Campo Grande para campo pra desenvolver um trabalho especializado com crianças portadoras de síndrome de Down, em uma escola especializada. Como eu trabalhava na área de natação, e o Sesc precisava de um professor na área, comecei minha trajetória no Sesc, e assim fui seguindo carreira. Atuei na área de recreação, depois na área de esportes, tornando-me depois responsável pelas duas áreas, de esportes e recreação. Este ano, a partir de fevereiro, fiquei responsável pelas áreas de recreação e esportes de todo o Estado.

EA - Qual a importância do esporte dentro do SESC?
Márcio
- O esporte dentro do Sesc é importante porque ele é agregador de valores, pois oportuniza as pessoas através do esporte, a integração, a socialização; fazem com que as pessoas melhorem seu estado físico.  O esporte é um fator muito importante, pois conseguimos atuar em diversas camadas sociais, pelo fato de ele ter uma linguagem universal. Nós não enfatizamos o esporte de rendimento, mas sim a integração, a pessoa precisa sentir prazer em melhorar sua condição física e sua qualidade de vida. Este é o principal foco do Sesc.  Por isso não temos equipes nível municipal ou estadual, não somos filiados a nenhum tipo de federação, porquê esse não é o intuito da instituição.

EA - É grande a participação dos associados nas atividades do Sesc?
Márcio
- O Sesc é uma instituição que preza pela qualidade de vida das pessoas, por isso atua nos segmentos de educação, cultura, lazer, assistência e saúde. Ele é aberto para os comerciários e seus dependentes, mas abrimos para a comunidade geral. Fazemos diversos trabalhos nas comunidades, oportunizando todos a participarem. mas o foco principal do sesc é atender a família comerciária e seus dependentes.

EA - E a participação específica no esporte?
Márcio
- A participação é muito boa, pois a população está atenta à necessidade da atividade física fazer parte do cotidiano e este é nosso trabalho, fomentar e conscientizar as pessoas, que elas devem buscar a melhoria de sua qualidade de vida, seja através do esporte, saúde, cultura, e todas as áreas que colaboram com o estado físico, psicológico, social do comerciário e da população em geral.
Recentemente, o Sesc adquiriu um espaço físico próprio na cidade de Três Lagoas, acreditamos que teremos espaços próprios para esporte naquela cidade, pois antes eram realizadas atividades em espaços alternativos. Na capital, temos uma grande infra-estrutura esportiva que pode ser utilizada por toda a familia comerciária.

EA - Quais atividades esportivas são desenvolvidas?
Márcio
- Entre setembro e outubro, fechamos o calendário do próximo ano. Não priorizamos um ou outro esporte, buscamos oportunizar todas as modalidades esportivas. Ao longo do ano, temos os festivais de natação, torneios de futsal, vôlei, basquete, além de parcerias com a Funesp, oportunizando a prática de Jogos Escolares dentro do Sesc. Ainda temos as Corridas Rústicas nos Bairros e fechamos o calendário esportivo com a Mini-Maratona, saindo da Afonso Pena e que tem muitos anos de tradição.
Todas estas atividades que o Sesc realiza são fomentadores de outras atividades. Outras atividades são desenvolvidas, como Festival de Fanfarras, Sesc vai a Escola, Clube da Caminhada, Teatros e muitos outros, uma atuação muito intensa.

EA - O que é o Clube da Caminhada?
Márcio
- Iniciamos o clube da caminhada em 2000 no Belmar Fidalgo, assim outras instituições começaram também a realizar as atividades similares ao clube da caminhada, como monitorar as pessoas, orientar as formas corretas de caminhar, avaliação física, agregando valores a pessoas que realizavam caminhada sem orientação nenhuma, como casos de pessoas que enrolavam plásticos no corpo ou caminhavam de calças, sem noção alguma. Este projeto foi de grande repercussão, que hoje está proliferado pela cidade, principalmente atuando para a terceira idade. Fomentar ações que venham de acordo com as necessidades da sociedade e melhorem sua qualidade de vida.
Começamos no Belmar Fidalgo, para atender a população que utilizava aquele espaço. Porém, depois de nós surgiram novos clubes, de redes de supermercado e farmácias, que viram  nesta atividade um público alvo para eles. Assim, em 2006, transferimos o projeto para o sesc horto, em convênio com a prefeitura. De início, quando vimos que o projeto deu certo, achamos que não havia mais necessidade de dar  prosseguimento, porém, transferimos de local, para oportunizar outra comunidade, que utiliza o Sesc Horto.

EA - E o que foi o Sesc vai a Escola?
Márcio
- De início, nós íamos até a escola, mas agora temos um grande número de atividades sendo desenvolvidas no próprio Sesc, então queremos que a escola venha até nós, desfrutar dessa infra-estrutura. Assim, os associados e população geral podem participar de várias áreas dentro do Sesc, como o caso da Feira do Livro, que vai acontecer na próxima semana. Quando a pessoa vai até o Sesc pra ver uma atividade esportiva, ele vai perceber que temos outras atividades, exemplo de culturais, artísticas e de saúde. É uma instituição bem ampla, abrangendo varias áreas, multi-profissionalmente, atuando com nutricionistas, professores de educação física, pedagogos e outros.

EA - Que atividades estão sendo desenvolvidas atualmente?
Márcio
- Atualmente estamos realizando a Copa Inter-gerações de Futsal, nas categorias de  fraldinha à adulto, com participação média de 70 equipes, todos os dias no Sesc Camilo Boni. No final de semana passada, realizamos a segunda etapa da Corrida Rústica nos Bairros, sendo que a próxima etapa está programada para julho. Além disso, estamos concluindo a programação para a Copa do Mundo, que visa oferecer um espaço amplo e sadio para pessoas que queiram assistir os jogos nas sedes do Sesc.

EA - Qual a importância do esporte na vida do cidadão?
Márcio
- O esporte ajuda a formar verdadeiros cidadãos. Ele inicia da base desde criança, pois as pessoas que se infiltram no esporte são pessoas que tem conduta diferente. O esporte trabalha essa questão da integração, da socialização, do lúdico; ele é importante na formação do caráter, da personalidade, de saber ganhar e perder, sabercompartilhar. Trabalha também a questão da melhoria de estado físico e consequentemente, mental. O esporte têm que fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, principalmente iniciando na infância. As pessoas que começam a praticar esportes na infância, serão adultos que praticam esportes e um idoso mais sadio.

EA - E qual a importância do profissional de educação física?
Márcio
- O profissional de educação física tem uma responsabilidade muito grande junto à sociedade, pois trabalhamos com vidas, com o ser humano. A educação física é uma área  onde você tem que saber o que esta fazendo, e com responsabilidade.
Acima de  tudo, somos educadores e precisamos entender o ser humano na essência. Então temos que começar na base, de baixo. Acho importante que o profissional trabalhe inicialmente na rede municipal e estadual de ensino, pois ali você vai enxergar a realizade e será obrigado a usar seus dotes. O professor tem material deficiente, por isso tem que usar toda sua criatividade; tem também espaços alternativos e tem que fazer com que a atividade aconteça e dê certo. o professor se torna um elo de ligação muito forte na educação da criança, pois o aluno vê o professor como referencial.
As pessoas têm que valorizar esta profissão. Existiu uma imagem de que o professor de educação física era o cara que não queria estudar. Hoje a situação é diferente, pois a importãncia do profissional é mais reconhecida, como por exemplo, algumas áreas reconhecem a importância da educação física nos tratamentos multi-disciplinares(médica, nutricão, fisioterapia). Além da educação, a saúde também precisa da educação física.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS