Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Da redação | 03/08/2009 17h36

Bate-bola: Gilmar Amorim

Compartilhe:
Diretor promete novos projetos para Nova Andradina em agosto. Diretor promete novos projetos para Nova Andradina em agosto. (Foto: Foto: Vitor Yoshihara/Esporte Ágil)

Gilmar Amorim

Baiano de nascimento, mas nova-andradinense de criação, Gilmar Amorim completou em 2009 dez anos à frente da Coordenadoria de Esporte e Lazer, setor ligado à Secretaria de Educação de Nova Andradina. Aos 46 anos de idade, o diretor de esportes se diz refém do orçamento repassado, e garante que essa é uma das principais dificuldades dos municípios do interior do Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Existe alguma dificuldade em se fazer esporte no interior?
Gilmar Amorim -
Sim, existe. Cada município tem seus vínculos com a prefeitura. E Nova Andradina tem dificuldades, graças aos orçamentos do município. Acho que no interior são apenas algumas cidades que tocam o esporte 100%. Alguns tem secretarias e outros não tem, o que é o nosso caso, que somos vinculados à Secretaria de Educação.

Esporte Ágil - Qual é o repasse que a prefeitura dá para a secretaria?
Gilmar Amorim -
Não tenho acesso a essa parte, é uma resposta que apenas o secretario de educação poderia te dar. Mas aquilo que abrange a parte de esporte a secretaria de educação vem nos dando respaldo para que possamos fazer nossos eventos.

Esporte Ágil - Quais são os projetos desse ano?
Gilmar Amorim -
Temos em andamento alguns. Tivemos recentemente os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo Estadual. Terminamos hoje a Taça Nova Andradina de Futsal. Temos o projeto do Campeonato Municipal, e em seguida outra competição de futsal. Mas até o final do ano a intenção é ter mais torneios.

Esporte Ágil - Como você avalia o atual momento do esporte de Nova Andradina?
Gilmar Amorim -
Estamos trabalhando conforme determinações que vem lá de cima. Não podemos extrapolar no meio dessa crise que está tendo em nosso País, as dificuldades que cada prefeito está tendo em administrar os municípios, e em razão disso temos que ser coerentes nas realizações de eventos.

Esporte Ágil - Que estrutura esportiva Nova Andradina possui?
Gilmar Amorim -
Além do ginásio municipal, temos nosso estádio novo que foi construído. Hoje contamos com um espaço para podermos realizar torneios de futebol de campo e futebol suíço. Então nós não temos mais apenas o ginásio, além de termos outros campos na periferia que podemos usar.

Esporte Ágil - Vocês trabalham com algum projeto envolvendo crianças na cidade?
Gilmar Amorim -
Estamos com alguns projetos em mente. No momento estamos impedidos de reestruturação de projetos. Mas já temos alguns em mente e a partir de agosto estaremos colocando em prática para entender a juventude de Nova Andradina.

Esporte Ágil - Em que modalidades o município se destaca estadualmente?
Gilmar Amorim -
Estamos com a questão do futebol, que foi a equipe principal do Cena. Tivemos recentemente as equipes de basquete que estão nos representando bem tanto nos Jogos Escolares de MS e na Liga Pró Basquetebol.

Esporte Ágil - Você acha que o apoio que o Governo dá para Nova Andradina é suficiente?
Gilmar Amorim -
O Governo Municipal, naquilo que é possível, tem dado o respaldo para que nós participemos das competições.

Esporte Ágil - Nova Andradina tem bastante tradição no futsal nas décadas passadas. O que falta para a cidade voltar a se destacar?
Gilmar Amorim -
Recentemente estivemos participando da Copa Morena. Acho que cada município tem seu tempo de destaque no esporte. Infelizmente nós estamos tentando reestruturar a questão do futsal para que nós pudermos representar bem a cidade nas competições. A questão financeira envolve muita coisa. A lei de responsabilidade fiscal pesa na questão de transporte. Hoje temos que terceirizar para que nossas equipes possam participar de competições fora. E esses terceirizados são caros. Só com o orçamento do município para visarmos eventos estaduais.

Esporte Ágil - Como é o apoio privado ao esporte?
Gilmar Amorim -
As indústrias e o comércio são bem acolhedores nessa questão de ajuda. Temos várias equipes daqui que são patrocinadas. As entidades tem ajudado e colaborado para o esporte de Nova Andradina.

Esporte Ágil - E como foi a temporada do Cena (Clube Esportivo de Nova Andradina)?
Gilmar Amorim -
Este ano ficamos em 6º. No ano que vem vamos tentar viabilizar a participação da equipe novamente, centrados no apoio para que o time profissional possa participar mais uma vez do Estadual.

Esporte Ágil - Por que você acha que o interior vem se destacando mais no futebol estadual?
Gilmar Amorim -
A questão do esporte profissional está sendo usada pelos municípios para se destacarem. Nova Andradina se destacou bastante também. A equipe foi bem, mas infelizmente por resultados ruins dentro de casa não conseguimos alcançar o objetivo. Cada município tem sua questão financeira. Aqui temos algumas parcerias que foram bem sucedidas, como a prefeitura e a câmara, mas não foram suficientes para a equipe chegar nas finais da competição. Mas fizemos um bom trabalho. Só temos que elogiar essa participação, e esperamos voltar ano que vem mais estruturados para conseguirmos bons frutos, quem sabe sermos campeões mais uma vez.

Esporte Ágil - O que falta para o Cena repetir a campanha de 1992, na qual foi campeão?
Gilmar Amorim -
A campanha de 92 foi um ano que o município investiu bastante na equipe. Naquele ano não existia a lei de responsabilidade fiscal. Não podemos transitar com ônibus escolares com atletas profissionais, por exemplo. Não podemos mais trabalhar dessa forma. Acho que o esporte profissional exige muita coisa. A parte financeira é essencial para que as equipes possam estar bem estruturadas. Você pode ver que Ivinhema e Naviraiense tem se destacado porque a estrutura deles é diferenciada. Nova Andradina tem feito, mas não suficiente para conquistarmos um título.

Esporte Ágil - E que estrutura seria essa?
Gilmar Amorim -
Tire por exemplo as equipes da Capital. Elas não se estruturaram, enquanto as equipes do interior estão estruturadas. Prefeitos tem ajudado, alguns deputados e empresas dos municípios tem colaborado. Acho que Campo Grande deveria ter a mesma coisa.

Esporte Ágil - O que mudou nesses 10 anos que você está na coordenaria de esporte?
Gilmar Amorim -
Algumas mudanças teve. Temos feito atividades esportivas durante todos os anos para que agradem a população. Tentamos ter a disponibilidade de recursos para ajudar as equipes. O que a gente tem feito é para que sempre melhore a parte esportiva de Nova Andradina. Temos propostas para serem criadas a Liga de Futebol. Estamos trabalhando para legalizar ela junto a Federação de Futebol de MS, porque hoje você não tendo as coisas legalizadas você não consegue nada. Tentaremos ainda abranger o vôlei, basquete e outras modalidades. Em agosto, com a nova diretoria, iremos colocar em prática.

Esporte Ágil - E o esporte escolar?
Gilmar Amorim -
Nós fazemos apenas os Jogos Escolares. Em agosto teremos a fase municipal que classifica as equipes que representarão o município na fase estadual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS