Bate-Bola | Osvaldo Sato / Da Redação | 29/03/2007 12h42

Bate-bola: Ervê Demétrio Calhao Silva

Compartilhe:
Ervê Demétrio no escritório da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul Ervê Demétrio no escritório da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (Foto: Esporte Ágil / Osvaldo Sato)

Ervê Demétrio Silva

O recém reeleito presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, Ervê Demétrio Calhao Silva, tem sua vida dedicada ao atletismo. Começou cedo, como atleta, obtendo inúmeros títulos na prova do lançamento de dardo. Tornou-se técnico, dirigente, professor de faculdade e presidente da Federação, sempre envolvido com esta modalidade.

Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre sua história no atletismo, os principais desafios à frente da Federação e sobre este trabalho, que, em suas palavras, é feito "por amor, pelo coração".

Esporte Ágil - Conte-nos um pouco de sua história no atletismo.
Ervê Demétrio Calhao Silva -
Comecei como atleta, quando ainda era criança. Fui campeão no lançamento de dardo nos estados por onde passei. Nasci em Cuiabá, fui para Brasília e fui campeão do Distrito Federal e campeão brasileiro. Voltei para Mato Grosso e o Estado foi desmembrado. Na época, era técnico da Mace, depois fui trabalhar pela Prefeitura, nos projetos sociais, até chegar neste projeto atual, com a Funesp. Sempre trabalhei com atletismo, em vários municípios do Estado. Realizamos cursos, competições, montei o grupo de arbitragem e fui um dos fundadores da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul.
Assumi a Federação e faço este trabalho por amor, pelo coração, porquê não temos nenhum retorno financeiro aqui. Já a Federação, em si, começou a receber apoio da Caixa, para pagamento de nosso aluguel e despesas básicas, pois a CBAt e a Caixa querem que a Federação tenha uma sede para receber as pessoas. Temos também um ajuda de dois mil reais para participar dos campeonatos nacionais (Brasileiro de Menores, Juvenil, Sub-23 e Adulto), apenas para transporte e temos que apresentar as notas fiscais. Caso não seja gasto o valor total, a sobra é devolvida para a Caixa. Assim, nossa situação melhorou bastante. Ano passado, levamos atletas para Fortaleza, Rio Grande do Sul e Goiás, com essa ajuda da CBAt e Caixa.
Entrei cedo no atletismo, primeiro como atleta, depois técnico, dirigente, professor de faculdade e presidente de da Federação. Hoje, sou um dos poucos brasileiros especializado em atletismo, pós-graduado especificamente em atletismo.

Esporte Ágil - Quais seus principais desafios como presidente da Federação?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
O principal desafio ainda é correr atrás de recursos para que nossos atletas possam participar de campeonatos de nível nacional e para realizarmos nossos campeonatos estaduais. Sempre tivemos uma pequena ajuda, mas essencial, da parte da Funesp (Fundação Municipal do Esporte) e da Fundesporte. Não é suficiente, mas são inúmeras as federações que eles têm que ajudar; sem essa ajuda, não conseguiríamos tocar nosso barco. Nossa principal preocupação então hoje é correr atrás de patrocinadores.

Esporte Ágil - Qual o calendário para 2007?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
A Federação é responsável direta por cinco campeonatos: os Estaduais Mirim/Pré-juvenil, Menores, Juvenil, Adulto e Sub-23. Nestes campeonatos, a Federação tem que ter o dinheiro para tudo: arbitragem, premiação, som, alimentação e todos os outros gastos. Neste ano, realizaremos também o Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo, sendo que receberemos apoio da Prefeitura para realizar este grande evento. Além disso, temos os Jogos Escolares das redes municipal e estadual, onde a Federação promove as competições, cobrando uma taxa para pagarmos a arbitragem e, a sobra, fica para a Federação utilizar nas viagens de nossos atletas para as competições nacionais.

Esporte Ágil - Quais os locais para prática de atletismo de pista em Campo Grande?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
A única pista oficial com condições para competições é a do Estádio Morenão. Existe o Colégio Militar, que é muito boa pra iniciação e ali existe a prática do atletismo. O Grêmio Enersul está sendo revitalizado para o atletismo, apesar de estarmos trabalhando nela a mais de um ano. Iremos trabalhar também na Vila Olímpica do Comercial. Então, temos pólos de treinamento no Enersul, no colégio Kame Adania, na Vila Nasser, na Escola Licurgo Bastos e na Vila Olímpica, que inicia em abril, no máximo. Todos estes pólos funcionam em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, que tem interesse em expandir as escolinhas de atletismo. Onde houver as mínimas condições de trabalho, a Funesp, juntamente com a Fams, está buscando implantar escolinhas de iniciação de atletismo.

Esporte Ágil - Quais são os atrativos do atletismo?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
O atletismo é uma modalidade que pode ser praticada apenas com um shortzinho e uma camiseta e, às vezes, até descalço. Assim, qualquer criança pode treinar e participar. Realizamos também competições entre os pólos, dando uma premiação básica, para motivar as crianças.
Qualquer escolinha que abrimos, em média aparecem, logo no início, cem atletas. E nestes atletas, existem diversos tipos de crianças. Buscamos trabalhar de forma que todos sintam-se importantes. O atleta percebe que, se não é bom no arremesso de peso, pode ser bom no salto em distância, ou na corrida; assim, ela percebe que um sempre pode ser melhor que o outro, pelo menos em algum aspecto.
O atletismo é um esporte democrático e de base. Se a escola trabalhar nos primeiros da escola com atletismo, quando elas tiverem 14, 15 anos, saberão correr direito, saltar corretamente... mas o que seria correr direito? Se você for a uma quadra de futsal ou vôlei, percebe que os atletas dão tiros de velocidade apoiando primeiro o calcanhar no chão e, nesses tiros, você nem pode colocar o calcanhar no chão, e isso você aprende no atletismo. Já para saltar, é preciso aplicar força no calcanhar, depois planta, depois ponta dos pés. O atletismo é este trabalho de base, onde a criança aprende a ter destreza, velocidade, todos os fundamentos básicos para outras modalidades esportivas.

Esporte Ágil - Quais os critérios adotados pelo COB para selecionar árbitros para o Pan Rio 2007?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
O Comitê Olímpico Brasileiro e a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) lançou o curso de arbitragem em todo o Brasil. Tivemos três cursos em Mato Grosso do Sul e disseram que todos os árbitros que tirassem notas 10 estariam pré-convocados para o Pan. Tivemos sete árbitros "nota 10", mas apenas dois estavam atuando. Agda Joice, de Dourados e Sidney Brasil, de Fátima do Sul, foram convocados. Alem desses, o outro critério foi através da relação de todos os árbitros brasileiros, enviada pelo CBAt para o COB, onde eles convocaram; de Campo Grande, foi convocada a Valéria Cristina Calhao, minha esposa, e por esse motivo pode parecer que foi convocada por ser esposa do presidente. Mas ela atua há 20 anos com árbitra no Estado, arbitra de ponta, nível 1 da IAAF. O critério que o COB usou para convocar foi primeiro, os árbitros "nota 10", depois, os antigos. Ainda assim, poderão dizer: "Poxa, tenho 20 anos de arbitragem e chamaram apenas os árbitros 'nota 10', mas quando realizaram os cursos de arbitro, não foi colocado que os antigos teriam que fazer este curso básico". Se soubessem que dali sairiam árbitros para o Pan, eles fariam também, e tirariam "nota 10", pois são árbitros de níveis B, A, 1 internacional, 2 internacional. Eles participaram do curso, mas não fizeram a prova. A CBAt não tem como impor os árbitros em Jogos como o Pan; o COB faz isso, escolhendo os árbitros e enviando para a CBAt apenas avalizar. Dessa forma, foi realizada a seleção de árbitros. Quem sabe, até julho, pode aparecer mais algumas vagas; torço para que estas apareçam!

Esporte Ágil - Os gastos com o Pan já superaram 684% do valor previsto. Qual sua opinião sobre isso? O Pan Rio 2007 pode estar tomando uma dimensão monstruosa?
Ervê Demétrio Calhao Silva -
Se está tomando uma dimensão monstruosa, eu não sei, não posso afirmar para você. Penso que se vou fazer uma competição no estado e previ gastado 35, estou dentro de uma margem de erro/acerto. Caso tenha previsto 30 e gastei 60, isso não pode existir. O legado que vai ficar para o Rio é muito bom, mas precisa de manutenção. Já cogitaram até destruir o Célio de Barros (praça esportiva onde está uma das melhores pistas de atletismo do país) para construir um estacionamento! Dessa forma, parece que estão visando o lucro, dinheiro, não pensando no mínimo em um país que tem poucas praças esportivas como o Célio de Barros. A dimensão em valores envolvidos no Pan é tão grande que não conseguimos imaginar o montante que vai correr antes, durante e depois do evento.

Esporte Ágil - Gostaria que você falasse sobre a iniciativa da Federação em oferecer, no ano passado, alimentação para as crianças que treinam no Grêmio Enersul.
Ervê Demétrio Calhao Silva -
Muitos atletas treinavam de manhã no Grêmio Enersul e alguns voltavam para suas casas, para ir à escola perto de sua casa, mas sabíamos que muitas delas não teriam uma alimentação adequada. Algumas vezes, a comida é pouca ou falta uma "mistura". Outros saíam de suas casas para vir treinar, mas mal alimentados. Levávamos ponkans, laranjas, bananas, mas isso não supera uma boa alimentação. Pensando nisso, com uma idéia da nossa vice-presidente, resolvemos dar a elas uma boa alimentação. Pensamos em marmitex, mas ficaria caro. Então, nossa vice-presidente começou a sacrificar tempo de seu próprio horário de almoço para preparar a refeição para estas crianças, abrindo as portas de sua própria casa para elas (a casa fica próxima ao local onde as crianças treinam). Ela abria as portas de sua casa, para que os atletas se alimentassem e depois fossem para a escola (atletas que treinam de manhã) ou para a pista (atletas que treinavam a tarde). Fizemos isso durante todo o segundo semestre do ano passado, mas se tornou dispendioso, pois cada dia mais atletas iam participar desta refeição. Chegamos a tirar de nossos bolsos para ajudar estes atletas a terem uma boa alimentação. Outra ação foi ajudar no conserto das bicicletas dos atletas que os pais autorizavam ir aos treinos pedalando; consertamos aproximadamente trinta bicicletas. Para este ano de 2007, fui reeleito recentemente, e agora estudaremos as formas com as quais poderemos ajudar estes atletas a continuarem seus treinamentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS