São Paulo (SP) - O Internacional precisou de superação para continuar vivo na Copa São Paulo de Futebol Junior. Perdia para o Santos, do zagueiro sul-mato-grossense Ricardo, por 3 a 1 até os 28min da etapa final. No entanto, conseguiu um heróico empate nos minutos finais e levou a decisão para os pênaltis. Levou a melhor, venceu por 6 a 5, num duelo marcado pela chuva e pelo péssimo gramado do estádio Nicolau Alayon, e avançou à semifinal do torneio.
O grande nome da classificação foi o atacante Walter, autor de dois gols, inclusive um anotado aos 43min da etapa final. Agora o time gaúcho terá pela frente o Rio Branco, que goleou o Fortaleza por 4 a 1, também neste sábado, em Americana.
Dono de quatro títulos, o Internacional provou mais uma vez sua força na competição. Antes de pegar os santistas, havia vencido todas as outras cinco partidas. Tinha anotado 14 gols e sofrido apenas um.
Já o Santos repete sua campanha do ano passado, quando também parou na fase quartas-de-final --derrota para o São Bernardo. No entanto, muito mais do que o título, a equipe da Vila Belmiro conseguiu revelar alguns talentos para o time profissional, que sente muitas dificuldades para realizar contratações.
É o caso de Tiago Luis, que fez hoje dois gols, chegou aos oito e divide a artilharia, com Rafael Martins (Grêmio) e Vinicius (Taboão da Serra). Outra revelação é o meia Paulo Henrique, que anotou o primeiro gol diante dos gaúchos. Os dois, além do lateral Carleto e do outro atacante Alemão, devem ser promovidos ao time profissional comandado por Emerson Leão.
Equilíbrio do começo ao fim - O jogo esteve perto de não ser realizado. O campo do Nacional se transformou numa verdadeira "piscina" por causa da forte chuva que caiu antes e durante boa parte do primeiro tempo. Mesmo assim, Santos e Internacional superaram essa dificuldade e fizeram um emocionante partida. Do que começo ao fim.
Com um gramado muito molhado, o jeito encontrado pelas duas equipes foi apostas nos bicões e nas bolas paradas. Numa delas, o Internacional abriu o placar, logo aos 6min do primeiro tempo. Após cruzamento de Rafael Forster, a bola bateu, quase sem querer, no zagueiro Leonardo e foi parar no fundo das redes.
A reação do Santos não demorou. Aos 13min, Carleto cobrou escanteio, ninguém conseguiu afastar e, após uma confusão dentro da área, o meia Paulo Henrique, atento, empatou. A partir daí, o time paulista cresceu e se mostrou mais adaptado ao estado do gramado. E foi premiado com a virada no marcador.
Aos 25min, o atacante Tiago Luis aproveitou lançamento de Paulo Henrique e a falha da zaga do Internacional para encher o pé. 2 a 1. Melhor em campo, o Santos continuou pressionando e ampliou. Aos 34min, Tiago Luis desviou cobrança de falta de Carleto e fez o seu segundo gol do dia.
"Viramos a partida por causa de nossa determinação. Sabíamos que o Inter é uma excelente equipe. Mas conseguimos, mesmo com o gramado muito ruim, impor nosso ritmo", disse o atacante, no intervalo, ao Sportv.
Com dois gols atrás no placar, o Internacional mudou sua postura para o segundo tempo. Mas o gramado continua prejudicando o toque de bola dos gaúchos. O duelo dava sinais de que estava definido, mas os gaúchos foram buscar o empate. E outro camisa 9 começou a brilhar.
Aos 29min, Walter acertou um belo chute de fora da área e diminuiu. Quando a partida caminhava para o final, ele, mais uma vez, cobrou uma falta com perfeição. Tudo igual e definição nos pênaltis. Melhor para os gaúchos.
Rafael Foster, Pedro, Walter, Leonardo, Sandro e Natan anotaram para o Internacional, enquanto Paulo Henrique, Serginho, Pedro Paulo, Jeferson e Dudu fizeram os gols do Santos.
Ficha Técnica
Santos
Vladimir; Diego Monar, Ricardo, Dudu e Carleto; Diego (Pedro Paulo), Jeferson, Breitner (Serginho) e Paulo Henrique; Tiago Luis (Tiago Lopes) e Alemão.
Técnico: Márcio Fernandes
Internacional
Agenor; Leonardo, Bregalda, Sandro e Vagner; Paulinho (Pedro), Walter, Tales (Natan) e Éderson; Elton (Bryan) e Rafael Forster.
Técnico: Osmar Loss
Local: estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (SP)
Árbitro: Fábio de Jesus Mendes
Assistentes: Hilton Melo e Alexandre Vasconcellos
Cartões amarelos: Paulinho, Sandro e Bregalda (Internacional); Carleto, Tiago Luis e Breitner (Santos)
Gols: Leonardo, aos 6min, Paulo Henrique, aos 13min, Tiago Luis, aos 24min e aos 34min do primeiro tempo. Walter, aos 28min, e aos 43min do segundo tempo.