O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com a Adap e conquistou o título do Campeonato Paranaense de 2006. Diante de um público de 25 mil pessoas que lotaram o Estádio do Pinheirão - alguns ilustres, como o meia corintiano Ricardinho - o time da Vila Capanema não fez uma grande apresentação, mas conseguiu o resultado que garantia a taça.
Na primeira etapa o domínio foi total do time de Campo Mourão. Porém, as poucas oportunidades claras de gol fora desperdiçadas. Enquanto isso, o Tricolor levava o técnico Luiz Carlos Barbieri à loucura, com uma postura apática. Na segunda etapa, aos 12 minutos, Warlley recebeu lançamento, tirou de Émerson com um toque de cabeça e chutou para o fundo das redes, abrindo o plcar para a Adap.
Porém, exatamente quando a história da partida parecia que ficaria dramática, o meia Marcelinho, que antes da partida havia revelado que sonhara com o gol do título, cobrou falta no cantinho, enganando o goleiro e deixando tudo igual, aos 19 minutos. Depois, foi só segurar o resultado para comemorar.
Na primeira partida, disputada na cidade de Maringá, o Paraná venceu por 3 a 0 e podia perder até por dois gols de diferença que inda assim ficaria com o título. As duas equipes também garantiram ao lado do Coritiba, uma vaga para a Copa do Brasil 2007. O time de Campo Mourão também participará da Série C do Campeonato Brasileiro.
Tabu: Fundado em 1989, o Paraná Clube viveu sua principal fase entre os anos de 1993 e 1997, quando conquistou cinco vezes seguidas o Campeonato Paranaense. A última vez, há nove anos, a estrela do time era Ricardinho, atualmente no Corinthians, autor do primeiro gol da vitória na final diante do Coritiba.
O Tricolor da Vila, que neste domingo chegou a sua sétima conquista do estadual, também disputou a final em 1999 e 2001, mas perdeu para seus rivais da capital. O time ainda ostenta duas estrelas sobre seu distintivo: Campeão brasileiro da segunda divisão, em 1992, e do módulo amarelo da João Havelange, em 2000.