Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 31/03/2008 17h56

Bate-bola: Cândido da Silva Júnior

Compartilhe:
Cândido da Silva Júnior é especialista nas provas dos 50, 100 e 200m borboleta. Cândido da Silva Júnior é especialista nas provas dos 50, 100 e 200m borboleta. (Foto: Divulgação)

Cândido Silva Júnior

Atleta nascido em Cassilândia-MS, o jovem Cândido da Silva Júnior, de 18 anos, é uma das principais promessas da natação brasileira. Com conquistas internacionais pela Seleção Brasileira, como a medalha de prata nos 50m borboleta no 1º Mundial Júnior de Natação, no Rio de Janeiro, em 2006; campeão sul-americano juvenil nos 100m borboleta e revezamentos 4x100m live e 4x100m medley, em 2007, na Venezuela.

O atleta iniciou sua carreira no Aquacenter de Dourados (MS) e hoje representa o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte (MG). Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre sua carreira, planos e chances de alcançar uma vaga olímpica.

Esporte Ágil - Como aconteceu sua ida para a equipe do Minas Tênis Clube?
Cândido Silva Júnior -
Comecei treinando na Aquacenter de Dourados (MS) e o então técnico da equipe juvenil do Minas Tenis Clube (Wellington) me convidou para integrar a equipe em 2005.

Esporte Ágil - Quais seus próximos desafios na carreira? Acredita no índice olímpico para 2008 ou irá concentrar-se para alcançar a vaga em 2012?
Cândido Silva Júnior -
Estou treinando para o Troféu Brasil, que será no Rio de Janeiro (RJ), onde terei minha última chance para a obtenção do índice para as Olimpíadas, nas provas dos 100 e 200 metros borboleta. Além do índice, preciso estar entre os dois melhores na prova para poder ir aos Jogos Olímpicos.

Esporte Ágil - Qual sua prova predileta? E qual a competição que, até o momento, foi a mais importante em sua carreira?
Cândido Silva Júnior -
Sempre nadei as provas de crawl, mas acabei descobrindo as provas de borboleta e hoje, minha prova preferida é os 100 metros borboleta. Minha competição mais importante foi o  Troféu Brasil 2006, onde alcancei meus melhores resultados nas provas dos 50, 100 e 200 metros borboleta, e assim fui convocado para defender a Seleção Brasileira em campeonatos internacionais.
 
Esporte Ágil - Você tem algum ídolo no esporte?
Cândido Silva Júnior -
Ídolo? O Brasil teve e tem excelentes atletas, e eu tenho o prazer de treinar com o Tiago Pereira, onde aprendi um pouco com o "jeitão dele", mas o único ídolo que eu tenho é o meu pai.

Esporte Ágil - A natação brasileira tem evoluído?
Cândido Silva Júnior -
Nós tivemos excelentes atletas como o Gustavo Borges e o Xuxa, mas eu acredito que a geraçao atual, com atletas como o Tiago e o Cielo trará muitas felicidades para o Brasil. Isto sem contar que o nível técnico e os tempos dos nossos atletas hoje são muito melhores que os de antigamente.

Esporte Ágil - O que falta para que Mato Grosso do Sul tenha mais atletas como você, na elite do esporte nacional?
Cândido Silva Júnior -
A natação é um esporte que, no Brasil, apenas agora está tendo um maior destaque na mídia. Talvez com mais investimentos e também dedicação dos atletas, poderão se formar grandes futuros nadadores, que representarão o Brasil muito bem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS