Novidade da semana no mundo da F-1, a segunda equipe da Honda vai ganhando cara -- japonesa. Além da sede e de um dos pilotos serem nipônicos -- Takuma Sato --, os pneus que calçarão a 11ª escuderia da F-1 serão os Bridgestone, de acordo com informação do site inglês \"Autosport-Atlas\".
O movimento "made in Japan" tem como função aumentar a popularidade da marca no país, que ficou arranhada com o episódio da \"demissão\" de Sato da BAR. O piloto, após duas temporadas como titular, perdeu vaga para Rubens Barrichello e não aceitou ser relegado à condição de piloto de testes, se é que a BAR realmente o queria para desenvolver seus futuros modelos.
A solução da Honda foi revelar ao mundo o projeto de criação de um novo time na semana do GP local. A montadora avisa que não fará dele uma espécie de equipe júnior, B ou qualquer outra nomenclatura do tipo. Ela procura um patrocinador ou parceiro que comande a equipe.
A Bridgestone adorou o interesse da Honda. Se num primeiro momento, a guerra dos pneus parecia ficar igual para o ano que vem, com Williams e Toyota deixando os Michelin, a Red Bull Rookie tratou de ir atrás dos franceses para usar seus compostos. A Minardi, que foi adquirida pelo grupo austríaco, é uma das três que usa os Bridgestone.
O fato de a concorrente Toyota anunciar a troca para os calçados japoneses também é um dos fatores de a Honda ter uma atitude "nacionalista". A nova equipe só não será genuinamente 100% japonesa porque terá provavelmente Anthony Davidson no segundo cockpit. Que, no fundo, é cria da casa pelos anos de serviços prestados como test-driver da BAR.