Curitiba (PR) - O Coritiba venceu a Adap por 2 a 0, o primeiro resultado positivo no Estádio Major Antônio Couto Pereira em 2006. O Alviverde, que ocupava a penúltima colocação no Grupo B da Série Ouro do Campeonato Paranaense, agora chegou a nove pontos e se aproxima da zona de classificação para a próxima fase.
Foguetório, aplausos e gritos de incentivo iniciaram a sinergia entre time e arquibancada antes mesmo de a bola rolar. Especialmente por causa de dois garotos, recém-promovidos das divisões de base, e que ontem estreavam entre os profissionais no Alto da Glória.
No momento em que os alto-falantes do estádio anunciaram a escalação coxa-branca, os nomes de Renan e do sul-mato-grossense Keirrison causaram alvoroço na torcida. Ousadia do técnico Márcio Araújo. Como não podia contar com o centroavante Jéfferson, vetado pelo departamento médico por causa de dores musculares, o técnico lançou Kerrison, atacante de 17 anos, vice-artilheiro da Copa São Paulo de Juniores, com oito gols, mesmo tendo treinado com Júlio Madureira entre os titulares.
E foi com ele que o Coxa abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, num forte chute colocado. Ainda na primeira etapa, a Adap teve dois jogadores expulsos: Marcelo Peabiru e Ivan. Jackson, aos 32 minutos do segundo tempo, fechou o placar.
Na próxima rodada, a primeira do segundo turno, o Coritiba vai a Toledo enfrentar o lanterna Toledo Colônia Work, no Estádio 14 de Dezembro. Já a Adap recebe o Londrina, em um abriga direta pela liderança, no Estádio Roberto Brezinski, em Campo Mourão.
O jogo - a Adap começou a partida partindo para a pressão. Logo no primeiro minuto, depois da falha de Anderson, Adilson Popó entrou na área e chutou para defesa de Arthur. Aos quatro minutos, Cachoeira cruzou, mas Marcelo Peabiru não conseguiu completar para o gol.
Aos oito minutos, o Coritiba teve a primeira oportunidade, com uma falta na meia-lua. Ludemar cobrou, mas acertou a barreira adversária. Aos 13 minutos, Renan cobrou falta, Vagner completou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 21 minutos, Eanes entrou na área, mas chutou na rede pelo lado de fora.
Aos 25 minutos, Ivan simulou pênalti e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso de campo. Adílson Popó cobrou falta, aos 27 minutos, e acertou a barreira. No rebote, o próprio atacante chutou forte e a bola passou perto do gol de Arthur. Mas aos 29 minutos, a bola sobrou para Keirrison, que dominou e chutou forte, da entrada da área, abrindo o placar para o Coxa.
Logo após o gol, o atacante Marcelo Peabiru reclamou do árbitro e também recebeu cartão vermelho. Aos 42 minutos, cruzamento na área alviverde, e William, de cabeça, levou perigo ao gol do Coritiba. Já ns acréscimos, Eanes recebeu na entrada da área, arriscou e acertou a trave.
Na segunda etapa, o Coxa partiu para o campo ofensivo, tentando ampliar o placar. Aos três minutos, Anderson cobrou falta, mas a bola passou por cima do gol. Aos nove minutos, Wilton Goiano tentou cruzamento, a bola fez a curva e bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 12 minutos, Leandro cobrou falta com perigo, mas o goleiro Arthur ficou com a bola. Aos 14 minutos, Ludermar recebeu lançamento, entrou na área, mas bateu em cima de Fábio. Aos 16 minutos, Wilton Goiano cruzou rasteiro, a bola passou por toda a área e Julinho desviou por cima da meta.
Aos 23 minutos, Jackson arriscou o chute de fora da área, mas o goleiro Fábio fez boa defesa. O Coxa passou a arriscar os chutes de longa distância, já que a Adap estava fechada. Aos 32 minutos, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou novamente para Jackson, que chutou e fechou o placar. Aos 44 minutos, Julio Madureira ainda acertou o travessão após cobrança de falta.
Ficha Técnica
Coritiba 2 x 0 Adap
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 02 de fevereiro de 2006, quinta-feira
Horário: 20h30, horário de Brasília
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo
Assistentes: Rubens Berton e João Batista de Moraes
Cartões amarelos: Rodrigo Mancha (Coritiba); Adílson Popó, Ivan, Marcelo Peabiru, Leandro (Adap)
Cartão vermelho: Ivan e Marcelo Peabiru (Adap)
Gols: Keirrison, aos 29 minutos do primeiro tempo e Jackson, aos 32 minutos do segundo tempo (Coritiba)
Coritiba: Arthur; Wilton Goiano (James), Anderson, Vágner e Julinho; Rodrigo Mancha, Jackson e Renan (Júlio Madureira); Eanes (Pedro Ken), Keirrison e Ludemar.
Técnico: Márcio Araújo.
Adap: Fábio; Elvis, Alex Noronha, Mineiro (Leandro), Silas e Ângelo (Barbieri); Felipe Alves, Ivan, Cachoeira (Fábio William); Adílson Popo e Marcelo Peabiru.
Técnico: Gilberto Pereira.