Basquete | (Com informações da Fundesporte) | 02/05/2005 17h56

Jogo Certo repassou regras para esportistas em Amambai

Compartilhe:

A Coordenadoria Pedagógica de Esporte e Lazer realizou uma oficina de regras de basquete na cidade de Amambai nos dias 28 a 30 de abril. O evento é fruto de uma parceria do Governo Popular, com a Prefeitura de Amambai. A oficina abriu a temporada de atividades de qualificação em 2005 da Sejel. Este é o primeiro de uma série de dez oficinas e cursos de vários  temas.

De acordo com  o técnico e gerente da oficina, Mário Márcio Marques Serra, a previsão para o Programa Jogo Certo é de aproximadamente 700 atendimentos no Estado. Estão previstos mais de R$  510 mil em investimentos beneficiando mais de 12,5 mil sul-mato-grossenses. A oficina em Amambai atendeu diretamente 70 pessoas entre profissionais, acadêmicos e voluntários interessados em obter noções básicas teóricas e práticas, que habilitam o aprendizado e ensino de esporte escolar principalmente aos professores de Educação Física. Foram três dias de oficina com uma carga horária de 20 horas/aula.

Para o gerente da oficina e técnico da Sejel, Mário Márcio, a atividade foi muito produtiva sob o aspecto técnico-científico. "É difícil ensinar basquete. As técnicas são bem aprimoradas e implicam em bastante conhecimento da modalidade. As regras mudam bastante, sofrendo atualizações constantes. O basquete é um esporte minucioso e é uma ciência política, no que tange à preocupação de melhorar a qualidade de vida coletivamente", explicou o técnico.

Passado HeróicoDurante a oficina, os participantes reivindicaram a implementação de mais ações envolvendo a modalidade de basquete. "A reivindicação explicita partiu dos próprios participantes e coordenadores locais pois, no passado, a cidade de Amambai foi referência no basquete estadual tendo, inclusive, a participação de técnicos e profissionais oriundos de São Paulo e Paraná", ressaltou Mário Márcio. Mário lembrou também que os participantes reivindicaram um curso de arbitragem na cidade, para que Amambai possa "reintroduzir" o basquete em seu calendário  esportivo.

O técnico da Sejel explicou que, numa oficina de basquete, são ministrados conhecimentos básicos teóricos e práticos enquanto que, num curso da mesma modalidade, o participante sai habilitado a arbitrar jogos.

O próximo trabalho do Projeto Jogo Certo é o Curso de Metodologia da Iniciação Esportiva, a ser realizado na cidade de Cassilândia, entre os dias 05 e 07 de maio. O ministrante será o professor Paulo Ricardo Martins, técnico tri-campeão sul-americano pela Seleção Brasileira Feminina de Handebol e, segundo previsão dos organizadores, este número pode subir para 80 ou mais, pois as inscrições ainda estão abertas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS