Santiago (Chile) - O Pachuca é o novo campeão da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, o time mexicano não tomou conhecimento da torcida chilena, que compareceu em massa - mais de 60 mil pagantes - ao Estádio Nacional, de Santiago, e venceu o Colo Colo, de virada, por 2 a 1.
No jogo de ida das finais, disputado no México, na última semana, os dois times empataram por 1 a 1. Por isso, nova igualdade, mas por 0 a 0, já daria ao título aos chilenos, pelo critério de gols marcados fora de casa.
E o time da casa ficou ainda mais perto do título quando, aos 34 minutos do primeiro tempo, o atacante Suazo abriu o placar. Ele recebeu na área, perto da marca do pênalti, e bateu forte, no canto esquerdo baixo do goleiro Calero. Foi o seu décimo na competição, da qual foi artilheiro isolado.
No segundo tempo, porém, o jogo foi todo do Pachuca, que empatou aos oito minutos, com Caballero, ao desviar livre, na segunda trave, um cruzamento da esquerda. A virada veio aos 27, num contra-ataque fulminante, puxado por Álvarez. A bola sobrou para Gimenez, que bateu cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Cejas.
O título do Pachuca foi, de certo modo, uma vingança dos mexicanos, vice-campeões no ano passado com o Pumas, que perdeu o título para o Boca Juniors. O time argentino, aliás, faturou também a taça em 2004. Em 2003, o vencedor foi o Cienciano, do Peru. É a primeira vez que um time mexicano fatura uma competição na América do Sul.
Confira como foi a campanha do Pachuca:
Oitavas-de-final
Tolima (Colômbia) 2 x 1 Pachuca
Pachuca 5 x 1 Tolima
Quartas-de-final
Lanús (Argentina) 0 x 3 Pachuca
Pachuca 2 x 2 Lanús
Semifinais
Atlético-PR 0 x 1 Pachuca
Pachuca 4 x 1 Atlético-PR
Finais
Pachuca 1 x 1 Colo Colo (Chile)
Colo Colo 1 x 2 Pachuca