Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, 21:55

Matheus Lima transforma paixão pelo futsal em trajetória de superação no interior de MS

da redação - 23 de jul de 2025 às 15:31 118 Views 0 Comentários
Matheus Lima transforma paixão pelo futsal em trajetória de superação no interior de MS Da Redação

Aos 20 anos, Matheus Lima Silva Dias, mais conhecido como Peu, é uma das promessas do futsal sul-mato-grossense. Natural de Inocência, cidade com pouco mais de nove mil habitantes localizada na região Leste do estado, Peu tem construído sua trajetória dentro das quadras com esforço, resiliência e paixão. “No interior, tudo é mais difícil quando se trata de esporte. Faltam oportunidades, estrutura e equipes qualificadas, especialmente quando se compara com as grandes cidades”, explica.

 

O primeiro contato de Peu com o futsal aconteceu aos 12 anos, em um momento que se revelou decisivo para o seu futuro. Ele conta que foi levado por seu irmão mais velho para assistir a uma partida em um clube da cidade. “Foi naquele momento que nasceu minha paixão pelo esporte”, relembra. Na mesma ocasião, conheceu o treinador Divino Martins, que o convidou a participar da escolinha de futsal. A partir dali, tudo mudou. “Comprei meu primeiro tênis de futsal e, desde então, o esporte nunca mais saiu da minha vida.”

 

Hoje, além de competir em campeonatos municipais e regionais, Peu também atua como auxiliar técnico na escolinha municipal de Inocência, treinando crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Mesmo com uma rotina puxada, ele mantém quatro treinos semanais e participa das competições aos finais de semana. “É puxado, mas é o que amo fazer”, resume.

 

Ao longo de sua caminhada, Peu coleciona títulos que ajudaram a consolidar seu nome no futsal regional. Entre as conquistas estão a Copa Saboraki, duas Ligas Sul-Mato-Grossenses, o Campeonato Municipal de Futsal de Inocência, a Liga Azul e diversos torneios em cidades vizinhas, como Brasilândia. Mas, entre todos os troféus, uma conquista em especial marcou sua trajetória. “A minha primeira Liga Sul-Mato-Grossense foi inesquecível. Com apenas 16 anos, tive a oportunidade de entrar em quadra e fazer um gol decisivo na final. Esse momento ficou gravado na minha memória.”

 

Mesmo com as vitórias, os desafios nunca deixaram de fazer parte do percurso. Para Peu, os obstáculos vão além do desgaste físico e emocional típico da rotina esportiva. Ele menciona, por exemplo, as reprovações em peneiras e testes, experiências que exigiram mais do que preparo técnico — exigiram resiliência. “Essas situações exigem muita força de vontade para não desistir e seguir em busca dos meus objetivos”, afirma.

 

A força para seguir em frente veio, em grande parte, das referências que o atleta encontrou em sua própria trajetória. Uma delas é o treinador Divino Martins, figura central no seu início no futsal. “Ele é muito mais que um treinador: é amigo e, em muitos momentos, uma figura de pai”, descreve. Atualmente, Peu também se inspira em Marciel D’Arc, conhecido como Bola Madeira. “Ele foi quem abriu as portas para o futsal de alto nível na minha carreira e continua me incentivando e orientando em todos os aspectos.”

 

A ligação com a cidade natal é outra motivação presente na rotina do jovem. Representar Inocência é, para ele, mais do que vestir uma camisa: é carregar histórias, amizades e raízes. “Toda vez que visto a camisa de Inocência, dou o meu melhor em quadra, com muita garra e dedicação. Quero levar o nome da minha cidade com orgulho por onde eu for.”

 

Peu também se dedica a inspirar novos talentos que surgem na cidade. Atuando na formação de jovens atletas, ele transmite valores aprendidos dentro e fora das quadras. “O esporte me ensinou sobre disciplina, responsabilidade e a importância de nunca desistir, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Fora das quadras, aprendi a trabalhar em equipe, respeitar os outros e valorizar cada conquista, por menor que seja.”

 

O sonho de jogar profissionalmente ainda está no horizonte, e ele acredita que pode chegar lá com foco e perseverança. “Meu maior sonho é entrar em quadra dando sempre o meu máximo, mostrando empenho e determinação para ajudar minha equipe a vencer. Quero levar não só o meu nome, mas o nome da minha cidade para o cenário nacional e internacional do futsal.”

 

A mensagem final de Peu é um reflexo de tudo o que construiu até aqui. Ele fala diretamente aos jovens de Inocência que, assim como ele, sonham com uma carreira no esporte: “Eu diria para eles acreditarem no sonho e nunca desistirem, mesmo quando as dificuldades aparecerem. No interior, as oportunidades podem ser poucas, mas a força de vontade e o trabalho duro podem abrir muitas portas. Levar o nome da nossa cidade para o mundo é possível, basta acreditar e correr atrás.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.