Basquete | Gabriel Sato | 29/09/2020 10h25

Em busca de sonhos, ex-treinador e ex-jogador da Funlec vão a SC

Compartilhe:

Dois sul-mato-grossenses estão de malas prontas para retornarem a Santa Catarina. O ex-treinador de basquete da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), Dirceu Fernando Ferreira Garcia, e o atleta que também fazia parte da equipe, Thiago Santos Longo, retornam para os treinamentos do ADIEE/AVAÍ/FME, equipe que representa o basquetebol da cidade de Florianópolis-SC em todas as competições da FESPORTE, que são: JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina), OLESC (Olimpíada Estudantil de Santa Catarina), Joguinhos Abertos e JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina).

Porém, antes de embarcarem de volta ao sul, Dirceu Fernando e Thiago bateram um papo com o Esporte Ágl TV, para contarem como tem sido a experiência do novo desafio.

O treinador é natural de Tupã-SP, interior de São Paulo, e começou no basquete aos 13 anos. Apaixonado pelo esporte, o tupãense se mudou para Campo Grande em busca de novas oportunidades de emprego e ficou 18 anos à frente da equipe de basquete da Funlec.

Na fundação, dentre vários títulos conquistados ao longo dos anos e perdidos também, veio o convite para trabalhar em Florianópolis para comandar as equipes de base do ADIEE/AVAÍ/FME.

Sempre muito focado naquilo que deseja, o treinador preferiu conhecer a estrutura da equipe para depois decidir o rumo de sua vida. “Fui em setembro do ano passado para conhecer, participei dos treinamentos e fiz viagem com a equipe sub-13. Vi a estrutura da equipe e da Federação de Santa Catarina, para ver o que eles oferecem e decidi enfrentar esse desafio.” Disse Fernando.

Dirceu Fernando durante comandando jogo pela Funlec; Treinador ficou 18 anos à frente da equipe (Foto: Arquivo Pessoal)

Embora tenha se mudado para Florianópolis em definitivo apenas em janeiro desse ano, o técnico não foi sozinho. O seu atleta das épocas de Funlec, Thiago Longo, foi junto em busca do sonho de se tornar profissional.

O jovem de 17 anos, é natural de Rondonópolis (MT), mas se mudou ainda criança para a Capital sul-mato-grossense. Incentivado pelo irmão que jogava basquete e, inclusive, também era treinado por Fernando, resolveu se aventurar na modalidade e se apaixonou.

Jogando como armador, Tiago conquistou diversos títulos pela Funlec e no início desse ano veio o convite, feito pelo treinador, para jogar no ADIEE/AVAÍ/FME.

“Quando recebi o convite fiquei muito feliz, eu sonho em ser jogador profissional e não são todos que possuem essa oportunidade” declarou Thiago.

O atleta se mudou para Florianópolis no início deste ano, mas em dois meses na nova cidade, precisou voltar devido à pandemia do Novo Coronavírus. Desde março em Campo Grande, a saudade da família já começa a apertar o coração de Thiago, que logo embarcará com Fernando, novamente, para capital catarinense.

“A saudade de casa é complicada, senti isso quando fui no início do ano e sentirei agora também. Mas, vale a pena quando se vai em busca de um sonho, meus pais sempre me apoiaram nisso.”

Thiago de seus pais e do treinador Dirceu Fernando (Foto: Arquivo Pessoal)

Treinador e atleta, agora, retornam a Florianópolis para dar retorno aos treinamentos. De acordo com Fernando, a Federação de Santa Catarina, após várias reuniões, planeja retornar o basquete adulto em outubro. E caso tudo ocorra bem, em sequencia voltará as competições de base, com todos os devidos cuidados de biossegurança estipulados pelos governos municipais e estaduais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS