Sexta-feira, 07 de novembro de 2025, 00:40

Vôlei e dedicação: Vinicius de Souza fala sobre sua trajetória em MS

da redação - 6 de nov de 2025 às 15:15 36 Views 0 Comentários
Vôlei e dedicação: Vinicius de Souza fala sobre sua trajetória em MS Da Redação

Vinicius de Souza, nascido em 7 de março de 2009, em Sidrolândia (MS), é um jovem atleta de vôlei que vem se destacando no cenário esportivo de Mato Grosso do Sul. Desde cedo, o esporte fez parte da sua vida. Segundo ele, “o vôlei foi um esporte que mudou a minha vida. Fui atleta de muitos outros esportes, sempre incentivado pelas pessoas”.

 

O incentivo mais importante, segundo Vinicius, veio de um familiar próximo. “Meu irmão sempre foi a pessoa que me incentivou, me dava conselhos, me apoiava. Até que um dia ele faleceu, e antes disso eu fiz uma promessa de jogar um Campeonato Brasileiro de Interclubes. Me sinto grato por conseguir realizar essa promessa”, afirma o jovem atleta.

 

Entre os momentos mais marcantes da sua trajetória, Vinicius destaca a Copa Pantanal. “Saímos campeões. Foi um campeonato emocionante, onde nossa vontade venceu o talento dos outros times”, relembra. Para ele, essa vitória mostrou que a dedicação e o empenho são fundamentais no esporte.

 

A rotina de treinos de Vinicius é intensa e estruturada. Ele explica que treina de segunda e quarta-feira, com treinos de quadra, e nos outros dias treina na areia. “Sim, minha rotina de treino é de segunda e quarta, e treino na areia nos outros dias”, conta. Apesar da dedicação, ele consegue conciliar os treinos com a vida pessoal e os estudos, mantendo foco em seus objetivos esportivos.

 

Vinicius também revela quem é sua referência no esporte: “Meu maior ídolo é o Giba, ex-ponteiro da seleção brasileira”. Para ele, acompanhar a carreira de atletas consagrados serve como inspiração para melhorar constantemente e alcançar novos objetivos.

 

No entanto, a carreira de um jovem atleta em Mato Grosso do Sul não está isenta de desafios. Segundo Vinicius, “a maior dificuldade do Mato Grosso do Sul é a falta de incentivo e a falta de oportunidades. Muitos atletas sofrem injustiças no nosso estado”. Ele reforça a necessidade de políticas e ações que proporcionem mais suporte aos jovens que buscam se profissionalizar no esporte.

 

Em momentos de pressão, especialmente em jogos decisivos, Vinicius mantém a tranquilidade. “Mantenho a calma”, explica. Para ele, controlar a ansiedade e focar no desempenho é essencial para obter bons resultados. Ele também destaca suas principais qualidades dentro de quadra: “Impulsão e potência”.

 

O jovem atleta traça metas ambiciosas para o futuro. “Minhas próximas metas são alcançar o Campeonato Brasileiro de Seleções e, se Deus quiser, jogar uma Superliga quando ficar mais velho”, diz. O planejamento a longo prazo demonstra seu comprometimento com a carreira no esporte.

 

Além do foco nos objetivos pessoais, Vinicius tem uma mensagem para outros jovens que desejam se tornar atletas de alto rendimento: “Não desistir. No começo vai ser difícil, as pessoas não têm empatia, então acredite em si mesmo e faça acontecer”.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?