Automobilismo | Máquina do Esporte | 12/06/2020 08h21

Fórmula 1 anuncia cancelamento de mais três provas em 2020

Compartilhe:

Dez dias após confirmar as oito primeiras provas da temporada 2020 em um calendário reorganizado por conta da pandemia do coronavírus, a Fórmula 1 anunciou, nesta sexta-feira (12), o cancelamento de mais três provas do calendário original. Os Grandes Prêmios do Azerbaijão (que já havia sido adiado), Singapura e Japão (um dos mais tradicionais da categoria) não serão disputados este ano.

Com a decisão, a F1 chega a sete provas canceladas em relação ao que se pretendia fazer no início do ano, uma vez que a Austrália, Mônaco, Holanda e França também já haviam sido retiradas do calendário. Ainda existem quatro provas que estão com o status de adiadas: Bahrein, China, Vietnã e Canadá.

"Como resultado dos desafios contínuos apresentados pelo Covid-19, nós e nossos promotores no Azerbaijão, Singapura e Japão tomamos a decisão de cancelar suas corridas para a temporada 2020. Essas decisões foram tomadas devido aos diferentes desafios que nossos promotores enfrentam nesses países. Em Singapura e no Azerbaijão, os longos prazos necessários para a construção de circuitos de rua impossibilitaram a realização dos eventos durante um período de incerteza e, no Japão, restrições contínuas de viagens também levaram à decisão de não prosseguir com a corrida", informou a F1, em um comunicado oficial.

Ao mesmo tempo em que deu a notícia ruim, a categoria também tentou demonstrar otimismo. Com oito provas confirmadas, todas na Europa, a Fórmula 1 ainda quer algo entre 15 e 18 provas na temporada 2020 e está batalhando para isso, inclusive cogitando circuitos que não estavam no calendário original, como Portimão (Portugal) e Ímola (San Marino), além de GPs fora do continente europeu, como Bahrein e Emirados Árabes Unidos.

"As coisas estão mudando rapidamente, mas ainda temos tempo. Temos muitas opções diferentes e estamos muito confiantes de que teremos uma ótima segunda metade da temporada. Há uma contingência para se prolongar a temporada europeia com mais uma ou duas corridas, se necessário. Acho que o Bahrein e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) também têm grandes chances no momento. Isso nos daria dez. E nós encontraremos pelo menos cinco ou seis boas corridas aí no meio", declarou Ross Brawn, atual diretor esportivo da F1.

Por enquanto, o que se tem é uma rodada dupla na Áustria, com início em 5 de julho. Depois, em 19 de julho, haverá o GP da Hungria, seguido de uma semana de folga. Mais à frente, a Inglaterra também receberá uma rodada dupla e ainda estão confirmadas provas na Espanha, Bélgica e Itália, este em 6 de setembro, fechando as provas confirmadas até o momento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS