Bate-Bola | Com UOL | 31/07/2008 16h20

Bate-bola: Jean Raphael Vanderlei Moreira

Compartilhe:

Jean

O olhar desconfiado do começo logo deu espaço ao que ele quer mostrar em campo: confiança. Passado um pouco mais de um mês de seu retorno ao São Paulo, o volante Jean já conseguiu estrear como titular do time. Começou a partida contra a Portuguesa no último domingo, vencida por 3 a 1 no Morumbi. Mas ele ainda quer mais, já sabe o caminho a seguir e o exemplo para isso.

Apontado por comissão técnica e cartolas como sucessor de Hernanes, o jogador quer acompanhar exatamente o caminho trilhado pelo camisa 15, apontado como um dos principais jogadores do futebol brasileiro na atualidade. "Muita coisa que está acontecendo na minha vida é igual à dele", logo explica.

Problema com a comparação? De jeito nenhum. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Jean mostra a que veio: quer crescer no São Paulo e despontar para o futebol como seu companheiro e amigo pessoal fez. Além da idade e da geração nas categorias de base, as semelhanças entre os dois não param por aí.

Nascido em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, veio para São Paulo para fazer testes no clube do Morumbi. Passou pelo primeiro crivo e ficou cinco meses em um período de adaptação. Nova aprovação. Jogou duas Copas São Paulo de Juniores e subiu para o profissional em 2005.

Então começam as semelhanças com Hernanes. Foi emprestado para alguns clubes do interior de São Paulo e este ano, jogou pelo Penafiel, na segunda divisão do futebol português. Dificuldades? "Foi praticamente uma lua de mel. Casei em dezembro e fui pra lá em janeiro, com minha mulher. Fui mais tranqüilo para trabalhar."

Irrequieto durante a entrevista, não conseguia ficar parado na cadeira. Mas muito firme em suas convicções. Com sua mulher grávida de três meses, ele quer crescer pessoal e profissionalmente. "Daqui para frente, tenho de fazer algo a mais, provando minha capacidade dia a dia."

Como foi essa fase sendo emprestado para outros clubes?
Jean - Foi uma época muito boa, pois ganhei muita experiência, um amadurecimento dentro e fora de campo. Tudo isso ajudou o meu crescimento, tanto mental como profissional.

E como aconteceu sua volta para o São Paulo?
Voltei em junho, fiz dois treinos jogando pelos juniores contra o time principal, em duas semanas diferentes. Na segunda vez, o Muricy me chamou para conversar e falou para eu ficar aqui trabalhando. Acabou o treino e mesmo antes de sair de campo, ele e o Milton [Cruz, assistente técnico] me perguntaram se era casado, onde estava morando, e falaram: \\\\\\\\\\\\\\\'a partir de amanhã você vem e fica treinando aqui\\\\\\\\\\\\\\\'.

Você tinha esperança de continuar no time quando fez esses treinos?
Na minha cabeça, 90% achava que não ia ficar, mas 10% ainda tinha aquela idéia: \\\\\\\\\\\\\\\'eles estão olhando, alguma coisa devem estar vendo e podem estar gostando\\\\\\\\\\\\\\\'.Vi mais uma oportunidade, então me dediquei ao máximo. Ainda bem que consegui voltar ao profissional do São Paulo.

Cartolas, comissão técnica e o próprio Hernanes te apontaram como sucessor dele. Como você vê isso?
É muito legal, principalmente vindo do Hernanes, que é um grande jogador agora, vem se destacando e está até na seleção. Dos diretores é importante também, mostrando que tem confiança em um atleta. Me sinto cada dia mais alegre com isso e procuro dar continuidade a esse trabalho, para que ele não fique apenas nas palavras dos outros. Meu trabalho tem de ser provado a cada dia, a cada jogo, como todos os outros jogadores.

Você vê algum problema com essa comparação com o Hernanes?
Não tenho problema algum, até porque acho que está sendo igual, tudo que está acontecendo na minha vida aconteceu com ele, até fora de campo, como casamento, filho. Tem sido tudo conforme o caminho que o Hernanes andou. Espero um dia chegar a ser um destaque como ele é.

E o trabalho com o Muricy?
Primeiro ele conversou comigo no jogo contra o Inter. Falou para eu entrar, fazer o simples, não errar passes. Então coloquei isso na minha cabeça para pegar confiança. Depois da Portuguesa, já passou aquela coisa da estréia como titular, então acho que daqui para frente tenho de fazer algo a mais, senão fica na mesmice.

Como você avaliou sua estréia como titular?
Dentro do que o Muricy pediu, acho que pude fazer um bom trabalho. Não fui um destaque do time, o craque da partida e não fiz gol, mas minha parte tenho consciência que fiz. Aos poucos vou me soltando. Acho que com o tempo vou pegando confiança, arriscando mais, conduzindo mais a bola, tentando [chutar] mais de fora da área. Aos poucos vou fazendo esse algo a mais.

Você concorda com o trabalho do Muricy com os jogadores mais novos?
Eu concordo com tudo. Acho que as coisas têm de ser feitas em partes, tudo tem seu momento. Gosto muito desse jeito que o Muricy faz, de trabalhar a nossa mente. Primeiro ele nos traz para treinar aqui, conhecer o grupo, se entrosar, depois entrar aos poucos para pegar confiança. Acho isso muito bom para o atleta.

Ficha técnica do atleta:

NOME: Jean Raphael Vanderlei Moreira
POSIÇÃO: Meio-campo
ALTURA: 1m70
PESO: 70 kg
DATA NASC: 24/06/1986
LOCAL NASC: Campo Grande
NATURALIDADE: Mato Grosso do Sul
ULTIMO CLUBE: Penafiel - Portugal

Histórico Esportivo
2001 - Operário - MS
2002 - São Paulo Futebol Clube
2005 - São Paulo Futebol Clube - Profissional
2006 - América - SP
2007 - Marília - SP
2008 - Penafiel - Portugal
2008 - São Paulo Futebol Clube

Principais Títulos
2005 - 3º Lugar do Torneio de Belinzona - Suiça

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS