Bate-Bola | Pedro Nogueira/Da Redação | 29/04/2013 11h36

Bate-bola: Leila Machado

Compartilhe:
Leila acredita que o FAE pode fazer com que os atletas parem de sair do estado para treinar. Leila acredita que o FAE pode fazer com que os atletas parem de sair do estado para treinar. (Foto: Acervo Pessoal)

Leila Machado

Leila já tinha experiência antes de assumir seu cargo. Trabalhou como estagiária na Fundesporte e ajudou a fundar a Funesp. Após anos de trabalho, foi convidada pelo prefeito Alcides Bernal para assumir a presidência da pasta e aceitou.

Esporte Ágil - Quando e como surgiu seu interesse pelo esporte? Chegou a praticar alguma modalidade?

Leila Machado - Ainda criança. Aos 11 anos iniciei a prática esportiva, participando da escolinha de vôlei e atletismo, quando aluna da EE Joaquim Murtinho. Devo meu amor ao esporte a professora Cândida, com ela desenvolvi esse relacionamento, seguindo então para a natação e handebol.

EA - Quando apareceu seu interesse em ajudar o esporte, em participar politicamente do esporte?

LM - Em 1997. Acadêmica em Educação Física, já era formada em Economia, me tornei militante da causa da regulamentação da profissão do educador físico, que acontecia neste momento, despertando assim essa minha vertente política, primeiramente em prol do segmento. Tomei gosto. Em 1998 fui para a Fundesporte como estagiária, daí passei ao movimento para a montagem do Conselho de Educação Física já no ano de 2000, no qual desempenhei posteriormente, o cargo de diretora executiva. Tempos depois, como educadora física, fui para a então FUNCESP, na divisão de esporte, tendo a oportunidade de participar da criação e implantação da Fundação Municipal de Esporte, já no ano de 2005. 

EA - Qual foi sua reação quando cogitaram seu nome na presidência da Funesp quando soube que assumiria o cargo?

LM  - Surpresa e satisfação. Um encontro pessoal com a consciência de estar à frente de uma missão. Trabalhei na campanha do prefeito Alcides Bernal, o que me oportunizou a conhecê-lo melhor, suas idéias e sua obstinação em querer ofertar o melhor para a população campo-grandense, no que tange à condição de atenção à pessoa e, ao lado desse momento que me fez vislumbrar o tanto que o esporte teria a contribuir para essa realidade. Já eleito, o prefeito me fez o convite. A certeza veio em janeiro do corrente ano.

EA - Quais são os principais planos da Funesp para 2013?

LM - Elaboramos junto à nossa equipe técnica, de planejamento, de projetos especiais, de comunicação. Um Plano de Ação que contém tudo o que pensamos e queremos para Campo Grande. Desejo que minha cidade de coração respire esporte para uma melhor qualidade de vida, para uma maior expectativa de vida. Parques e praças tomados pela população praticando, desenvolvendo esporte e lazer. Esse Plano foi lançado no inicio de nossa administração, em um dia especial com a comunidade, com as autoridades e representações da sociedade civil, no Parque Ayrton Senna.

Em resumo, com as ações planejadas para o decorrer de 2013,  queremos projetar Campo Grande como referência municipal, estadual, nacional e internacional, na criação, inovação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do esporte e lazer. 

EA - Muitos atletas sul-mato-grossenses abandonam o estado por falta de apoio e vão competir em outros estados, como fazer para evitar isso?

LM - Através do Fundo de Apoio ao Esporte - FAE -, um incentivo municipal aos atletas, federações, clubes de Campo Grande,  que vem ranqueando, desenvolvendo plenamente talentos com excelência de resultados em competições nacionais e internacionais. 

EA - Há alguma prioridade no seu mandato? Dar atenção especial para alguma parte específica?

LM - Sim. O aspecto Social do esporte como ferramenta de inclusão social e de construção de cidadania.

EA - Como pretende modificar o esporte na presidência da Funesp?

LM - Promovendo a mudança de comportamento da sociedade campo-grandense, utilizando o esporte e o lazer como instrumento de melhoria da qualidade de vida, no resgate da autoestima e da integração social.

EA - Qual seu sonho para o esporte sul-mato-grossense?

LM - Com apoio e capacitação obter resultados que enobreçam e divulguem a nossa capacidade a nível nacional e internacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS