Basquete | Lucas Castro | 05/08/2019 16h25

Atleta de MS destaca-se no Mundial de Basquete Máster com a seleção brasileira

Compartilhe:

A seleção brasileira de basquetebol máster participou, de 25 de julho a 4 de agosto, da 15ª edição do Campeonato Mundial de Basquetebol Máster, organizado pela Federação Internacional de Basquetebol Máster (Fimba). A competição foi realizada em Espoo, na região metropolitana de Helsinque, capital da Finlândia.

No naipe masculino, a disputa envolveu equipes nas categorias 35+, 40+, 45+, 50+, 55+, 60+, 65+, 70+, 75+ e 80+. Já no feminino, 30+, 35+, 40+, 45+, 50+, 55+, 60+. A seleção tupiniquim masculina foi representada em todas as categorias, exceto na 40+ e 75+. Na 65+, inclusive, foi com time A e B. A feminina entrou em quadra na 45+, 50+ e 60+.

Doriane Kohl Lander, de 52 anos, da Associação de Basquete Adulto Feminino de Mato Grosso do Sul (Abaf-MS), integrou a seleção feminina na 50+, que terminou o campeonato em sexto lugar. A representação verde e amarela estreou contra Honduras, no sábado (27), e venceu por 47 a 44. A jogadora de Mato Grosso do Sul fez 20 pontos, foi cestinha do time e da partida, ao lado da hondurenha Barrientos.

No segundo jogo, o Brasil passou pela República Tcheca, por 24 a 21. Novamente, Doriane Lander foi a atleta que mais marcou pontos no time e no confronto, com 12 no total.

Brasileiras e hondurenhas (Foto: Divulgação)

As brasileiras encararam o Equador nas oitavas de final e venceram por 39 a 36. A jogadora da Abaf-MS encerrou o duelo sendo a maior pontuadora, do time e da partida, pela terceira vez na competição, com 16 pontos. A seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final para a Grã-Bretanha, após ser derrotada por 47 a 21. Mesmo assim, Doriane marcou 13 pontos e se destacou como a cestinha do jogo, desta vez ao lado Lewis.

O Brasil perdeu mais um jogo, na disputa de quinto lugar, para a Alemanha B. A partida terminou em 71 a 20 para as alemãs. A equipe A da Alemanha sagrou-se campeã do torneio internacional, na 50+.

Brasil e República Tcheca (Foto: Divulgação)

Para Doriane Lander, o desempenho da equipe foi acima do esperado. “Muito melhor que o esperado, pois cada atleta veio de uma cidade diferente e não treinamos juntas nem uma vez. Eram 19 equipes de cinco continentes. Então, disputar o quinto lugar é uma vitória pra nós”.

A jogadora da Abaf-MS ainda terminou em terceiro lugar no ranking de atletas que mais pontuaram de três. Em cinco jogos, ela fez 10 cestas de três pontos, média (average/AVG) de duas por partida. Além disso, a atleta, com 63 pontos, foi a 10ª maior pontuadora do certame. Doriane teve média de 12,6 pontos por duelo.

Brasil venceu o Equador nas oitavas (Foto: Divulgação)

“Estrutura maravilhosa, quadras com climatização e piso excelente. A organização esteve impecável com relação a horários e disponibilizaram transporte gratuito a todos os atletas em ônibus, trem e metrôs”, avaliou Doriane.

O plantel da seleção brasileira feminina 50+ foi composto por: Paula Grill Silva Pereira, Lucia de Castro Esteves, Marta Arnt Fernandez Faro, Mylene Grollmann de Andrade, Edwania Mª Bertinotti G. B de Souza, Eliane Miranda Gallotte, Doriane I. Kohl Lander, Beatriz Ramos Amorim, Elizabete Cristine Brenguere da Silva e Silvia de Cassia Araújo Alves.

Seleção brasileira caiu para a Grã-Bretanha, nas quartas (Foto: Divulgação)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS