Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 09/08/2010 10h36

Bate-bola: Edervan Gustavo Sprotte

Compartilhe:

Gustavo Sprotte

O paranaense Edervan Gustavo Sprotte é Diretor de Esportes do município de Bandeirantes, cidade ao norte de Campo Grande, e Coordenador Técnico do Projeto "Bom de Nota, Bom de Bola". Ex-jogador, ele começou no Operário e teve passagens ainda por Comercial (Campo Grande), São José e Juventus, ambas equipes de sua cidade.

No Bate-bola, fala um pouco sobre sua vida e conquistas, as atividades desenvolvidas em Bandeirantes e afirma que a falta de investimentos é o principal empecilho para alavancar o esporte local.

Esporte Ágil - Como e quando começou seu envolvimento com os esportes?
Gustavo Sprotte - Comecei no Operário F. C., em 87, na equipe de base. Já em 88 tive uma passagem pela equipe do Esporte Clube Comercial, onde fiquei até o ano de 1995, também nas categorias de base.  Joguei também pelas equipes do São José e Clube Atlético Juventus, ambas de Bandeirantes.

EA - Quais você mais gosta de praticar? Já ganhou títulos como atleta?
GS
- Futebol de campo, com certeza. Fui campeão em 87 Sub-13, pelo Operário F.C, campeão Sub -13 pelo Esporte Clube Comercial em 88 e 89 e campeão Sub-14 também. Ainda pelo Comercial, conquistei títulos nas categorias Sub-15, 16, 17 e Juniores. E ainda na década de 90, pelo Campeonato Amador, fui penta-campeão municipal e tricampeão da Copa Bandeirantes.

EA - Quais as principais atividades desenvolvidas em Bandeirantes?
GS - Atualmente estamos desenvolvendo o Projeto "Bom de Nota, Bom de Bola", com 300 crianças em sete categorias: 93/94, 95/96/97, 98, 99, 2000, 2001 e 2002, e a categoria mamadeira. Entretanto, temos a equipe de futsal que já é destaque em Mato Grosso do Sul, em participações na Copa Morena, Taça Canarinho e Copa Norte de Futsal. Porém, nosso objetivo é desenvolver outras modalidades, como atletismo, vôlei, basquete, tênis de mesa e handebol.

EA  - Quais modalidades se destacam?
GS - O Futsal já é destaque em Mato Grosso do Sul, com participações na Copa Morena, Taça Canarinho e Copa Norte de Futsal. O projeto "Bom de Nota, Bom de Bola" está apenas com um ano e meio em andamento, e já conquistamos um titulo Intermunicipal e dois terceiros lugar em competições nacionais, nas categorias 93 e 95, Na cidade de Rancharia (SP), a 1ª Copa Ecoturístico e na cidade de Ipaussu e Ourinhos (SP), na 1ª Copa Tronic Red Bull. É importante ressaltar que cada garoto recebe um kit de material esportivo gratuitamente, um par de chuteiras, meião, calção, e camiseta.

EA - Que avaliação você faz do primeiro semestre na cidade? O que esperar para o resto deste ano?
GS - Ótimo. A realização da 1ª Copa Rural de Futebol Suíço, Copa Bandeirantes de Futsal principal e máster,  categorias de base, Copa Banderiantes de futebol de campo, Lazer Cidadão,  5ª Copa de Futebol Suíço do "Angico", participação na Copa Morena 2010, Copa Assomassul, participação na 1ª Copa Ecoturistico na cidade de Rancharia, 1ª Copa Tronic Red Bull. Torneio Intermunicipal em Jaraguari, e 1° Torneio de Malha na cidade de Bandeirantes. E ainda a realização do Curso do Laço Comprido na Acriban de Bandeirantes. Todavia, reafirmo que a avaliação é positiva, uma vez que cinco garotos do projeto foram destaques nas competições nacionais, e alguns já se encontram alojados em clubes pelo Brasil. Esperamos para o segundo semestre a realização de Jogos Escolares, Campeonato Municipal de Futsal, Campeonato de Futebol de Campo, Etapa de vôlei de areia do Circuito Estadual, 2ª etapa do Lazer Cidadão, Corrida da Independência, ciclismo e a copa do "Portal do Norte" de futsal.

EA - Quais os principais desafios para fazer esporte aí na cidade?
GS - Acredito que não só em Banderiantes, mas no estado com um todo, a falta de investimentos dificultando a projeção de nossos talentos ao esporte nacional.

EA - As entidades públicas apóiam o esporte em Bandeirantes? E as empresas privadas? O que poderia melhorar?
GS - Na medida do possível, estamos recebendo apoio dos órgãos públicos e privados de nossa cidade, além é claro, do apoio dos pais dos atletas. Ainda contamos com o apoio irrestrito do Conselho da Comunidade.

EA - A infra-estrutura da cidade atende a demanda? Como ela é?
GS
- Não. Apesar de não dispormos de infra-estrutura adequada, estamos desenvolvendo um bom trabalho. Atualmente temos um campo de futebol oficial, uma quadra poliesportiva e quadra de esportes escolares, além de uma cancha de malha para a prática do esporte.

EA - Qual a verba anual que a secretaria de esportes recebe? Ela é suficiente?
GS - Não há uma secretaria de esporte, e sim uma Diretoria de esporte ligada ao Gabinete do Prefeito. Porém, não é suficiente para atender a demanda, uma vez que somente este ano foram gastos mais de cinqüenta mil reais na estruturação do projeto e realização de competições. Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, temos buscado alternativas para dar continuidade ao trabalho, que tem o apoio do Prefeito, vereadores, Conselho da Comunidade, empresários locais e comerciantes, além dos pais das crianças inseridas no projeto.

EA- Alguma coisa que gostaria de deixar registrado?
GS - Primeiramente, quero agradecer a Deus por me propiciar momentos agradáveis e estar fazendo aquilo que gosto. Para mim, fazer parte desse projeto é realizar um sonho pessoal, o carinho e a alegria dessas crianças não há preço que pague a alegria que sinto. O sonho principal e torná-los futuros craques de bola, mas acima de tudo formar cidadãos conscientes e preparados para uma convivência em sociedade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS