Automobilismo | Máquina do Esporte | 17/06/2020 10h33

Formula E divulga calendário com todas as provas em Berlim

Compartilhe:

Após Fórmula 1 e MotoGP anunciarem calendários reorganizados para a retomada da temporada 2020 a partir de julho, a Fórmula E foi mais uma do esporte sobre rodas a definir o que fazer para encerrar a atual temporada, que teve início em 22 de novembro do ano passado. No caso da categoria de carros elétricos, porém, a solução encontrada foi bem mais radical.

Nesta quarta-feira (17), a Fórmula E divulgou que cancelou todas as provas previstas para o restante da temporada e usará apenas um circuito, com seis provas, para definir o campeão de 2019/2020. Serão três "rodadas duplas" disputadas em uma pista montada dentro do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, nos dias 5 e 6 de agosto, 8 e 9 de agosto, e 12 e 13 de agosto. Ou seja, serão seis corridas em pouco mais de uma semana, e o campeonato estará decidido.

"Desde que tomamos medidas para suspender nossa temporada em março, enfatizamos um calendário revisado que coloca a saúde e a segurança de nossa comunidade em primeiro lugar, além de manter a nossa identidade em correr no centro das cidades desde o início da Fórmula E, e oferecer uma conclusão emocionante para a atraente temporada de corridas que tivemos. Por isso, estamos indo para o Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, um local que nossas equipes, pilotos e fãs adoram, para realizar um festival de nove dias de corrida com três 'rodadas duplas' consecutivas. O festival contará com três layouts de pista, apresentando um novo desafio e criando as condições para um clímax imprevisível e cheio de drama para a sexta temporada", declarou Jamie Reigle, CEO da Fórmula E.

A decisão conta com a aprovação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para minimizar os riscos de contágio, a categoria implementará medidas rigorosas de segurança, o que inclui a realização das corridas sem a presença de público. De acordo com as diretrizes do governo alemão, haverá um número máximo de mil pessoas no circuito, número que englobará fornecedores locais e equipes médicas. Todas as outras operações serão realizadas remotamente.

Os principais protocolos de saúde e segurança incluem ainda testes obrigatórios de coronavírus antes das corridas, bem como exames no local todos os dias após a chegada à pista. A Fórmula E também aplicará ativamente o uso de máscaras faciais, distanciamento social e limitará o movimento nos espaços de trabalho com zonas claramente definidas para diferentes pessoas ligadas ao evento.

Vale lembrar que a temporada já havia tido cinco corridas disputadas antes de ser interrompida por conta da pandemia do coronavírus. O português António Félix da Costa, da DS Techeetah, é o atual líder da classificação, apenas 11 pontos à frente do neozelandês Mitch Evans, da Panasonic Jaguar Racing. O Brasil é representado na categoria por Lucas Di Grassi e Felipe Massa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS