A falta de patrocínio quase tirou das pistas uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro. Tuka Rocha, de 21 anos, tricampeão brasileiro de kart entre 1996 e 1998 e campeão da Copa Brasil em 2000, ficou nove meses afastado dos carros. O retorno às competições só aconteceu em maio deste ano. "Eu cheguei a desistir, tinha parado de correr desde julho do ano passado, não tinha patrocínio nenhum", revela Christiano. "Então o dono da minha equipe na World Series me ligou convidando para correr na F-3000 Européia por quatro etapas. Fui para lá sem treinar", conta o piloto, que fez sua estréia pela Zele Racing. Em sua primeira prova em Brno, Tuka conseguiu o sexto tempo no grid mas foi desclassificado. "Fiz uma prova de recuperação e acabei em sexto, fui considerado 'Man of The Race', que é um prêmio que eles dão a cada prova lá", lembra. Então vieram os problemas. "Na verdade, o time era ruim. Em Estoril, por exemplo, larguei em terceiro e vinha para ganhar a prova quando o motor simplesmente apagou. Em Jerez, estava em segundo e tive problemas na embreagem". O primeiro pódio veio na última prova pela Zele: um segundo lugar em Monza. O bom desempenho fez a equipe Famà o convidar para a etapa de Spa. Em Donington, uma nova equipe, a Traini, em que conseguiu um terceiro lugar. Em Zolder, pela Euronova, outra vez entre os três primeiros. No fim, a oitava posição no campeonato, com 15 pontos. "A temporada foi muito boa, apesar de ter corrido em quatro equipes. Pela primeira vez, estou bastante otimista para o próximo ano", diz Rocha. Tuka deve correr na categoria que vai substituir a F-3000 Européia a partir de 2005. "Estou com contatos para correr na F-Superfund e no começo do ano vou ter uma resposta. Dá para fazer um campeonato legal. E meu objetivo, claro, é chegar à F-1". Neste fim de semana, o paulista disputa pela terceira vez as 500 Milhas da Granja Viana. Ele é um dos pilotos da equipe Beta, que terá também Ricardo Zonta, Ruben Carrapatoso, Felipes Apezzatto e Joaquim Leão. Rocha teve o primeiro contato com o kart nesta segunda-feira. "Andamos bastante, cerca de 150 voltas. Os motores parecem ser muito bons, tivemos de amaciá-los. Vai dar para brigar na corrida", avisa Tuka, que volta à pista da Granja hoje.