São Paulo (SP) - A Portuguesa derrotou o Coritiba por 3 a 1, no Estádio do Canindé, e encostou no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, o time paulista já está na sexta colocação, a dois pontos dos quatro primeiros. Para os paranaenses, que há 31 anos não vencem no campo lusitano, a rodada ajudou e, mesmo com a derrota, permaneceram com 29 pontos na terceira colocação.
O sul-mato-grossense Keirrison começou a partida como titular, mas pouco produziu nos mais de noventa minutos que jogou. A imprensa esportiva paranaense apontou os erros de passe do meia Caíco como uma das principais razões da inatividade do ataque do Coxa.
A Lusa começou pressionando e, aos 40 segundo, Diogo arriscou de fora da área e Vanderlei tocou pela linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, Bruno tocou de cabeça, mas o goleiro coxa-branca fez defesa. Aos sete minutos, depois de uma troca de passes, Cayton bateu, mas à direita do gol. Mas, aos nove minutos, depois de jogada de Clayton, Diogo aproveitou a confusão da zaga para dominar e bater para abrir o placar.
Aproveitando a baixa produção do Coritiba, a Portuguesa continuava no ataque. Aos 14 minutos, Leonardo fez jogada pela lateral e cruzou. A zaga se adiantou e tirou o perigo da área. Aos 18 minutos, Diogo deixou a marcação para trás e arriscou o chute par a defesa de Vanderlei. Aos 24 minutos foi a vez de Clayton, que desta vez chutou muito mal. Enquanto isso, a equipe paranaense tentava se recuperar, mas o desespero refletia em toques errados.
Aos pouco o Coxa tentava se encontrar em campo. Aos 30 minutos, depois de fazer jogada individual, Pedro Ken bateu de longe, mas sem direção. Aos 34 minutos, Anderson Lima teve a chance de finalizar de frente par ao gol, mas foi travado pela zaga paulista. O jogo ficou mais equilibrado, mas o time visitante não conseguia encaixar seus ataques. Aos 43 minutos, Anderson Lima bateu falta, mas acertou a barreira.
Na segunda etapa, o Coritiba teve a primeira oportunidade aos dois minutos, mas Douglas Silvas chutou torto, na rede pelo lado de fora. Aos seis minutos, Wilton Goiano brigou pela bola e tentou marcar de cobertura, mas a bola passou por cima da meta. Aos 10 minutos, Clayton cortou o zagueiro e bateu para fora, mas com perigo para meta coxa-branca.
De bola parada o Coxa tentava chegar ao gol. Aos 16 minutos, Anderson Gomes cobrou falta e a bola passou raspando o travessão. Na resposta, aos 22 minutos, Joãozinho fez a jogada e encontrou Diogo que, com tranqüilidade, empurrou para o fundo das redes. Aos 24 minutos, Anderson Lima tentou descontar, mas o goleiro Tiago saiu do gol e ficou com a bola.
O segundo gol piorou ainda mais as coisas para o Alviverde, que não se encontrava em campo. Aos 33 minutos, Joãozinho levantou a bola na área e Marco Aurélio mandou de cabeça para as redes, acabando de vez com as chances do Coxa, que ainda descontou aos 38 minutos com Hugo, que aproveitou rebote da zaga paulista.
Na próxima rodada, o Coritiba vai a Marília, onde enfrenta o time da casa, sábado, no Estádio Bento de Abreu. Já a Portuguesa continua em casa, e recebe o Brasiliense, sexta-feira, no Estádio do Canindé, em São Paulo.