Bate-Bola | Osvaldo Sato / Da redação | 24/04/2007 16h36

Bate-bola: André Luis Dias La Selva

Compartilhe:

André La Selva

A cidade de Campo Grande e toda a comunidade que gosta ou pratica lutas e artes marciais está ansiosa pelo I Armagedom - O Combate, grande evento de vale-tudo que acontece no dia 19 de maio, a partir das 19 horas, no ginásio do Rádio Clube Campo. O responsável pelo evento é o lutador de jiu-jitsu André Luis Dias La Selva, conhecido como "Ferrugem", que promete muita emoção neste evento.

André La Selva ou Ferrugem, como é conhecido no meio do jiu-jitsu, é campo-grandense e começou a praticar esportes com seis anos, principalmente os de luta, como judô, karatê e jiu-jitsu, modalidade na qual alcançou seus maiores títulos, inclusive em campeonatos internacionais. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre os preparativos do evento, a presença do lutador Paulão Filho no evento, e sobre a importância do Armagedom na popularização do vale-tudo em Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Como começou seu envolvimento com o esporte?
André Luis Dias La Selva -
Comecei no esporte muito novo, aos seis anos eu entrei no judô, depois karatê, depois capoeira; fiquei em média, três ou quatro anos em cada modalidade. Depois conheci o jiu-jitsu e foi o esporte onde me encontrei; não desmerecendo os outros, mas me apaixonei pelo jiu-jitsu. Obtive então resultados porque sempre gostei do esporte, mas não sou um atleta profissional. Fui terceiro colocado no Campeonato Internacional Máster, fui campeão Sul-americano no peso vice no absoluto e fui campeão estadual invicto na faixa azul.

Esporte Ágil - Como surgiu a idéia de realizar um evento de vale-tudo em Campo Grande?
André La Selva -
Sempre quis fazer algo neste sentido, então, a Net fez uma parceria muito boa, para que Campo Grande tenha um evento que a cidade merece, do tamanho de nossa Capital. Curitiba tem seu evento, Manaus tem o dele, São Paulo, Rio de Janeiro, cada grande cidade tem seu evento característico, que marca, que pode ser relacionada à sua cidade. Queremos que o Armagedom seja este evento de Mato Grosso do Sul, casando lutas com atletas de todo o Brasil e, quem sabe, em outros anos, lutadores internacionais. Espero que este seja um grande evento em Campo Grande.

Esporte Ágil - Quais as atrações e diferenciais do Armagedom?
André La Selva -
O Armagedom terá uma entrada no início do evento, locução especial, dois telões com transmissão ao vivo, as lutas vão ser filmadas, um jogo com mais de 30 luzes, gelo seco - fumaça, todo aparato necessário usado nos grandes eventos.

Esporte Ágil - O astro do vale-tudo mundial, Paulão Filho estará presente no evento. Como foi realizado este contato?
André La Selva -
Quem convidou o Paulão foi o Guigo Villanueva, que me ajudou a montar o card. Ele tinha o contato, já morou no Rio de Janeiro e conhece o Paulão. Então, o Guigo fez o convite, ele aceitou, a Net cedeu as passagens e hospedagem. Sua presença está confirmada, trazendo também três lutadores seus, que irão compor o card de lutas.

Esporte Ágil - Quais os lutadores estão confirmados no card do evento?
André La Selva -
Na super-luta, categoria acima de 100 kg, enfrentam-se Xandão Evangelista (Paulo Filho-BTT) e Rodrigo Poderoso (Gracie Barra/Toledo-PR). Na categoria até 67 kg, lutam Elton Souza (Paulo Filho-BTT) e Marcus Dutra (Gracie Barra/Toledo-PR). Na categoria até 75 kg, a luta está confirmada entre Christian Tidy (Maiorino-Londrina/PR) e Diego Boi (Gracie Barra). Até 93 kg, lutam Ricardo Fonseca (Paulo Filho-BTT) e Enéas (W.E. Team/Camapuã-MS). Além das lutas de vale-tudo, teremos combates em outras modalidades, como muay thai e boxe.
O Rodrigo Poderoso é um lutador que vem despontando no cenário nacional, quem quiser conferir poder procurar suas lutas no site Youtube, pois ele já lutou no Jungle Fight, Copa Toyota, etc. Podem aguardar por esta super-luta, pois tenho certeza que ele e Xandão irão proporcionar uma luta muito boa.
Quero que o vale-tudo cresça no Mato Grosso do Sul e as pessoas possam ver a modalidade com outros olhos. Existem pessoas que nem consideram o vale-tudo como esporte, ele é muito marginalizado, mas queremos trazer isto para uma outra condição, a verdade, que o vale-tudo é um esporte.

Esporte Ágil - O vale-tudo ainda sofre muita discriminação, como o jiu-jitsu sofreu quando começou a se expandir no país?
André La Selva -
O jiu-jitsu passou por isso, de ter sofrido preconceito, mas hoje melhorou bastante. A imagem era de que o lutador de jiu-jitsu é um cara ignorante, que tem um pitbull e sai à tarde para passear e procurar uma briga na rua. Diziam que o jiu-jitsu era violento, mas eu digo que ele é eficiente. Violento é a pessoa que pratica qualquer arte marcial, e sai na rua pra afrontar uma pessoa que não conhece nenhuma arte marcial. Essas pessoas que brigam na rua, não estão no tatame competindo, eles não encaram pessoas que tenham nível técnico igual ou maior ao dele. No jiu-jitsu ou no MMA, os lutadores muito dificilmente são vistos envolvidos em brigas ou qualquer tipo de violência, e temos grandes exemplos no Estado, que nunca vimos seus nomes envolvidos em briga alguma.

Esporte Ágil - Deixe uma mensagem para o campo-grandense apaixonado por lutas, que está ansioso pelo Armagedom.
André La Selva -
Um dos fatores que levou a Net a aceitar o desafio de realizar o Armagedom foi que Campo Grande é uma das cidades do Brasil que mais tem assinantes do Premiere Combate (canal de lutas), em termos proporcionais. Mato Grosso do Sul já trouxe campeões de várias modalidades, jiu-jitsu, judô, kung fu, muay thai, tendo uma cultura de esportes e arte marcial muito desenvolvida. Eu quero que as pessoas busquem entender o esporte. Alguns vêem como filosofia, outros como educação, outros o buscam pela sua saúde, outros por paixão, e quero que isso cresça em Campo Grande, para que ela seja uma cidade que se agrada do esporte. Pois o esporte hoje é sua garantia de saúde no futuro.
Além disso, Campo Grande tem problema sério com as drogas, por causa da fronteira de Mato Grosso do Sul com países que usam o Estado como rota ou distribuem aqui. O esporte é preventivo nessa área e assim ganha grande responsabilidade social. Convido o pessoal para assistir o evento. Entrem na comunidade do Orkut (ARMAGEDOM O Combate) e acessem o Esporte Ágil, vejam e participem. Essa história não é apenas do Armagedom, mas é de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Queremos trazer um grande evento de vale-tudo para o Estado, como vários outros possuem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS