Domingo, 02 de agosto de 2026, 12:18

situs toto

toto togel

bandar togel

toto togel

toto togel

toto slot

slot resmi

situs togel

toto slot

link gacor

situs toto

slot gacor

situs togel

toto slot

situs slot

situs toto

slot gacor

situs gacor

link gacor

bandar togel

link slot

link togel

situs togel

situs slot

slot online

cabe4d daftar

toto togel

link slot

toto togel

situs toto

idikepulauanselayar.org

idipinrang.org

idibulungan.org

iditanatoraja.org

iditorajautara.org

pafikabupatenbuleleng.org

pafikabupatensigi.org

togel online

situs slot

situs togel

togel online

situs toto

toto togel

toto togel

situs gacor

link gacor

situs togel

situs slot

situs toto

link togel

situs slot

toto togel

bandar togel

situs toto

link slot

situs gacor

toto slot

situs slot

link slot

situs gacor

link slot

situs slot

toto slot

situs slot

toto slot

toto togel

situs slot

situs toto

togel online

toto 4d

link gacor

link togel

situs togel

situs toto

link gacor

slot gacor hari ini

togel 4d

toto

togel resmi

situs toto

link slot

slot gacor

slot online

situs slot

idihulusungaitengah.org

idisoppeng.org

idiluwutimur.org

idiluwuutara.org

idibulukumba.org

pafikabupatenbangli.org

pafikabupatenkayong.org

Polícia tem trabalho extra na rodada dos Estaduais

danilo galvão - 4 de mar de 2013 às 17:36 368 Views 0 Comentrios
Polícia tem trabalho extra na rodada dos Estaduais Serc empatou em casa e segue na lanterna do grupo A, em situação preocupante.

Não era pra ser assim. Pior que sempre ver a vinculação de jogos importantes a problemas com violência, é achar isso normal, como se as duas coisas se completassem. Ônibus recebido a pedradas no Paraná, briga de torcidas em Pernambuco e a utilização de entulhos no confronto, ou até a operação de guerra para controlar a paz no clássico paulista. Por incrível que pareça no pacato Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul também teve partida que virou caso de polícia. 

O interessante dos lamentáveis fatos deste domingo, 03 de março de 2013, é que a violência não foi protagonizada na maioria das vezes por torcedores organizados de clubes de massa. Outro fator alarmante diz respeito aos problemas ocorridos em Garanhuns-PE e Londrina-PR, distantes das capitais de seus respectivos Estados. Quando é no interior a estrutura para controlar problemas de segurança relacionadas a futebol não tem o mesmo aporte do que no grande centro. A população sofre mais, inclusive por não ter intimidade junto a barbárie. 

A decisão do 1º Turno do Campeonato Paranaense – 2013 serve de lição para regiões onde o futebol ainda não massificou. Estados da região Norte e Centro-Oeste, que tentam valorizar o futebol e captar público para as arquibancadas, precisam entender que quanto maior a escala do espetáculo, maiores os problemas com Segurança. A profilaxia de problemas ligados a violência devem o quanto antes ser conduzida em paralelo as ações de atratividade dos campeonatos. 

Paraná retrocede após episódio no Couto Pereira em 2009

O jogo entre Londrina e Coritiba no Estádio do Café teve problemas policiais de diversas escalas. Antes do evento, a torcida do atual campeão paranaense precisou vir escoltada da capital. Mesmo assim, ônibus de torcedores, e o veículo que transportava os atletas receberam pedradas que quebraram diversos vidros. Durante a partida três lances polêmicos foram o bastante para incitar a fúria alvi-celeste nas arquibancadas. Sobrou ofensas e o lançamento de objetos até para jornalistas na cabines de imprensas. O policiamento reforçado nas dependências do estádio não impediu o lançamento de um sinalizador no campo durante a briga de jogadores do Londrina com o árbitro da partida.

Sobretudo o maior ensinamento para Mato Grosso do Sul do que aconteceu no Paraná é referente ao próprio Londrina Esporte Clube (LEC). O time sofre uma carência de títulos importantes (não ganha o Estadual desde 1992) e vive uma recuperação, visto que recentemente retornou a elite do futebol em seu estado. Nessa cenário, a euforia do torcedor quanto a jogos decisivos é perigosa, principalmente em razão do peso de um insucesso ser mais doloroso. Para o Coritiba perder o primeiro turno não diminuiria as suas chances de chegar a final, dada a estrutura de seu elenco, enquanto para o LEC existia na partida a pressão por 21 anos de escassez. O resultado disso foi o triste cenário de combate entre policiais e torcedores do Londrina na Avenida Henrique Mansano, no qual famílias ficaram acuadas e carros sofreram depredações.

Operação de Guerra

O problemas com torcedores não foram graves no clássico entre Santos e Corinthians realizado no Morumbi, assim como na decisão do 1º Turno do Paraense disputado com Remo e Paysandu. Em Belém, para garantir a ordem mais de 1000 homens das Polícias Civil e Militar atuaram dentro e fora do Estádio Olímpico do Pará. Jogadores, dirigentes e Comissões Técnica foram orientados pelo policiamento na semana anterior a não motivar a violência nas arquibancadas, principalmente evitando gestos relacionados a organizadas. No primeiro jogo da final do turno, ocorrido em 24 de fevereiro,  ônibus de torcidas, e também dos atletas das duas equipes, foram atacados por objetos na chegada do estádio. 

Em São Paulo, o Disque Denúncia (181) impediu o acontecimento de uma tragédia no sonolento clássico entre Santos e Corinthians pela 12ª Rodada do Paulistão. Graças a informação dada por um anônimo, a Polícia Militar interceptou um torcedor santista que conduzia junto ao ingresso do evento, 20 barras de ferro, pedaços de madeira e rojões que seriam utilizados em um confronto de torcidas. A punição foi apenas a assinatura de um Termo Circunstanciado. Caso fosse penalizado na pena máxima, indicada pelo Estatuto de Defesa do torcedor, Art. 41-B (promover tumulto, praticar ou incitar a violência), os dois anos de reclusão teriam a chance de serem revertidos na prestação de serviços comunitários. 

No Pernambuco, despreparado para o caos, o interior do Estado assistiu a um filme de terror nas proximidades do acanhado Estádio Luiz Lacerda. Membros da Torcida Jovem do Sport Recife e do Comando Alvinegro, do Central de Caruaru guerriaram armados por pedras, tijolos e barras de ferro de uma construção. A falta de registro por filmagens e o policiamento em pequeno número colaborou para que ninguém relacionado ao conflito fosse detido Casas, comércios e carros da rua sofreram depredação. Menos de um mês atrás, um torcedor foi baleado em Recife, pouco antes de um jogo pelo Estadual entre Náutico e o Central.

Veículo para o preço da fúria em Chapadão  

A partida entre Serc e Maracajú pela 10ª Rodada do Estadual em Mato Grosso do Sul foi uma decisão às avessas, pois valia a lanterna do Grupo A. Se em campo o jogo foi atrativo e teve quatro gols no empate entre as equipes, fora dele o evento chegou à delegacia. O veículo de um dos integrantes do quarteto de arbitragem foi danificado por pedradas e os pneus ficaram murchos por ação de torcedores. 

O Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) apura já informações do incidente e pode punir a Serc. O quarteto de arbitragem precisou de apoio da Polícia após receber ameaças da torcida local. O incidente serve de reflexão para o Estado que tem agora o seu campeonato televisionado. O futebol local estaria preparado para crescer ? 

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.