Campo Grande (MS) - As semifinais o Campeonato Estadual série A chegaram com uma polêmica: o critério de desempate. Conforme o regulamento, o critério de desempate será o padrão disciplinar: a quantidade de cartões vermelhos recebidos durante toda a competição e, caso o empate persista, o menor número de cartões amarelos recebidos.
Se nem mesmo nesses critérios existir diferença entre os clubes, a definição será feita por sorteio na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.
O técnico do Cene (Centro Esportivo Nova Esperança), Roberto Fonseca, chegou a declarar para o site oficial do clube que o critério de desempate privilegia quem está atrás no placar.
O Cene, que liderou a competição durante toda a 1ª fase da competição, precisará vencer a Serc (Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão) por dois gols de diferença para ir para a final. O jogo será no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande.
A Serc venceu a primeira partida da semifinal por 1 a 0 e recebeu durante toda a competição apenas três cartões vermelhos. O Cene recebeu oito.
Na final, os critérios de desempate mudam e a vantagem será do Cene, se o clube conseguir passar pela Serc. É que, aí sim, o critério de desempate será a média de pontos obtidos durante toda a competição.
Segundo o vice-presidente de Futebol Profissional, Aparecido José Damaceno, o Professor Lotti, o critério de desempate procurou tornar o torneio mais emocionante e privilegiar os clubes mais disciplinados.
A outra partida da semifinal será no domingo, às 15h, no estádio municipal de Coxim. A partida será entre Coxim e Águia Negra, que empataram sem gols no último confronto.
Em caso de empate, a vitória será do Coxim, que recebeu oito cartões vermelhos durante toda a competição. O Águia Negra recebeu 10.
(Texto: Paulo Fernandes)