Segunda-feira, 03 de agosto de 2026, 04:27

situs toto

toto togel

bandar togel

toto togel

toto togel

toto slot

slot resmi

situs togel

toto slot

link gacor

situs toto

slot gacor

situs togel

toto slot

situs slot

situs toto

slot gacor

situs gacor

link gacor

bandar togel

link slot

link togel

situs togel

situs slot

slot online

cabe4d daftar

toto togel

link slot

toto togel

situs toto

idikepulauanselayar.org

idipinrang.org

idibulungan.org

iditanatoraja.org

iditorajautara.org

pafikabupatenbuleleng.org

pafikabupatensigi.org

togel online

situs slot

situs togel

togel online

situs toto

toto togel

toto togel

situs gacor

link gacor

situs togel

situs slot

situs toto

link togel

situs slot

toto togel

bandar togel

situs toto

link slot

situs gacor

toto slot

situs slot

link slot

situs gacor

link slot

situs slot

toto slot

situs slot

toto slot

toto togel

situs slot

situs toto

togel online

toto 4d

link gacor

link togel

situs togel

situs toto

link gacor

slot gacor hari ini

togel 4d

toto

togel resmi

situs toto

link slot

slot gacor

slot online

situs slot

idihulusungaitengah.org

idisoppeng.org

idiluwutimur.org

idiluwuutara.org

idibulukumba.org

pafikabupatenbangli.org

pafikabupatenkayong.org

MS se destaca nacionalmente com adesão total a sistema de gestão esportiva

com fudesporte - 12 de mai de 2025 às 13:42 262 Views 0 Comentrios
MS se destaca nacionalmente com adesão total a sistema de gestão esportiva divulgação

Mato Grosso do Sul alcançou um marco expressivo no cenário esportivo nacional ao receber, nesta quinta-feira (8), certificação do IPIE (Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva) por atingir 100% de adesão dos seus municípios ao sistema de GEEM (Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM). O diálogo com os municípios foi feito por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Com o desempenho, o estado passa a integrar um seleto grupo de apenas quatro unidades da federação que completaram integralmente o preenchimento da ferramenta.

O GEEM foi desenvolvido pelo IPIE, vinculado à FPR (Universidade Federal do Paraná), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. A iniciativa tem como objetivo mapear aspectos quantitativos e qualitativos da gestão esportiva em estados e municípios, promovendo o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte, além de ampliar a base de informações disponíveis e incentivar articulações futuras entre os entes federativos.

A ferramenta analisa seis dimensões fundamentais: Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.

Para o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, a conquista representa o esforço conjunto de diversos atores do setor. “Mato Grosso do Sul foi um dos poucos estados a completar 100% do preenchimento do sistema. Esse resultado só foi possível graças ao comprometimento dos gestores municipais, que desempenharam um papel essencial nesse processo”.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também celebrou o feito, destacando o papel dos municípios no avanço da política esportiva estadual. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, especialmente da dedicação dos gestores municipais, que abraçaram a proposta e entenderam a importância de fortalecer as políticas públicas esportivas em todas as regiões. Estar entre os quatro estados que preencheram integralmente esse sistema reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e nos inspira a seguir avançando com responsabilidade, planejamento e visão de futuro”.

O GEEM também está alinhado à proposta de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, apresentada por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS 68/2017). A proposta sugere a substituição das atuais quatro manifestações esportivas — alto rendimento, participação, educacional (Lei 9.615/1998) e de formação (Lei 13.155/2015) — por um modelo estruturado em três níveis de serviço: formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida, cada um com três manifestações específicas, totalizando nove.

Até agosto de 2023, os municípios de 19 estados estavam em fase de implementação do GEEM. Ao atingir 100% de adesão municipal, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte em todas as regiões e consolida sua posição de liderança na gestão esportiva nacional.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.