Quinta-feira, 22 de maio de 2025, 01:57

Pedro Samuel projeta o primeiro ouro olímpico do Brasil no wrestling

da redação - 18 de mai de 2025 às 10:36 120 Views 0 Comentários
Pedro Samuel projeta o primeiro ouro olímpico do Brasil no wrestling Da Redação

Campeão brasileiro, sul-americano e bronze no pan-americano júnior, o sul-mato-grossense Pedro Samuel Gonçalves da Silva, nascido em 3 de junho de 2002, decidiu ainda na adolescência que seu caminho seria dentro do tapete do wrestling. A escolha não foi por acaso. A inspiração veio de casa, mais precisamente da irmã mais velha, Assíria, com quem deu os primeiros passos no esporte. Em 2014, ele começou a treinar no projeto social Guerreiros do Amanhã, e foi ali que a semente da carreira começou a brotar.

“Comecei a treinar wrestling em 2014 por influência dos meus irmãos, em especial da minha irmã mais velha Assíria”, lembra Pedro. Na época, o wrestling ainda dividia espaço com o judô e o jiu-jitsu em sua rotina de treinos. A decisão definitiva veio um ano depois. “Minha irmã saiu do estado pela primeira vez para competir nos Jogos Escolares da Juventude em 2015. Quando eu soube como eram os jogos escolares, comecei a me dedicar mais aos treinos”, conta. A partir dali, o wrestling se tornou prioridade.

O caminho, no entanto, esteve longe de ser fácil. A falta de apoio financeiro sempre foi uma constante em sua trajetória. “A questão financeira foi um desafio desde o início. Tivemos que trazer resultados para o estado e para o país para que o nosso trabalho fosse valorizado, mas ainda hoje essa questão segue como desafio para nós”, pontua. Mesmo com as dificuldades, Pedro continuou, motivado não apenas pelo sonho pessoal, mas pelo que representa o esporte como ferramenta de transformação.

A perseverança foi recompensada com resultados expressivos. Um dos principais momentos de sua carreira até agora foi a participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior, onde conquistou a medalha de bronze. “Os jogos foram uma oportunidade única que mudou a minha vida. Eu sou muito grato a Deus e a todas as pessoas que tornaram essa conquista possível”, afirma. Subir ao pódio foi mais do que uma celebração: “Foi uma sensação de alívio porque o campo de treinamento pré-jogos estava sendo um período muito desafiador para mim”, disse ele, que também já disputou duas seletivas olímpicas. 

Pedro também se inspira em quem trilha o mesmo caminho. A admiração vai dos familiares aos colegas de seleção e atletas internacionais. “Tenho muitos amigos que admiro na luta, em especial meus irmãos Paulo e Assíria, mas também parceiros de seleção como Calebe Correia e Matheus Barreto”, diz. No cenário mundial, dois nomes ganham destaque para ele: Mahamedkhabib Kadzimahamedau e Reza Yazdani.

O horizonte de Pedro Samuel é ambicioso e, ao mesmo tempo, bem definido. “Meu sonho é ser o primeiro campeão olímpico do Brasil no wrestling”, afirma. A meta, que hoje pode parecer ousada para um país com pouca tradição na modalidade, é levada com seriedade por quem já acumula experiência internacional e mostra constância nos resultados. Mas ele não pensa apenas em vencer no esporte: “Posteriormente quero me dedicar a outras coisas relacionadas à luta e ao trabalho social. Também tenho vontade de lutar MMA”.

Para os jovens que, como ele, encontram nos tatames uma forma de sonhar com um futuro diferente, Pedro deixa um conselho direto, pautado na fé, no esforço e na humildade: “Peça a Deus, faça o seu trabalho com integridade, seja humilde e continue lutando”.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?