Basquete | Máquina do Esporte | 27/07/2020 10h50

NBA planeja novidades para a volta da competição

Compartilhe:

A NBA anunciou, na última sexta-feira (24), um plano chamado de "multidimensional" para as arenas do NBA Campus, em Orlando, com novidades para a transmissão da retomada da temporada 2019/2020 da liga nesta semana. A ideia é usar a tecnologia, ângulos inéditos e novos recursos de áudio para criar uma nova experiência de conexão e imersão para os fãs que poderão acompanhar as partidas apenas pela televisão por conta da pandemia do coronavírus.

A primeira ação será feita com a Michelob Ultra, que passará a ocupar o lugar da Budweiser como cerveja oficial da NBA para o mercado americano. Em cada jogo, mais de 300 fãs da NBA aparecerão ao vivo nas placas de vídeo de mais de cinco metros de largura ao redor da quadra. No "Michelob Ultra Courtside", esses fãs terão a oportunidade de interagir digitalmente entre si durante a partida usando o programa "Together Mode", da Microsoft. O objetivo é que cada um vivencie uma experiência virtual única, ao reunir fãs direto de suas casas em um espaço que será compartilhado e visto nas arenas, e também por meio das transmissões dos jogos.

A nova experiência, a primeira ao vivo que é fruto da parceria estratégica da NBA com a Microsoft (que entraria em vigor em 2020/2021, mas foi antecipada), proporcionará ao público participante a sensação de sentar lado a lado com outros fãs, mesmo assistindo às partidas de suas casas, enquanto os atletas sentirão a energia e a vibração dos torcedores dentro de quadra.

Além disso, em uma ação coordenada com a ESPN e Turner Sports, parceiros oficiais de mídia nos EUA, as transmissões terão mais de 30 câmeras, incluindo diversas câmeras-robôs, com o posicionamento mais próximo da quadra e ângulos nunca antes vistos, em locais aos quais os fãs normalmente não têm acesso nas arenas. Microfones ao redor da quadra capturarão áudios diferentes do jogo, como o quique da bola e sons produzidos pelos tênis dos atletas. Para ajudar a reproduzir a atmosfera do jogo para as equipes, DJs e locutores estarão no local.

Os espectadores também poderão participar dos efeitos visuais das arenas por meio de uma experiência virtual. Além de poder torcer digitalmente no aplicativo da NBA, no NBA.com e no perfil da liga no Twitter usando hashtags da equipe durante o jogo, a torcida virtual será refletida nos telões da quadra, com gráficos e animações que capturam o nível de envolvimento dos fãs de todo o mundo. Os fãs também terão a oportunidade de ver seus vídeos apresentados no TikTok Challenges. A "customização" do piso usando a tecnologia de realidade aumentada do Snapchat também dará aos fãs a oportunidade de explorar a quadra oficial do NBA Campus onde quer que estejam.

Por fim, a NBA Digital fornecerá opções de visualização personalizadas no NBA League Pass e na NBA TV por meio do aplicativo da NBA e do NBA.com. Os fãs terão acesso a feeds alternativos com novos ângulos de câmeras, gráficos aprimorados, opções de jogos, idiomas e participação de influenciadores de análises, moda e música. Os fãs também terão acesso ao vivo ao NBA Pick'Em, trivia para todos os jogos da liga até o fim da temporada.

"Estamos trabalhando com nossos parceiros de transmissão e tecnologia, e muito entusiasmados em apresentar uma série de novos recursos para aproximar os fãs do jogo, permitindo que eles personalizem a experiência de visualização. Nosso objetivo é criar uma experiência agradável e envolvente, em que os fãs possam se envolver e manter um senso de comunidade na retomada da temporada, mesmo em circunstâncias únicas e desafiadoras", declarou Sara Zuckert, chefe da Next Gen Telecast da NBA.

"O objetivo de nossa parceria com a NBA é oferecer experiências da próxima geração para os fãs dentro e fora da quadra. Todos nós, da Microsoft, mal podemos esperar para assistir a uma partida da NBA. Estamos animados em fazer parte da nova experiência dos fãs e esperamos que o 'Together Mode' ajude o público a se sentir mais conectado e imerso no jogo, ajudando as equipes a sentir a energia dos fãs, mesmo longe das arenas", acrescentou Jared Spataro, vice-presidente corporativo do Microsoft 365.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS