Quarta-feira, 19 de novembro de 2025, 00:11

Milena Demarco: entre o judô, o crossfit e os novos caminhos no esporte

da redação - 18 de set de 2025 às 15:20 112 Views 0 Comentários
Milena Demarco: entre o judô, o crossfit e os novos caminhos no esporte Da Redação

“Comecei o judô através da influência dos meus irmãos, José e Ana Demarco, eles começaram primeiro e eu ia assistir quando era menor, até que um dia comecei também. Minha família sempre me incentivou no esporte”, relembra Milena Maria Pereira Leite Demarco, de 21 anos, sobre o início da sua trajetória nos tatames.

 

Nascida em Campo Grande, em 2004, Milena cresceu dentro de um ambiente familiar em que o judô já estava presente. A prática virou rotina, e ela e os irmãos passaram a treinar juntos. “Quando pegamos gosto pelo judô vimos que era isso que queríamos, eu e meus irmãos treinávamos juntos, um motivando e ajudando o outro”, explica.

 

A dedicação rendeu resultados expressivos em competições nacionais. Milena foi campeã da Taça Brasil Júnior em 2022, vice-campeã brasileira júnior no mesmo ano e soma cinco medalhas em Campeonatos Brasileiros. Também participou de três etapas da Seletiva Olímpica para Paris 2024, conquistou o bronze nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024 e é bicampeã brasileira regional.

 

“É uma responsabilidade grande, porque nosso estado é muito forte no judô, que já teve grandes atletas. Mas também fico muito feliz por estar na seleção estadual há muitos anos”, comenta sobre representar Mato Grosso do Sul em competições nacionais.

 

A carreira de atleta, marcada por treinos intensos e constantes viagens, exige dedicação. Hoje, Milena enfrenta uma rotina diferente. “Atualmente meus treinos não são como antes, minha prioridade no momento é outra, meu filho e minha faculdade. Mas a rotina de treino de um atleta é bastante exaustiva, fazer 2 a 3 treinos no dia é puxado, e no judô também tem o corte de peso, que exige muito do atleta também”, afirma.

 

Apesar das mudanças, o judô segue presente em sua vida. “O judô é uma paixão pra mim, me deu muitas oportunidades que talvez não teria sem o esporte”, diz.

 

Além do judô, Milena encontrou no crossfit uma nova forma de manter o condicionamento físico e competir. “Conheci pelo coach Augusto Aime quando tinha 12 anos, nesses anos foram idas e vindas pelo cross, porque o foco era realmente o judô. Hoje em dia tenho praticado mais o cross, semana passada competi o JUBs Praia pelo cross, foi muito divertido competir em outra modalidade, fiquei animada”, conta.

 

Segundo ela, os benefícios vão além do físico. “No físico, minha resistência melhorou, mas a maior diferença é no mental, tenho me sentido muito bem, ter uma hora do dia para desestressar sem ter que ficar pensando na próxima competição é muito bom”, afirma.

 

Mesmo com referências nacionais e internacionais no judô, Milena não hesita em apontar suas maiores inspirações. “Meus irmãos são minha maior inspiração, porque eu sei tudo que eles passam pra estar ali, sou fã deles!”, destaca.

 

Para o futuro, Milena já tem metas definidas. “Minhas próximas competições são os Jogos Universitários Brasileiros e o Brasileiro Sênior”, projeta.

 

Ao falar para jovens que sonham em trilhar o mesmo caminho no esporte, Milena resume em uma frase a experiência adquirida nos tatames: “Judô é um esporte de muito sacrifício, tem que abrir mão de muita coisa, mas te traz oportunidades incríveis, sabendo aproveitar e se dedicar dá para ir longe.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?