Domingo, 13 de julho de 2025, 19:54

Técnico da Seleção Brasileira de futebol é eleito melhor do mundo

globo.com - 10 de jan de 2008 às 18:43 121 Views 0 Comentários
Técnico da Seleção Brasileira de futebol é eleito melhor do mundo

São Paulo (SP) - Campeão da Copa América em sua estréia como treinador, Dunga tem mais motivos a comemorar o ano de 2007: o técnico da seleção brasileira foi eleito o melhor do ano pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

A organização somou os votos de representantes de 93 países. Dunga ficou em primeiro na frente de Slaven Bilic, da Croácia. O terceiro colocado também é brasileiro: Jorvan Vieira, que levou o Iraque ao histórico título da Copa da Ásia.

Luiz Felipe Scolari, treinador de Portugal, ficou com a décima colocação, empatado com Alfio Basile, da Argentina. O outro brasileiro da lista é Hélio dos Anjos, em 24º, após ter sido vice-campeão asiático com a Arábia Saudita.

Pela primeira vez, uma mulher entra na relação. Trata-se de Silvia Neid, que levou a Alemanha ao título mundial na final contra o Brasil.

O vencedor da eleição de 2006 foi Marcello Lippi, que havia sido campeão da Copa pela Itália. O melhor brasileiro colocado foi Scolari, em quarto.

 

Confira a lista da IFFHS de 2007:
 

TÉCNICO SELEÇÃO PONTUAÇÃO
Dunga Brasil 148
Slaven Bilic Croácia 101
Jorvan Vieira Iraque 83
Karel Bruckner República Tcheca 59
Joachim Low Alemanha 56 
Guus Hiddink Austrália 51 
Otto Rehhagel Grécia   43
Raymond Domenech França  40
Roberto Donadoni Itália  38
Alfio Rubén Oscar Basile Argentina   36
Luiz Felipe Scolari Portugal  36
Silvia Neid Alemanha (feminino)  28
Hugo Sánchez México  27
Leo Beenhakker Polônia  25
Alexander McLeish Escócia  21
Hugo Daniel Tocalli Argentina (sub-20)   21
Marco van Basten Holanda  19
José Luis Aragonés  Espanha  14
Victor Piţurcă Romênia  14
Richard Páez Venezuela  9
Dror Kashtan Israel  8
Roy Hodgson Finlândia  7
Robert Bradley Estados Unidos  6
Hélio dos Anjos Arábia Saudita  5
Igor Dobrovolsky Moldávia  5
Robert Nouzaret Guiné 5

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.