Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 19:52

Voleibol como paixão e diversão: o caminho de Hanrry Vinícius em MS

da redação - 25 de nov de 2025 às 14:52 119 Views 0 Comentários
Voleibol como paixão e diversão: o caminho de Hanrry Vinícius em MS Da Redação

Hanrry Vinícius Freitas de Carvalho nasceu em 6 de fevereiro de 2007, em João Pessoa, na Paraíba, mas aos 9 para 10 anos mudou-se para Mato Grosso do Sul. Atualmente, mora em Aquidauana e se dedica ao voleibol, esporte pelo qual desenvolveu grande paixão nos últimos anos. Ele recorda que o interesse pelo esporte começou no ensino médio: "Comecei a me interessar pelo esporte no meio do ensino médio que fiz no IF em 2022, mas apesar do interesse, não comecei a treinar até meu segundo ano do médio em 2023. Foi meu primeiro ano de treino, então não era tão bom, mas foquei bastante, fui me descobrindo como jogador e, ao decorrer do tempo, fui melhorando."

 

Sua primeira experiência em competições ocorreu em janeiro de 2024, na quarta etapa da Maze. Apesar da derrota com o time, Hanrry destaca que a vivência foi enriquecedora: "Consegui sentir na pele realmente o que é ser um jogador, além de poder observar no campeonato grandes nomes do estado, da minha idade, que uso de inspiração até hoje em dia." Durante esse ano, participou de diversos campeonatos, tanto em Aquidauana quanto em outras cidades. Um dos momentos mais marcantes para ele foi a participação no Jojums, em Três Lagoas: "Infelizmente fomos eliminados nas quartas de finais, e por ser meu último ano podendo jogar, foi um fim trágico para o Jojums, mas as experiências foram incríveis, e foi só o começo da minha carreira de jogador."

 

Hanrry cita que os maiores desafios não vieram apenas dos adversários, mas de si mesmo: "Meus maiores desafios foram principalmente eu mesmo, dúvidas, cansaço, duvidar se eu ia conseguir jogar algo realmente importante. Além é claro de vir de cidade pequena, onde as oportunidades são sempre mais difíceis. Mas, diante da perseverança, consegui chegar a um nível que, apesar de ainda não estar satisfeito, olhando minha evolução, fico feliz com ela. Estou em busca de melhorar ainda mais."

 

Sobre suas inspirações, Hanrry valoriza principalmente os companheiros de equipe: "Minhas maiores inspirações são meus companheiros de time, pessoas que, apesar de estarem ao meu lado, eu os enxergo muito à frente de mim, e busco melhorar a mim mesmo como jogador para poder jogar ao lado deles e me sentir digno." Ele acrescenta que a convivência e a motivação dentro da equipe fazem toda a diferença: "Mesmo que eu tenha que me esforçar o triplo, vale a pena, porque mesmo sendo só um esporte, o voleibol é a minha maior paixão e diversão." Hanrry também cita o ex-jogador Giba como inspiração: "Ganhei uma camisa autografada por ele, e foi um dos dias mais memoráveis da minha vida. Sonho em algum dia ser um jogador tão completo quanto ele."

 

A rotina do jovem atleta é intensa e estruturada, combinando treinos físicos, fundamentos e jogos simulados, além de cuidados com alimentação e prevenção de lesões: "É extremamente necessário se cuidar para não arriscar lesão. Uma alimentação boa e regrada, essa série de fatores me deixa sempre pronto para jogar e conseguir demonstrar todo o meu potencial."

 

Em termos de conquistas, Hanrry destaca a Copa Pantanal Sub-19 como a competição mais significativa até agora: "Ficamos em terceiro lugar da competição, tanto pelas memórias quanto pela medalha. Podíamos ter ido melhor, mas tenho que agradecer muito ao professor Michel de Bonito por ter me dado a oportunidade de jogar."

 

Quanto à pressão durante os jogos, Hanrry explica que a experiência ajuda a lidar melhor com ela: "Acho que, depois de algumas competições, você aprende a lidar com a pressão. Não sou só eu em quadra, tenho parceiros para me ajudar a jogar. Sem eles, não sou nada. Acredito que saber que não estou sozinho e que tenho pessoas para contar é o que mais me tranquiliza em quadra."

 

Atualmente, Hanrry ainda não teve a oportunidade de competir fora do estado, mas mantém o foco em conquistar essa chance: "Ainda não consegui a oportunidade de jogar fora do estado, mas estou constantemente em busca de merecer essa oportunidade. Alguma hora vai, tenho certeza disso."

 

Seus objetivos refletem tanto ambição quanto dedicação ao esporte: "A curto prazo, meu maior objetivo é jogar o máximo possível, acumular mais e mais experiências como jogador para melhorar a mim mesmo. A longo prazo, quero tentar jogar campeonatos mais importantes. O MS está subindo no ranking no voleibol graças ao AECGV e à disputa deles na Superliga B recentemente. Quero me esforçar para merecer vestir o uniforme do estado e, quem sabe, mais."

 

Para conciliar os treinos e a vida pessoal, Hanrry enfatiza a importância da inteligência emocional e disciplina: "Pra mim, é muito uma questão de inteligência, tanto geral quanto emocional, para saber gerenciar uma rotina de estudos constantes e treinos constantes. A vida pessoal acaba por não ter tanto espaço, mas são sacrifícios que devem ser feitos em prol de um objetivo."

 

Ao final, Hanrry deixa uma mensagem para jovens atletas: "Não desistam. Tentem e tentem e tentem, dêem o seu máximo, para que mesmo que falhem, não tenham dúvidas de que deram o seu melhor. Também não duvidem de si mesmos. Vocês são capazes de coisas que talvez nem vocês mesmos acreditem. Se eu, que comecei a jogar tarde, estou tentando, todos podem. Não desistam nunca dos seus sonhos e sempre se lembrem de se divertir. Este esporte é maravilhoso, vá competir, ganhe, perca, ria ou chore, mas lembre-se sempre de se divertir."

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.