Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 04/06/2008 13h26

Bate-bola: Cícero Muniz de Souza

Compartilhe:
Cícero Muniz de Souza é presidente da FKMS, entidade com 27 anos de história. Cícero Muniz de Souza é presidente da FKMS, entidade com 27 anos de história. (Foto: Osvaldo Sato/Esporte Ágil)

Cícero Muniz

O presidente da Federação de Karatê Oficial de Mato Grosso do Sul, Cícero Muniz de Souza, 56 anos, concedeu entrevista ao Esporte Ágil sobre o karatê oficial no Estado. Paranaense de Maringá, veio muito novo para Campo Grande, onde conheceu a modalidade e nunca mais parou de treinar e ensinar esta arte marcial, originária da ilha de Okinawa (Japão).

Atualmente, ele é um dos três professores de karatê graduados com a faixa-preta de quinto dan no Estado, reconhecida pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e WKF (world Karatê Federation). Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre sua história no karatê e sobre a história e atualidade da FKMS.

Esporte Ágil - Como o senhor conheceu o karatê?
Cícero Muniz de Souza -
Quando eu comecei a praticar o karatê em Campo Grande, tinha 16 anos, a prática era bem amadora ainda, treinávamos algumas pessoas juntos. Em 1972, começamos a treinar com um professor chamado Sawano, treinador de uma modalidade de karatê que não pratico mais. Depois de lá, nunca mais parei, peguei gosto pelo karatê.

Esporte Ágil - Qual sua graduação? A Confederação possui um registro de faixas-pretas de karatê?
Cícero Muniz de Souza -
Existe um registrou nacional e internacional. Eu sou faixa preta de quinto dan, aqui em MS existem três quinto dan: eu, o professor Antonio Moura (diretor técnico da FKMS), e o professor Hélio Arakaki (1º vice-presidente da FKMS).

Esporte Ágil - Como você vê a evolução do karatê em MS?
Cícero Muniz de Souza -
Existem diversas federações de karatê no Brasil. Nossa federação cresceu muito em razão da CBK, que é muito organizada, com 26 federações no País, filiada a WKF (World Karatê Federation), entidade que trabalha no karatê mundial, organizado e filiando, a organização nacional é a CBK, reconhecida pelo MEC, portaria 551/87, o que é muito importante, pois as escolas podem introduzir essa modalidade, pois nossos professores são, em sua maioria, profissionais de educação física, estando também vinculados ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Esporte Ágil - Como podemos relacionar o karatê com a educação?
Cícero Muniz de Souza -
A Federação de Karatê Oficial de MS visa a integridade física do atleta, principalmente a criança, pois trabalhamos os aspectos lúdicos do esporte, preparando a criança com um treinamento recreativo, para só depois começar com aspectos competitivos. Todas nossas competições têm proteção, pois é obrigado por lei que os atletas usem proteção, e a Confederação não permite contato para machucar, pois assim pensa também o COB, afirmando que nenhuma luta, no contexto nacional, deve ter contato para machucar. A Federação segue essa linha de raciocínio para a arbitragem das competições. A WKF , CBK e FKMS realizam todas as suas competições, do infantil ao adulto, com árbitros que tenham contato total da luta, evitando lesões graves nos atletas.
É importante ressaltar que nenhuma arte marcial ensina agressividade. O princípio das artes marciais é defesa, e não o ataque. Porém, no decorrer do tempo, criou-se muito além disso, muitas novas modalidades de luta de contato, não sabemos porque razão, mas conturbou-se muito as artes marciais. Pratico artes marciais há mais de 30 anos, conheço bem disso, e ela não visa esse contato para mostrar para o público que sicrano ou beltrano é mais forte. Toda arte marcial é forte, toda arte marcial tem contato, neste aspecto, de uma regressão entre a vida ou a morte, a defesa, o estado de budô. Nosso contexto atual, o karatê esporte possui regras e procedimento, protegendo sempre a integridade. Os pais devem saber disso, para que amanhã um atleta não tenha um trauma grave, sério, de comportamento, de lesão ou sequela. Os traumas físicos e psicológicos são graves.
A FKMS possui um ótimo quadro médico, com o doutor João Jasbic, que também é nosso 2 vice-presidente, e todos os eventos ele está presente, o que é uma segurança para nós e para os pais. Durante os eventos, não permitimos contato para machucar, porém, nos treinamentos em academias, pode ser outra coisa, pois cada treinador tem seu trabalho e é responsável pelos seus atos.

Esporte Ágil - O karatê deseja tornar-se esporte olímpico?
Cícero Muniz de Souza -
O karatê é considerado esporte pré-olímpico. Nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 ele foi disputado, e será novamente em 2011. Não sei dentro de quanto tempo, mas o karatê irá se tornar olímpico. Isso porquê o karatê oficial está em constante planejamento, competições organizadas, árbitros em constante atualização, e temos sido reconhecidos por este nosso trabalho.

Esporte Ágil - Quais os campeonatos do calendário da Federação?
Cícero Muniz de Souza -
No dia 1º de maio, realizamos a primeira etapa do Estadual, no Sesc, com 250 atletas, o que consideramos um ótimo número. Agora, iremos participar do Brasileiro em Vitória-BA, com nossa seleção com 52 atletas, treinando há 2 meses, que irá viajar com apoio da Fundesporte. O Estadual terá ainda mais duas etapas no segundo semestre, além da Copa Interestadual. Além disso, conforme classificação, podemos participar do Brasileiro Juvenil e Júnior, Sul-americano, Pan-americano Júnior, Mundial, Mundial Universitário e outros.

Esporte Ágil - Fale-nos sobre essa seleção de karatê de MS.
Cícero Muniz de Souza -
São atletas de várias cidades, com o professor Cléber como treinador, sendo o segundo ano que ele assume essa seleção, treinando neste no ano aos sábados, no Colégio Latino-americano. No ano passado, ganhamos sete medalhas de bronze no Brasileiro, com a seleção mirim, infantil até a infanto-juvenil. Neste ano, a expectativa de trazer ainda mais medalhas, pois a seleção está maior e o trabalho sendo mais bem realizado.

Esporte Ágil - Qual as estatísticas da FKMS?
Cícero Muniz de Souza -
A Federação de Karatê Oficial de MS vai completar 27 anos, com um trabalho sendo sempre bem feito, onde passaram diversos presidentes, todos tendo desempenhado um ótimo papel. Nós estamos evoluindo, contando sempre com nossa direitoria que é ativa, com professores antigos que agregaram muito ao karatê, como os professores Paulo José Muniz, Antonio Moura, Hélio Arakaki, Ricardo Dalfarra, Lubascheski, Marilda, entre outros, como o professor Cleber, Eric, estamos entrando na prefeitura no programa de pólos da prefeitura, implantado treinamento de karatê visando inclusão social, educação e formação.
Temos 1500 atletas filiados, contamos com associados em todo o Estado, filiados em São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Três Lagoas, Bataguassú, Nova Andradina, Nioaque, Ivinhema, Rio Verde, Cassilândia e outras cidades. A Federação está totalmente informatizada, e nosso associado que faz isso, não podemos deixar de agradecer todos os nossos filiados, clubes associados, prefeituras do Interior e da Capital, com a Funesp.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS