Josi no aquecimento para a decisão da Copa Cidade em Campo Grande.
Gaúcha de nascimento, mas criada em Campo Grande, Josiane Grunewald Marangon jogou vôlei profissional por muitos anos, defendendo equipes como BCN Osasco, MRV Minas e Flamengo, clube pelo qual conquistou a Superliga na temporada 1999/2000, sua última como profissional. Em outubro deste ano, esteve em Campo Grande e ajudou a equipe da Unaes/Anhanguera a conquistar o título feminino da Copa Cidade de Campo Grande de Voleibol.
A atleta se interessou pelo voleibol aos 11 anos, quando estudava na Mace. "Chegou um professor de fora e montamos um grupo de meninas para treinar", lembra a atleta, que tomou gosto pelo esporte e teve a oportunidade de se transferir para São Paulo em 1988, chegando a defender a seleção brasileira adulta na década de 90.
Para ela, a principal diferença entre o voleibol dos grandes centros e de Mato Grosso do Sul, está na quantidade de equipes. "Aqui a gente vê duas ou três equipes disputando um torneio em condições de chegar ao título. Em São Paulo, a gente vê 20 ou 30 equipes. O trabalho de base é mais intensificado também", frisa.
Consagrada nas quadras do país, Josi, como é chamada, tem a intenção de ser tornar um "espelho" para as atletas sul-mato-grossenses. "Quero mostrar para os jovens que é possível sair de um Estado, que não tem tanta expressão no voleibol profissional, e conseguir se transformar em um atleta profissional", afirma.
Nome: Josiane Grunewald Maragon
Apelido: Josi
Data de nascimento: 29/06/1972
Idade: 37 anos
Altura: 1,82 m
Peso: 69 kg
Habilidade motora manual predominante: Destro
Posição que joga: Central/Líbero
Cidade em que reside atualmente: Sorocaba (SP)