O retorno do Esporte Clube Comercial e do Corumbaense às competições de futebol oficiais de Mato Grosso do Sul e uma goleada por 5x1 marcaram o início do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol da Série B ontem. Em Corumbá, no danificado estádio Arthur Marinho, a Corumbaense recebeu o Aquidauanense às 10h, e, após iniciar perdendo por 2x0, arrancou um empate por 2x2 a partir dos 40 minutos da etapa final.
O Colorado fez a partida que fechou a rodada no estádio Jacques da Luz, onde, horas antes, o União venceu a Portuguesa por 2x0. Após pleitear sem sucesso direito a participar da primeira divisão, o Comercial entrou em campo com um clube jovem (média de 20 anos de idade), e abriu o placar com Dodô. O que poderia se transformar em um retorno brilhante transformou-se em frustração para a torcida Alvirrubra, após ver o time da Associação Atlética Moreninhas empatar com Luisinho e conquistar três preciosos pontos com Dalvan.
Sob um forte calor, o "Carijó da Avenida" (como é conhecido o time de Corumbá) viu Chinho, de pênalti (22 minutos do primeiro tempo) e Tico (25 da etapa final) colocaram o Aquidauanense em vantagem. O Corumbaense ainda perdeu um pênalti, cobrado por Niel e defendido por Rocha. Aos 41 minutos, Tuia aproveitou lançamento, livrou-se de dois marcadores e marcou para o time da casa. Pouco depois, Tuia, de novo, colocou o placar em igualdade. A partida teve um público de 650 pessoas, rendendo R$ 3.250.
Em Bonito, o UMJ (União Marambaia e Juventude) estreou em torneios estaduais diante do Baianinho Esporte Clube (de Campo Grande), e não decepcionou a torcida: a goleada de 5x1 garantiu ao clube a liderança isolada da competição pelo saldo de gols. O primeiro tempo fechou com três gols de vantagem, marcados por Emerson, Rodrigo (contra) e Bahia. No segundo tempo, Bahia ampliou a vantagem. Léo Bahia, do Baianinho, reduziu aos 20 minutos da etapa final, e Ronaldinho sacramentou a goleada aos 40 minutos.
A rodada contou ainda com a vitória do Costa Rica, em casa, contra o Camapuã, por 2x0; e o empate sem gols do Bataguassu diante do Paranaibense, em Bataguassu. Sena (Nova Andradina), CEN (Naviraí), Misto (Três Lagoas), Pontaporanense, Ivinhema Futebol Clube e Taveirópolis estréiam na próxima rodada. O Esporte Clube Campo Grande entra na competição a partir da terceira rodada. A Arba, de Rio Brilhante, desistiu de disputar o torneio.