Corumbá (MS) - Não era dia do Corumbaense. Gols perdidos; time desencontrado em campo, torcida vaiando e protestando. Parecia que havia uma "nuvenzinha" carregada sobre a equipe na tarde da quarta-feira, 20 de fevereiro. O resultado foi uma derrota contundente por 3 a 1 para o Águia Negra, que até o início da sétima rodada era o vice-lanterna do grupo B do Estadual da Série A. Dependendo de resultados de outras partidas, o Carijó pode terminar o turno como lanterninha da chave.
Na verdade, o Águia Negra não jogou toda essa bola para abrir uma vantagem inicial de três a zero no Arthur Marinho. O atual campeão estadual - que tem no elenco ex-jogadores que atuaram pelo Corumbaense na Série B do ano passado e o próprio técnico Claudio Roberto, que comandou a equipe naquela competição - foi mais efetivo no ataque e soube finalizar melhor as jogadas e transformar as chances em gols.
O Águia abriu o placar logo aos três minutos da etapa inicial. Após a defesa do Corumbaense perder a posse da bola, vinda de um arremesso lateral, o meia rubro-negro Leandro Branco, acertou um chutão da intermediária, a bola desviou na defesa do Carijó e entrou no ângulo direito do goleiro Alex.
O gol teve efeito devastador no alvinegro pantaneiro. A equipe se descontrolou; errou seguidos passes e por pouco não viu o Águia Negra ampliar. Aos 12 minutos Rincon chutou no ângulo esquerdo, mas o goleiro Alex defendeu. Aos 33 minutos, o lateral Altino aproveitou falha de Betão, zagueiro e capitão do Carijó, e chegou livre na área pantaneira, tendo somente o goleiro a frente. Mas concluiu mal e chutou para fora.
O Corumbaense até conseguiu se ajeitar na partida e depois dos trinta minutos evitou a pressão do Águia na base da marcação e desconstruindo jogadas no meio campo. Aos 41 minutos, o melhor lance do Galo na partida. O lateral esquerdo Bispo, numa jogada individual, entrou na área adversária e chutou cruzado para fora. O primeiro tempo terminou com placar de 1 a 0 para o time de Rio Brilhante.
Em desvantagem no placar, o técnico Jonas Siqueira mexeu no ataque do Carijó. Elivélton - artilheiro da equipe com 4 gols - e André entraram no lugar de Victor e Neto respectivamente. Ao longo da etapa final, com os dois em campo o time esboçou uma pequena melhora. Mas o Águia Negra, novamente, aproveitou o começo do jogo. Fez o segundo aos 10 minutos com Amarildo (que defendeu o Carijó no ano passado e havia entrado após o intervalo) e aos 23, marcou o terceiro num chute de Leandro Branco que entrou no ângulo esquerdo de Alex.
Com vantagem de três gols no marcador. O Águia Negra apenas controlou o jogo. O time da General Rondon descontou com o meia Bibio, aos 29 minutos. Dentro da pequena área, ele pegou rebote do goleiro Ivan, depois de chute de Elivéton, e só mandou para as redes. O Corumbaense até teve chances para empatar. Elivélton e Fábio perderam claras oportunidades de gol. O jogo terminou com a torcida vaiando o time da casa e cobrando do técnico Jonas Siqueira uma melhor atuação da equipe. O treinador deixou o campo imediatamente após o árbitro Marcos Mateus Pereira apitar o fim do jogo e não deu entrevistas.
Três jogadores avaliaram o resultado. Nenhum deles gostou de como o Corumbaense se comportou em campo. Capitão da equipe, o zagueiro Betão foi direto. "Foi um péssimo resultado. Muitas coisas têm que ser acertadas dentro e fora de campo. Agora é trabalhar e consertar", disse. O artilheiro Elivélton foi incisivo. "O resultado foi péssimo, jogamos mal dentro de casa. A diretoria tem que fazer contratações porque não temos peças para substituição, a gente entra para fazer o melhor. Entrei no segundo tempo, estou sentindo o músculo adutor. Tem que contratar senão não vai chegar", afirmou ao Diário.
O goleiro Alex não viu explicações plausíveis para o desempenho do time. "Foi um jogo difícil de explicar, não conseguimos acertar nada. Tomamos um gol logo cedo, num chute desviado. Tivemos falhas individuais, mas a falha é do time todo, não conseguimos produzir. O trabalho está sendo feito, o pessoal está se superando. Mas o time não entrou legal. Peço desculpas ao torcedor que veio, mas quero dizer que a gente vai brigar em busca da vitória domingo e de uma melhora na sequência do campeonato", finalizou.
No domingo, 24 de fevereiro, o Corumbaense enfrenta o Naviraiense, às 15 horas, também no estádio Arthur Marinho. A partida é válida pela primeira rodada do returno.
O Corumbaense agora é o sexto colocado com 6 pontos em seis jogos. Soma três empates; duas derrotas e uma vitória. Cada grupo é formado por sete equipes e as quatro primeiras avançam para a segunda fase.