Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 20/07/2007 12h36

Bate-bola: Jairo Ricardes Rodrigues

Compartilhe:
Sensei Jairo será treinador da seleção brasileira pela segunda vez. Sensei Jairo será treinador da seleção brasileira pela segunda vez. (Foto: Esporte Ágil/Osvaldo Sato)

Jairo R. Rodrigues

O termo japonês "sensei" pode ser traduzido como "professor" para o idioma português. Ex-atleta da seleção brasileira, Jairo Ricardes Rodrigues é certamente um verdadeiro sensei. Há 15 anos, ele treina judocas desde a iniciação na modalidade até o alto rendimento, acompanhando o desenvolvimento dos atletas e alcançando os objetivos almejados. "Jairão" como é conhecido, já ganhou todos os principais prêmios como melhor técnico no Estado, já defendeu a seleção brasileira como atleta e como treinador, quando foi campeão sul-americano com a equipe juvenil em 2005 e, atualmente, foi convocado para ser o treinador da equipe brasileira na Universíade 2007 (Jogos Mundiais Universitários), que será realizada em agosto, na cidade de Bangkok, capital da Tailândia.

Sensei Jairo é também professor universitário e presidente da Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso do Sul (Fuems). Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre a Universíade e a importância do desporto universitário no Estado.

Esporte Ágil - O que é a Universíade?
Jairo Ricardes Rodrigues -
É uma espécie de Jogos Olímpicos com atletas universitários, que acontecem de 4 em 4 anos, sempre no ano anterior às Olimpíadas. Neste ano, acontece de 8 a 18 de agosto, em Bangkok, Tailândia. Atletas de todo o mundo participam, mas ela ainda é pouco divulgada no Brasil.

Esporte Ágil - Qual a importância do desporto universitário?
Jairo Ricardes Rodrigues -
O que precisa ser compreendido é que o desenvolvimento do desporto passa pelo nível universitário. No Brasil, o atleta sai do nível escolar e depois, ou passa a treinar em um clube, ou pára de treinar. No exterior, quando o atleta sai do nível escolar, vai para o nível universitário, onde ele é trabalhado para o alto rendimento.
No Brasil, o desporto de alto rendimento é o dos clubes, mas este não abrange todos os atletas; na universidade poderia abranger todos os atletas, mas temos ainda uma lacuna em nossa educação, pois uma parcela muito pequena de pessoas ingressa no ensino superior.

Esporte Ágil - Como foi a realização dos Jogos Abertos Universitários em Mato Grosso do Sul (seletiva para os JUBs)?
Jairo Ricardes Rodrigues -
Realizamos os Jogos Abertos Universitários, com o apoio da Funesp, esta foi uma seletiva estadual para as Olimpíadas Universitárias - JUBs 2007, que aconteceu em Santa Catarina. Realizamos esta seletiva pelo terceiro ano consecutivo, mas por esta competição ser uma seletiva estadual, estamos trabalhando para que ela seja absorvida pela Fundesporte, órgão responsável pelo desporto em nível estadual. Caso estes Jogos sejam realizados com apoio da Fundesporte, teríamos uma melhoria em sua qualidade. Mas enfim,  "a roda já começou a girar" e o desporto universitário já começa a atrair a atenção. Neste ano, quando estava em Santa Catarina, recebi ligações de instituições do interior interessadas no evento, pela repercussão que ele teve no cenário nacional.

Esporte Ágil - Quais os desafios e dificuldades do desporto universitário no Estado?
Jairo Ricardes Rodrigues -
Precisamos de mais investimentos no desporto universitário. O que a UCDB faz é um primeiro passo, mas ainda é pouco. Este pouco é o suficiente para que ela domine o cenário estadual. Se as outras instituições privadas e públicas investissem mais também, fomentaria o desporto universitário ainda mais. Este movimento do desporto universitário é pequeno ainda, perto do potencial que possui.
Outro ponto importante é que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul comece a se movimentar; é preciso que alguém se disponha a reivindicar que o recurso seja incluído no Orçamento da Universidade, falando com o reitor, buscando soluções para que a UFMS tenha equipes fortes na disputa dos Jogos. Todas as Universidades Federais do país participam das Olimpíadas Universitárias. Por exemplo, a UFMS tem 8 judocas que eu treinei, com nível nacional, que não participaram dos Jogos. Alguma coisa está errada, pois alguns nem ficaram sabendo direito das seletivas e são atletas de ponta. Se a universidade conseguir colocar no seu Orçamento uma verba para o desporto universitário, as equipes da UFMS certamente seriam fortes e obrigariam as outras instituições a investirem ainda mais. A UFMS tem estrutura, falta alguém para comprar essa briga. Em 1988, quando entrei na UFMS como acadêmico, participei dos JUBs por vários anos com recursos da instituição. Nós corríamos atrás, reivindicávamos, mas em contra-partida, representávamos a UFMS e o Estado.

Esporte Ágil - Quais os planos para o futuro?
Jairo Ricardes Rodrigues -
Vou "dar um tempo" no treinamento do esporte de alto rendimento. Fui técnico da seleção brasileira juvenil em 2005, campeão sul-americano com essa equipe, e agora fui escolhido para ser o técnico da seleção na Universíade, mas depois desta competição, vou ficar um tempo longe do desporto de alto rendimento, para focar-me no Mestrado em Ciências da Saúde, que irei iniciar na Universidade de Brasília (UNB). Continuarei treinando os atletas de nível escolar, mas deixarei o esporte de alto rendimento, que me trouxe muitas felicidades, não traz retorno financeiro, mas não me arrependo. Passei muitas férias treinando atletas, tirei dinheiro do meu bolso para viagens de trabalho, um investimento pessoal de 15 anos, de muito sacrifício e também de felicidades e orgulho. Fui premiado quatro vezes como melhor técnico do Estado (pela Fundesporte), premiado também com o Jacaré de Prata, um prêmio que não é mais realizado e também venci o Prêmio Esporte MS. Treinar atletas desde a iniciação até o alto rendimento trouxe grandes alegrias e amizades, mas agora vou dedicar-me mais ao mestrado, que vai durar dois anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS