Bate-Bola | Da Redação | 22/09/2005 18h30

Bate-Bola: Álvaro Miranda

Compartilhe:

Álvaro Miranda

Álvaro Miranda é presidente da Federação de Truco de Mato Grosso do Sul, que estará realizando nos dias 15 e 16 de outubro, o 3º Torneio Estadual de Truco, que acontecerá na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

A Federação espera a participação de 100 duplas para a terceira edição do Torneio, entre elas, duplas do interior e, possivelmente, de São Paulo. Segundo Álvaro, as outras edições deste Torneio Estadual foram sucesso e reuniram muitas duplas.

Nesta entrevista ele nos fala sobre o Torneio Estadual e comenta as características de um jogo de entretenimento, criatividade e estratégia que passou a ser visto como um esporte e reúne muitos jogadores no estado e no país, o truco.


Esporte Ágil - Há quanto tempo você é presidente da Federação Sul-mato-grossense de Truco?

Álvaro - Desde 2002.

Esporte Ágil - De onde veio seu interesse em presidir a Federação?

Álvaro - Na época, eu era diretor de marketing da Associação Atlética Banco do Brasil, a AABB. O pessoal que jogava truco começou a se reunir na AABB e acharam que eu seria um bom nome para estar à frente da Federação, já que eu tinha contato com muitas pessoas e com veículos de comunicação, pois trabalho nessa área. Então, aconteceu uma votação e eu fui eleito.

Esporte Ágil - Antes disso não havia Federação de Truco em MS?

Álvaro - Existia a Federação, só que o presidente havia ido embora para Brasília e o vice ficou sozinho e sem condições de promover o truco no Estado. Por isso iniciamos nosso trabalho em 2002.

Esporte Ágil - Quantos eventos a Federação realiza durante o ano?

Álvaro - São cerca de seis eventos por ano. Realizamos a Taça Campo Grande, o Campeonato Universitário, o Estadual e alguns torneios que realizamos mensalmente.   

Esporte Ágil - Quantos atletas são filiados à Federação?

Álvaro - Em torno de 40 duplas.

Esporte Ágil - O Torneio Estadual de Truco acontece anualmente?

Álvaro - Sim. Nós promovemos o primeiro em 2003, o segundo em 2004 e agora, o terceiro nos dias 15 e 16 de outubro deste ano. 

Esporte Ágil - Quem poderá participar deste Torneio?

Álvaro - Este Torneio é aberto a todas as pessoas de Campo Grande e do interior, inclusive quem nunca participou. As duplas são masculinas, femininas, ou mistas e podem estar fazendo a inscrição até o dia do evento pela manhã, pois à tarde se iniciam os jogos. A inscrição tem o valor de R$ 30,00 por dupla, para que a gente possa estar custeando a competição, e pode ser feita na AABB ou pelo telefone 326 3848, falar com Jéferson ou com Onofre. Depois deste Torneio Estadual vamos montar o ranking da Federação. Os vinte melhores atletas vão ser selecionados para o ranking e, no fim do ano, a gente vai fazer um torneio entre eles.


Esporte Ágil - Jogadores do interior costumam vir para Campo Grande participar?

Álvaro - Vem sim, principalmente se tiver uma premiação legal. Nós divulgamos o evento no site da Associação Truco Brasil, ATP, e pessoas de São Paulo também nos procuram interessados nos Torneios. No estadual de 2003, vieram duas duplas de São Paulo. Algumas duplas daqui já foram jogar duas vezes em São Paulo e uma em Brasília. Agente incentiva estas participações fora do Estado.

Esporte Ágil - Qual é a premiação?

Álvaro - Queremos fazer uma premiação boa, até porque, no ano de 2003 o Torneio foi um sucesso e contou com a participação de 60 duplas. Isso em função de que na premiação foram entregues dois DVDs para a dupla que ficou em primeiro lugar e dois rádios relógios para os segundos colocados. Uma premiação, na época, em torno de R$ 1.400.

Esporte Ágil - Quais as regras do jogo disputado no torneio?

Álvaro - Nós jogamos o truco "ponto acima". Você vira sempre a última carta na hora de distribui-las. A carta acima daquela, nos naipes do truco, é a manilha.

Esporte Ágil - O truco é tido como esporte aqui no Estado?

Álvaro - Agente quis desenvolver um trabalho sério perante a Federação, porque o truco é praticado por muitas pessoas, normalmente entre famílias, grupos de amigos, universitários, clubes, etc, e é interessante fazer dele um esporte. Algumas pessoas acham que o truco é um jogo de "mentiras", o que não é verdade. É um jogo de estratégia, você tem várias maneiras de seguir o jogo, o que o torna ainda mais interessante. O truco é um instrumento de entretenimento e lazer, pois é um jogo de alegria, integração e concentração.  Em 2002, quando assumi a Federação, fiquei sabendo que existia em torno de vinte mil jogadores aqui no Estado. Nos EUA é um jogo profissional, as pessoas ganham dinheiro jogando truco.

Esporte Ágil - E em outras regiões?

Álvaro - Eu sei que existem federações em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Tenho contato com o pessoal de São Paulo e sei que lá acontecem vários torneios durante o ano, entre capital e interior e é tudo bem organizado. Ainda não existe Confederação. Eu e alguns presidentes de federações de outros estados estamos conversando sobre a possibilidade de montarmos uma Confederação para fortalecer o truco.

.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS