Basquete | Da Redação | 26/10/2019 13h00

1ª Copa CEMTE de Basquete Máster tem rodada no final de semana

Compartilhe:

O ginásio poliesportivo do Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte), em Campo Grande, é palco da edição inaugural da Copa Cemte de Basquete Máster. As disputas ocorrem nas categorias 35+ e 45+, pelo naipe masculino e categoria livre (para atletas de todas as idades) no feminino. 

O certame que começou no dia 19, tem partidas neste final de semana, e a rodada que começou na sexta (25), terá continuidade neste sábado (26) e domingo (27).

No masculino 35+ participam do torneio o Nosso Time Basquete (NTB), Deportivo América, MS Basket Club, Associação de Basquete Veterano de Mato Grosso do Sul (ABV-MS) e Cemte. Já pela 45+, jogam NTB, ABV-MS e Habilidosos. Na noite de sexta (25), as equipes entraram em quadra pelo 35+, com exceção do América que folgou na rodada.

ABV-MS e Cemte fizeram o primeiro duelo da rodada, e por estar com apenas quatro jogadores em quadra, a equipe do Cemte perdeu a peleja por 20 a 0. O fato interessante dessa partida, é que para não perder o espírito esportivo, as equipes disputaram de forma amistosa, e o time mesmo com um atleta a menos, venceu a partida por 86 a 60.

Equipes entraram em quadra nesta sexta (25) (Foto: Arquivo Pessoal)

No outro confronto da noite, o MS Basket venceu a equipe do NTB por 49 a 36, e emplacou sua segunda vitória seguida. Com o resultado, a equipe está na liderança da categoria.

As disputas continuam neste final de semana com os jogos de sábado e domingo. No dia 26, o América duela contra o MS Basket, e o NTB encara a equipe da ABV-MS. Já no domingo, o Cemte retorna às quadras, após folga da rodada anterior, e enfrenta com o NTB. O jogo que fecha essa rodada do final de semana da categoria será entre ABV-MS e América.

Na categoria 45+ acontece a terceira rodada da competição neste sábado (26). O time do Habilidosos joga contra a ABV-MS, em partida que está marcada para acontecer às 17h.

Pelo naipe feminino, Cemte, Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) e Associação de Basquete Adulto Feminino de Mato Grosso do Sul (Abaf-MS) são as equipes participantes.

Em entrevista ao Esporte Ágil, o organizador do campeonato, Josemir Bispo, afirma que a Copa Cemte de Basquete Máster é uma competição que visa preparar as equipes da capital para campeonatos fora do estado e uma forma de movimentar o calendário da modalidade no estado. “Viajamos muito. Então, decidimos tentar fazer algo para ficar no nosso calendário, de modo amplificado, até como forma de preparar nossos atletas do veterano”.

Ele explica que, além da competitividade, os torneios veteranos de Campo Grande caracterizam-se pela familiaridade entre os atletas. “O lance do máster, além de jogarmos bastante, de nos dedicarmos para mostrar que ainda atuamos em alto nível, é integração. A maioria dos colegas se conhece e aproveita estas oportunidades [competições] para marcar reencontros. Alguns se conhecem dos tempos de colegial, adolescência, da universidade, ou seja, de longa data”.

Bispo destaca que, tanto no feminino, quanto no masculino, o sistema de disputa é o tradicional “todos contra todos”. As equipes estão dispostas em grupos únicos (em cada categoria) e quem somar mais pontos ao final do certame será a campeã. Cada vitória vale dois pontos. O perdedor, por sua vez, leva um ponto por partida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS