Natural de São Paulo, capital, onde nasceu em 19 de janeiro de 1978, Mário Paulino Da Silva Junior encontrou nas artes marciais não apenas uma paixão, mas também a sua profissão. Residente em Corumbá desde 2004, ele é hoje um dos principais nomes do muay thai no Mato Grosso do Sul, com uma trajetória marcada pela dedicação, formação sólida e a missão de transformar vidas através do esporte.
O caminho de Mário nas artes marciais começou cedo. "Sempre fui fascinado por artes marciais, treinei karatê, hapkido, boxe, kickboxing e, quando conheci o muay thai, me apaixonei e fui buscar conhecimento", relembra. Sua formação teve como base o aprendizado com dois mestres que marcaram sua trajetória: Walter Santos e Álvaro de Aguiar, com quem se especializou na modalidade.
O desejo de compartilhar o que aprendeu se concretizou em 2007, quando iniciou as primeiras aulas em Dourados (MS). No ano seguinte, uma mudança importante: "Por conta da gravidez da minha esposa, decidimos retornar para Corumbá, cidade natal dela. E decidimos abrir nosso espaço quando demos início à Academia Mário Thai", conta. Desde então, são mais de 17 anos dedicados ao ensino do muay thai na cidade.
A trajetória de Mário também inclui conquistas expressivas no cenário internacional. Em 2017, ele participou do Mundial de Muay Thai, na Tailândia, onde conquistou o título para o Brasil como treinador de Cleiton Gutierrez. Lá, ele também realizou um curso de Muayboran, um estilo mais antigo da modalidade. "Representamos a FMTTMS, Federação de Muay Thai presidida por Pedro Lopez, e a CBMB, Confederação Brasileira, presidida por Carneiro", destaca. O feito reforçou não apenas sua competência como atleta, mas também como treinador e formador de novos praticantes.
Hoje, o muay thai ocupa um papel central na sua vida. "O muay thai hoje pra mim é parte da minha vida, vivo da minha profissão. Sou formado em Educação Física, bacharel e licenciado", afirma. Para além do esporte, a modalidade lhe proporcionou experiências marcantes: "Me proporcionou conhecer vários lugares e diversas culturas, e durante toda essa trajetória muitos amigos, respeito e admiração".
Em Corumbá, segundo Mário, o muay thai conquistou muitos adeptos. "É uma modalidade muito procurada por seus benefícios e melhora na qualidade de vida", explica. Entretanto, ele aponta que ainda há limitações em relação ao calendário competitivo local: "Infelizmente as competições são realizadas apenas fora da cidade, por conta da logística".
Essa dificuldade é, inclusive, um dos principais desafios no seu trabalho como professor. "O único e maior desafio que encontro é para trabalhar com atletas que desejam participar das competições, por causa da nossa logística e falta de incentivo", relata. A distância dos grandes centros e a necessidade de deslocamentos constantes acabam por exigir esforços extras de quem quer competir e se destacar no esporte.
Apesar dessas dificuldades, Mário segue empenhado em oferecer aulas de qualidade para todos os perfis de alunos, independentemente da idade ou nível técnico. "Isso é o que faz a diferença quando se procura um profissional qualificado. Através de anos de experiência e vários cursos e seminários, consigo planejar e adaptar o treinamento conforme a necessidade do aluno", explica.
Os benefícios percebidos entre os praticantes vão além do físico. Segundo ele, a maioria dos alunos busca a modalidade como forma de cuidar da saúde, aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida. "Muito por indicação médica, e aqueles que vêm pelo esporte acabam evoluindo e muitos acabam se descobrindo na modalidade", observa.
Na condução das aulas, Mário destaca a importância de transmitir valores essenciais como a disciplina e o respeito. "Sou muito transparente com meus alunos, sempre procuro descontrair um pouco em minhas aulas, mas sempre deixando claro a importância da disciplina e respeito, que é de grande importância para a evolução de cada um", enfatiza.
Ao longo desses anos, diversos alunos formados por ele alcançaram destaque em competições regionais, nacionais e internacionais. "Sim, vários títulos em competições, como boxe, brasileiros de muay thai, mundial de muay thai na Tailândia, além de títulos de kickboxing", enumera com orgulho. Cada conquista é reflexo de um trabalho pautado na seriedade e na busca constante por evolução.
Sobre o futuro, Mário mantém o compromisso com sua missão: "Enquanto Deus me der saúde quero continuar trabalhando e transmitindo todo conhecimento que adquiri e ainda continuo aprendendo, e com isso poder mudar a vida de muitas pessoas".
Por fim, ele deixa uma mensagem a quem tem curiosidade, mas ainda não deu o primeiro passo para conhecer o muay thai: "Apesar de ser uma modalidade muito famosa hoje em dia, ainda existe um certo preconceito com a modalidade, por muitos considerarem violenta. O muay thai não é violento. Nenhuma arte de luta é violenta. É o ser humano que denigre a imagem do esporte com seus atos de violência. O muay thai, quando orientado por um profissional qualificado, só traz benefícios à saúde".