Quinta-feira, 03 de julho de 2025, 11:50

Moon, fundador do Cene, falece, mas não deve interferir no clube

cecília paes/da redação - 4 de set de 2012 às 13:44 284 Views 0 Comentários
Moon, fundador do Cene, falece, mas não deve interferir no clube Sun Myung Moon, Reverendo Moon, com troféu conquistado pelo Cene

Campo Grande (MS) - A morte de Sun Myung Moon, líder religioso conhecido como Reverendo Moon, aos 92 anos, não deve atrapalhar os planos do Cene (Clube Esportivo Nova Esperança). Sun Myung estava hospitalizado desde o mês passado, após passar por complicações derivadas de uma pneumonia. Moon morava na Coreia do Sul, onde funciona a sede da Igreja da Unificação, fundada por ele.

Parte do seu patrimônio foi construído em Mato Grosso do Sul onde chegou em 1996 para instalar sua igreja. O Cene foi fundado na sede da fazenda Nova Esperança, em Jardim, no dia 15 de dezembro de 1999.

A relação com o futebol vinha da infância. A paixão o levou a fundar, em 1989, o Seongnam Ilhwa Chunma, que, hoje, é o clube mais vitorioso da Coreia do Sul. Outra idealização de Moon no futebol foi a Copa da Paz, disputada na Coreia do Sul, entre grandes clubes mundiais, no período da pré-temporada.

O Cene surgiu das atividades da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, criada por ele e que se instalou na fazenda Nova Esperança, em Jardim, no final dos anos 90. Moon é, então, considerado fundador, patrono do time sul-mato-grossense.

Depois de fundado, o clube mudou sua sede para Campo Grande e participou de campeonatos Estaduais e Nacionais. 

De acordo o presidente do furacão amarelo, José Rodrigues, o Cene ainda mantém parceria com uma empresa sul-coreana, ligada ao conglomerado de Sun, que rende material ao time e é o principal patrocinador. Ainda segundo ele, o falecimento do fundador não interfere diretamente no projeto de investimento no futebol de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.