Segunda-feira, 23 de junho de 2025, 02:52

Pilotos de MS disputam as 500 milhas de Kart na Granja Viana

Kart
divulgação - 17 de nov de 2005 às 12:09 191 Views 0 Comentários
Pilotos de MS disputam as 500 milhas de Kart na Granja Viana

Pilotos do Mato Grosso do Sul participam da mais badalada prova do Kartismo Nacional na Granja Viana em Cotia (SP), nos dias 19 e 20/11.

Os competidores que levam o nome do Estado, para a 9ª edição das 500 milhas, já estão com as equipes prontas para o embarque, são eles: Jefferson Endo, Luciano Garcia, Karlos Fernandes e Rodrigo Stephanini, disputam na mais badalada prova do kartismo nacional.

Aberta no último dia 1º, a reserva de vagas para a 9ª edição das 500 Milhas da Granja Viana, foi encerrada com interesse recorde. De acordo com a organização do evento a prova contará com 74 karts, capacidade máxima que o circuito comporta. O promotor Felipe Giaffone, afirma ter recebido 125 inscrições. "Gostaríamos muito que todos pudessem participar da prova, mas isso é fisicamente impossível", lamenta Giaffone.

Entre as 74 vagas, estão incluídos os "wild cards", nomes de peso no automobilismo brasileiro e internacional que emprestam prestígio à prova. Entre eles devem figurar Tony Kanaan e um time inteiro formado por pilotos da equipe Andretti-Green na Fórmula Indy - Brian Herta, Dario Franchitti, Dan Wheldon e Marco Andretti, filho de Michael Andretti. Felipe Massa também confirmou participação e alinhará em dois karts, enquanto um terceiro será liderado pelo irmão mais novo Dudu. Outra presença marcante será a de Rubens Barichello.

Está é a primeira vez que uma equipe montada por pilotos do MS, irá participar da prova mais famosa do kartismo nacional, são eles: Jefferson Endo (Copa Turismo-SP), Luciano Garcia (ex-piloto da F-Renault Inglaterra), Karlos Fernandes (Capacete de Ouro F-Chevrolet) e Rodrigo Stephanini (Piloto F-Uno MS).

Rodrigo Stephanini e Luciano Garcia já participaram das 500 milhas, mas esta é a primeira vez que irão compor uma equipe formada por feras do automobilismo estadual. Jefferson Endo (Endo Car - Honda) conta que está emocionado em participar da 9º edição das 500 Milhas da Granja Viana. "É uma grande oportunidade, pilotar na mesma pista com grandes nomes do automobilismo mundial", declara Stephanini.

As 500 milhas da Granja Viana teve sua primeira edição em 1997, de lá pra cá, se transformou no maior evento de kart do mundo, com a presença de pilotos dos mais variados certames nacionais e internacionais.

A disputa será entre equipes que competem em karts com motores Honda 4 tempos, preparado. Serão 12 horas de prova.

O charme da prova é que qualquer piloto de qualquer nível (do amador ao profissional) pode participar. É a oportunidade de estar na pista com os grandes nomes do automobilismo mundial.

O regulamento determina o mínimo de três e o máximo de 10 participantes por kart. "Sabemos que algumas equipes sempre encontram dificuldades para completar o quadro. Queremos colaborar na localização de pilotos que tenham interesse em correr e ainda não estejam colocados", comentou Giaffone.

O sistema classificatório introduzido no ano passado será mantido, o que significa que os cinco mais rápidos de cada grupo decidirão a pole em uma tomada individual com apenas uma volta lançada.

A novidade nesta edição é a criação da categoria B, com o intuito de reduzir custos. Neste caso, os motores de 13 HPs serão exatamente os preparados no próprio kartódromo e utilizados na série Pró 500. "Esses motores passaram por dinamômetro de rolo da ZF e a potência foi nivelada. O rendimento deles ficou rigorosamente igual", explica Giaffone. Na categoria A, cada equipe continuará podendo desenvolver os próprios motores.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?