Bate-Bola | Rosália Silva | 04/03/2005 20h21

Associações querem que a FMSC preste contas

Compartilhe:

Bate-Bola Marco Antonio Pereira de Souza, 33 anos

O presidente da Associação Ótica Mar Del Plata de Ciclismo, Marco Antonio Pereira de Souza, 33 anos, é o entrevistado desta semana no site. Com outras duas associações, JT Bike e Campo-Grandense de Ciclismo, a Mar Del Plata contesta a falta de prestação de contas na FMSC (Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo).

A Associação Ótica Mar Del Plata de Ciclismo foi criada em 2004 e hoje possui dez filiados. Na eleição da FMSC, no último dia 22 de janeiro, as três associações tiveram voto vencido frente às outras quatro associações com direito a voto na entidade estadual.

Segundo informe à imprensa, as associações questionam a reeleição de Edson de Araújo porque ele não está com suas contas aprovados pelos associados. De acordo com a nota, eles querem saber onde foram usados os recursos repassados pelo FIE (Fundo de Investimentos Esportivos) do governo do Estado e outros patrocínios dados à Federação.

Em entrevista ao site Esporte Ágil, Marco Antonio explicou quais as reivindicações feitas junto à Federação. De acordo com o ciclista, as três associações irão recorrer à Justiça para que a prestação de contas seja feita.

 


Esporte Ágil - Como surgiu a Associação?
Marco Antonio - A Associação Ótica Mar Del Plata de Ciclismo surgiu por intermédio de outros ciclistas. Resolvemos nos unir e junto com outros dois grande amigos, que fundaram também as outras duas associações: a JT Bikes e a Associação Campo-Grandense de Ciclismo. Foi aí que começou a Associação Ótica Mar Del Plata de Ciclismo.
 
Esporte Ágil - Você compete?
Marco Antonio - Faço competição também.

Esporte Ágil - Qual a sua categoria?
Marco Antonio - A minha categoria é a elite.

Esporte Ágil - E quais as conquistas deste um ano de existência da Associação?
Marco Antonio - Graças a Deus temos conseguido grandes destaque de nossos ciclistas. Temos conseguido ganhar várias provas, várias etapas. Não só aqui na cidade, como também no interior do Estado.

Esporte Ágil - O que uma associação ajuda ao ciclista?
Marco Antonio - Na associação fica mais fácil entrar num projeto através do governo ou da Prefeitura. É mais fácil do que um ciclista só entrar com projeto. Pela associação também fica mais fácil conseguir um patrocínio.

Esporte Ágil - De onde são os ciclistas da Mar Del Plata, daqui ou de cidades do interior?
Marco Antonio - Praticamente a metade mora em Campo Grande e outra metade mora em Coxim.

Esporte Ágil - E quais as medalhas que você já conquistou?
Marco Antonio - Eu particularmente não tenho tantos troféus. Mas os meus amigos, que estão comigo, eles têm tido vários destaques em várias corridas. Não só aqui no Estado, mas fora também. Mas a gente tem um pouquinho de medalha.

Esporte Ágil - Quando você começou a praticar esporte, já foi com o ciclismo?
Marco Antonio - Comecei no mountain bike. Aí me despertou o interesse.

Esporte Ágil - Isso foi em que época?
Marco Antonio - Há uns cinco anos, comecei a gostar de bicicleta. Comprei uma, mais outra. Foi juntando aquela turma de amigos e formamos a associação e a equipe.

Esporte Ágil - E qual o seu ritmo de treino?
Marco Antonio - Eu particularmente, como trabalho o dia inteiro, só tenho a parte da noite para correr. Eu treino cerca de uma a duas horas por dia. Agora, meus amigos treinam mais, em torno de três horas.

Esporte Ágil - Tem alguma competição importante que vocês estejam se preparando?
Marco Antonio - Dia 20 de março tem a primeira etapa da Copa Kombate.

Esporte Ágil - Qual a dica para quem quer começar a praticar ciclismo?
Marco Antonio - Que procure uma associação, uma loja de bicicleta ou mesmo pessoas que já fazem este tipo de esportes. É muito bom, saudável, faz bastante amigos e vale a pena você estar praticando esportes e ao mesmo tempo cuidando da saúde.

Esporte Ágil - Estes dias teve eleições na Federação de Ciclismo e tem uma rivalidade hoje dentro da entidade.
Marco Antonio - É, realmente, tem uma rivalidade. Na verdade o que nós queremos é que o atual presidente, o senhor Edson, esclareça algumas dúvidas que ficaram para trás a respeito de prestação de contas, que estão incorretas e não foram esclarecidas para o conselheiro fiscal e para as associações. Nesta parte ele está em haver conosco. Mesmo que tenha sido reeleito, reconduzido ao cargo por mais quatro anos, tem alguma coisa para trás, que precisa ser esclarecida.

Esporte Ágil - Vocês estão entrando com alguma medida judicial?
Marco Antonio - Estamos entrando com processo judicial, com advogado e tudo. Queremos saber das atuais condições, do dinheiro que foi pego através da Fundesporte ou de outros patrocínios. Queremos saber da prestação de contas correta, no que foi gasto, o que foi arrecadado. É isso que está gerando este mau entendimento. Ele não prestou contas e deveria ter prestado.

Esporte Ágil - Vocês dizem que este é um problema que vem desde 2001.
Marco Antonio - É, vem se acumulando. Então, agora chegou no fim do mandato dele, foi feita nova reeleição, já era para ele ter prestado contas até o dia 31 de janeiro, se não me engano. E ele acabou não fazendo isto. Ficou uma coisa incompleta e agora queremos entrar com um processo e ver o que pode ser feito.

Esporte Ágil - Vocês também contestam já que a Federação continuaria recebendo recursos do governo e Prefeitura, mesmo sem estar prestando contas.
Marco Antonio - Acho que a Prefeitura não, mais é do governo do Estado, da parte da Fundesporte. Acho que está recebendo, não posso afirmar, mas queremos saber justamente isto: se ele está recebendo e de que maneira está sendo aplicado este dinheiro, na parte da premiação, de corrida, o valor que vem sendo gasto, é isto que queremos saber, porque ele não vem prestando contas.

Esporte Ágil - A partir do momento que for prestado contas acaba a rivalidade? É só este o problema que está acontecendo no ciclismo do Estado?
Marco Antonio - Não, é só isso que queremos saber, da prestação de contas que esta incompleta. São várias corridas que ele fez no ano passado. Uma é a Copa Metropolitana, a própria Volta do Pantanal e o Campeonato Estadual. Queremos saber onde foi aplicado o dinheiro realmente. Agora com a reeleição, marcamos duas vezes a prestação de contas, a última foi neste sábado (26), eu estava presente e comecei a perguntar a ele a respeito de algumas coisas, nota fiscal, recibo ou coisa assim e ele ficou nervoso e acabou me expulsando da reunião. Acho que alguma coisa tem que ser feita e esclarecida. Não tem por que ele me expulsar da reunião.

Esporte Ágil - Essa disputa não termina atrapalhando o desenvolvimento do ciclismo? A Federação de Ciclismo, por exemplo, ainda não tem sede própria?
Marco Antonio - Isso prova uma incompetência da parte dele, porque teve quatro anos de mandato e ele sequer teve uma sede, sequer tem um telefone da própria Federação. É utilizado o telefone da própria loja dele e não tem recurso nenhum. Mas sabemos que ele pega o dinheiro da Fundesporte, mas não é aplicado corretamente nas corridas ou até mesmo numa sede da Federação. As corridas que são feitas aqui, os ciclistas de fora precisam de telefone, precisam de um contato, uma sede para obter maiores informações.

Esporte Ágil - Com isso não acaba tendo uma desunião, na revolta das associações termina acontecendo de não participar das competições da Federação?
Marco Antonio - Temos feito isso. Juntamos as três associações e agora nós mesmos temos feito o nosso calendário de corridas. Neste domingo mesmo tivemos a nossa primeira corrida e obtivemos a maior parte dos ciclistas do nosso lado, 80%. Inclusive, a corrida dele teve a minoria, com poucos ciclistas. Isso prova que não só a nossa associação, mas os ciclistas não estão aprovando o trabalho dele na parte de ciclismo. Eles estão insatisfeitos também como a gente.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS