Quarta-feira, 19 de novembro de 2025, 00:01

Sophia Gutierres, jovem judoca de Campo Grande, fala sobre disciplina, desafios e sonhos no esporte

da redação - 29 de set de 2025 às 15:33 89 Views 0 Comentários
Sophia Gutierres, jovem judoca de Campo Grande, fala sobre disciplina, desafios e sonhos no esporte Da Redação

Sophia da Costa Lima Gutierres, de 15 anos, é atleta de judô na equipe Nova Geração e também pratica jiu-jitsu na Gracie Barra, em Campo Grande (MS). Ela começou a praticar judô aos seis anos, incentivada por um primo que já fazia a modalidade. Sobre o início no esporte, Sophia relata: "Comecei o judô com 6 anos, meu primo que faz judô me incentivou a fazer".

 

A disciplina e os valores do judô estão entre os aspectos que mais atraem a jovem atleta. "Os valores do judô são umas das coisas que mais me encantam no esporte, o respeito, a disciplina dentro e fora dos tatames", afirma. A dedicação é constante: Sophia treina todos os dias, com treinos considerados "bem fortes e pegados", segundo ela.

 

Ao longo de sua trajetória, Sophia já conquistou títulos estaduais no judô, e tem metas mais ambiciosas para o futuro. "Sonho em ganhar a seletiva nacional, o Campeonato Brasileiro e entrar na Seleção Brasileira sendo técnica", revela. Para alcançar esses objetivos, ela se inspira em atletas que acompanham sua carreira. "Minhas maiores inspirações no judô são Yasmin Lima, Milena Demarco e Bianca Reis", diz.

 

Além das conquistas esportivas, o judô tem influência direta na vida escolar e pessoal de Sophia. "O judô me ajuda diariamente a ter mais disciplina na escola e nas outras coisas que eu faço", explica. A jovem também enfrentou desafios, como uma lesão no tornozelo no final do ano passado. "O momento mais difícil que eu enfrentei no esporte foi uma lesão que tive no tornozelo, mas consegui me recuperar rápido fazendo fisioterapia e treinando certinho", comenta.

 

O apoio da família e dos professores é destacado como fundamental na rotina da atleta. "Meus pais e meus senseis sempre me apoiam a treinar mais e não desistir fácil, mesmo com dificuldade", conta Sophia. Para jovens que estão iniciando no judô ou no jiu-jitsu, ela deixa uma mensagem de incentivo: "Meu conselho para os jovens que estão iniciando no judô é não desistir quando algo ruim acontecer, se dedicar ao máximo e sempre se divertir lutando".

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?