Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Da redação | 04/05/2009 22h38

Bate-bola: Carlos Eduardo Stranieri

Compartilhe:

Carlos Stranieri

Praticante de esportes desde os dez anos de idade, quando começou a jogar basquetebol com o professor Rubens "Bim" Hissao Minagutti, Carlos Eduardo Stranieri é hoje Coordenador Geral de Esportes do município de Dourados, da qual ele diz ter muito orgulho de ter nascido.

Como técnico de basquetebol, "Goiaba", como é mais conhecido, já conquistou como treinador títulos nos Jogos Escolares de MS no ano de 2004, Jogos da Juventude de MS em 1999 e 2001, Campeonatos Brasileiros de Base realizados pela CBB em 2003, 2004, 2006 e 2007 com a Seleção de MS, e campeão por onze anos consecutivos dos Jogos Escolares de Dourados como técnico de basquete do Colégio Objetivo de 1994 a 2005. Hoje ele treina a Escola Franciscana Imaculada Conceição.

Confira a entrevista na íntegra:

Esporte Ágil - Por que Goiaba?
Carlos Stranieri -
Conquistei este apelido logo que iniciei nos treinos de basquetebol, coisa de adolescente, cheguei ao treino um dia comendo goiaba e com os bolsos de uma bermuda cheio de goiaba os meninos começaram a me pedir e eu fiquei bravo falando que não daria a ninguém no treino seguinte eles começaram a me chamar de goiaba e o apelido acabou ficando e de lá para cá muita gente só me conhece por Goiaba. Meu nome verdadeiro pouca gente sabe, apenas quem convive mais constante comigo.

Esporte Ágil - Quais são os planos da Funced para os próximos anos?
Carlos Stranieri -
Hoje sou o Coordenador Geral de Esportes do município de Dourados, cheguei a este cargo primeiramente agradeço a Deus, depois pelos serviços prestados ao esporte de Dourados, sem esquecer da oportunidade dada pelo Prefeito Ari Artuzi, que acredita no meu trabalho a frente do órgão. Estamos a frente de um orgão com um recurso bem pequeno para gerir o esporte e a cultura da segunda maior cidade de nosso estado, mas topamos encarar o desafio estamos procurando gerenciar da melhor maneira possível para fazer o resgate do esporte em Dourados, a verba não diminuiu em relação ao ano passado mas temos que contar que com a crise mundial sempre o primeiro corte vem no esporte. Quando assumimos o orgão procuramos tomar pé da situação e ele se encontra bem sucateado, não encontramos nem um projeto em andamento e vamos ter que reestruturar a casa já temos elaborados alguns projetos que estaremos encaminhando em breve junto ao governo federal e governo estadual para viabilizar alguns recursos para se tocar alguma coisa, hoje o pouco que temos procuramos ajudar as entidades e associações que realizam o desporto em nosso município.

Esporte Ágil - Qual a verba anual da Funced? Diminuiu em relação ao ano passado?
Carlos Stranieri -
Posso te dizer hoje que o recurso existente para a Funced dá apenas para tocar a parte administrativa pagar folhas e realizarmos o básico que são os Jogos Escolares. Esperamos com o apoio do legislativo que já tem se mobilizado em nosso favor possa nos atender com uma dotação orçamentária maior para o próximo ano, pois neste ano vamos ter que buscar parcerias para realização de eventos.

Esporte Ágil - A verba é suficiente?
Carlos Stranieri -
Como já disse a administração passada não deixou nem um projeto em andamento ou recurso em caixa para execução de alguma coisa neste sentido.

Esporte Ágil - Como é a estrutura física da cidade? Ela é suficiente?
Carlos Stranieri -
Hoje posso dizer que a cidade de Dourados tem uma das melhores estruturas físicas do estado de MS para realização de eventos esportivos temos todas as quadras das escolas municipais cobertas, um bom ginásio além das estruturas da rede privada a qual temos mantido um bom relacionamento para uso destes espaços através de parcerias, o grande problema de nossa cidade hoje é a falta de cargos na Funced para contratação de profissionais para se trabalhar com escolinhas nestes locais, problema estes que vamos tentar sanar através de projetos com o governo estadual e federal.

Esporte Ágil - A entidade tem dado que ênfase ao esporte escolar? E ao esporte de alto-rendimento?
Carlos Stranieri -
Desde que assumimos temos procurado dar total condições tanto física como técnica para o desporto escolar de nosso município para que ele volte a ocupar o lugar mais alto do pódio em nosso estado e temos recebido total respaldo do prefeito Ari Artuzi.

Esporte Ágil - A Funced ajuda de alguma maneira o futebol profissional douradense?
Carlos Stranieri -
A Prefeitura Municipal de Dourados através da Funced desde o primeiro dia do mandato não tem medido esforços, dentro de sua possibilidade de ajudar a equipe do Sete de Setembro através de um convênio fazendo um repasse mensal, alem da mesma equipe usar o estádio Douradão explorando os bares, bilheterias e publicidade do mesmo, a Prefeitura e a Funced esta muito tranquila nesta questão no que se refere a apoio ao futebol profissional de nossa cidade pois podemos constatar que em outras cidades os estádios são todos cobrados taxas e valores altos da equipes para mandarem seus jogos.

Esporte Ágil - Existe muita ajuda de empresas, no quesito patrocínio, no esporte local?
Carlos Stranieri -
Temos um grande trabalho a frente da Funced fazer com que os empresários de nossa cidade voltem a acreditar e investir no nosso esporte e para isso vamos ter que resgatar a credibilidade da Funced que caiu em um descrédito muito grande nos últimos anos, temos de levar novamente as famílias a campo e quadras esportivas de nosso município onde possamos fazer eventos seguros e com organização para que este interesse do apoio e patrocínio volte a tocar em nossos empresários.

Esporte Ágil - Quais são as modalidades que se destacam na cidade?
Carlos Stranieri -
Hoje temos algumas modalidades que sempre tiveram destaque em nosso município o basquete masculino que já teve uma equipe adulta o DBC que ganhou todos os eventos esportivos em nosso estado durante dois anos consecutivos, além de nossas equipes escolares masculina que continua ganhando jogos escolares anos após anos, temos também um handebol feminino fortíssimo que já se sagrou bi-campeão brasileiro escolar, além de nossas equipes de futsal que sempre foram fortes vencendo Copa Morena além de outros eventos do futsal, temos dado total respaldo para os profissionais que militam nestas modalidades esportivas caso do professor Otoniel Teles (Tututa), professora Michele Mendonça, José Renivaldo (Lagoa), entre outros, que sempre fizeram e fazem pelo esporte de nosso município.

Esporte Ágil - O que pode melhorar no esporte douradense? De que maneira a Funced entraria nesse processo?
Carlos Stranieri -
Acreditamos que com a valorização aos profissionais e aos atletas de nosso município que a Funced tem buscado dar desde o primeiro dia de mandato, diversas entidades e escolas voltem a participar dos eventos promovidos pela Funced e em cima da quantidade vamos buscar uma melhor qualidade onde o orgão tem participação efetiva na organização e gerenciamento dos eventos além de resgatar eventos tradicionais que se perderam ao longo dos anos caso da Maratona do Fogo, Jogos Abertos de Dourados, Geraldão de Voleibol entre outros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS