Basquete | Da redação | 21/08/2017 10h30

Fundesporte estreia Basquete 3×3 nos Jogos Escolares de MS

Compartilhe:

A novidade do ano nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul é a inclusão do Basquete 3×3. O recém alçado à categoria de esporte olímpico passa a integrar o quadro de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude, em 2018. MS saiu na frente e reuniu 12 equipes para torneio nos Jems.

Ponta Porã, Água Clara, Três Lagoas, Campo Grande (Escolas Ada, Maestro e Wilson), Jardim e Vicentina participaram dos jogos. No masculino, as sete equipes foram divididas em dois grupos. Os dois melhores se classificaram e fizeram as semifinais. Ponta Porã venceu Jardim e se assegurou na decisão para enfrentar Campo Grande (Wilson) que bateu Água Clara. Na final, o jogo foi definido no detalhe. Melhor para a Capital que ganhou por 11×10. O bronze ficou com Água Clara que derrotou Jardim por 8×6.

No feminino, as cinco equipes disputaram o ouro no sistema de pontos corridos. O time da Escola Ada, vice-campeão no basquete 5×5, não deu chances às adversárias. Venceu seus quatro confrontos e ficou com o ouro. A prata foi para Três Lagoas e o bronze para Água Clara.
Os títulos porém, não garantem vaga para a disputa do nacional. Como a modalidade será incluída apenas no ano que vem, o vencedor dos Jems que irá representar o Estado no JEJ será o de 2018.

“Resolvemos nos adiantar ao COB para divulgar a modalidade e estimular os professores a investirem no basquete 3×3. É uma modalidade que não exige tantos recursos e que pode ser praticada na maioria das quadras. Temos certeza de que no próximo ano teremos muito mais participantes”, justificou o diretor-geral dos jogos, professor Paulo Ricardo Nuñez.

Basquete 3×3
A modalidade tem regras próprias que a diferenciam do basquete 5×5. As partidas são disputadas em meia quadra, com apenas uma tabela, por dois times com três jogadores e um substituto. Os jogos têm duração de 10 minutos ou 21 pontos, o tempo para conclusão das jogadas é de 12 segundos e as cestas valem um ou dois pontos (de longa distância, atrás da linha demarcada).

Os Jems são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, e reúnem atletas escolares com idade entre 12 e 14 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS