A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense começa neste fim de semana com três jogos, abrindo uma disputa que promete ser acirrada pelas duas vagas na primeira divisão em 2026. Seis clubes estão na competição, dois da Capital e outros quatro do interior. Na última terça-feira (26) a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) firmou acordo com a TV Educativa para transmissão de jogos.
Segundo regulamento, a Série B Estadual será disputada no formato de pontos corridos, todos contra todos em turno e returno. Serão dez rodadas para apontar como campeão o time que somar mais pontos e, junto com o vice, garantir lugar na Série A, nos lugares dos rebaixados Coxim AC e Aquidauanense FC. A última rodada está prevista para o dia 1º de novembro, sábado. Confira a tabela completa no link abaixo.
Em participação no programa Os Donos da Bola, da TV Guanandi, o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, disse que a disputa pelo acesso deve agradar o torcedor. “Eu fui em Bataguassu, Maracaju, São Gabriel e Aquidauana e percebemos que a disputa técnica, pelos elencos montados, vai ser diferente do que habitualmente acompanhamos. Temos também o Comercial querendo retornar à elite e a volta do Taveirópolis. A Divisão de Acesso são seis clubes para apenas duas vagas e que devem ser disputadas até a última rodada”, disse.
Primeira Rodada
O primeiro jogo da competição acontece neste sábado (30), às 15h, no Estádio Municipal João de Souza, AA Bataguassu, clube afastado do futebol profissional desde a década de 90, enfrenta o Comercial EC. O Colorado, rebaixado em 2024, quer fazer valer a força de quem já venceu a Série A nove vezes, a última em 2015. A arbitragem é de Raphael de Souza Cosmo, auxiliado por Leandro dos Santos Ruberdo e Fabiana Nunes Fabrão.
Ainda no sábado, às 17h, no Estádio Noroeste, o CR Aquidauana faz seu primeiro jogo no futebol profissional contra um clube que retorna após quase 20 anos de hiato. O EC Taveirópolis está de volta para ser mais um representante de Campo Grande no futebol sul-mato-grossense. Everton Moreira Prates é o árbitro, com os assistentes Claudio Henrique Verão e Alan Bittencourt Cano Rodrigues nas laterais.
A rodada termina com mais um retorno. No domingo (31), às 15h, no Estádio Loucão, o Maracaju AC recebe o São Gabriel EC. O MAC está fora do cenário desde 2020, quando desistiu de completar a Série A após a paralisação causada pela pandemia de covid-19 e agora busca voltar à primeira divisão. A arbitragem é de Kleber José Pereira Ximemes, auxiliado por Luiz Fernando Viegas Colete e Luiz Felipe de Oliveira.