Domingo, 13 de julho de 2025, 09:35

Libertadores definirá grupos nesta quarta em sorteio no Paraguai

ge.net - 19 de dez de 2007 às 19:46 108 Views 0 Comentários
Libertadores definirá grupos nesta quarta em sorteio no Paraguai

São Paulo (SP) - Acontece nesta quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), na sede da Confederação Sul-americana de Futebol (CSF), em Assunção, Paraguai, o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América 2008, a 49ª edição do torneio entre clubes mais cobiçado das Américas. Participarão da solenidade o presidente da CSF, Nicolás Leoz e alguns convidados especiais, como o secretário-geral da entidade, Eduardo Deluca, e os ex-jogadores Branco, hoje cartola do Fluminense, Ramón Diaz, da Argentina, e Enrique Vera, do Paraguai.

A competição reunirá 35 clubes dos dez países filiados à CSF e mais três do México. O sorteio será dirigido e, na primeira fase, conhecida como Pré-Libertadores, 12 clubes divididos em dois grupos estarão na disputa.

De um lado estarão Brasil (Cruzeiro), Argentina (Arsenal e Lanús), Uruguai (Wanderers), Colômbia (indefinido) e México (também indefinido). Essas equipes enfrentarão representantes de Bolívia (indefinido), Chile (Audax Italiano), Equador (Olmedo), Paraguai (Cerro Porteño), Peru (Cienciano) e Venezuela (Mineros). A primeira fase será em dois jogos eliminatório (30 de janeiro e 5 de fevereiro).

Destes duelos sairão seis classificados que se juntarão aos 26 já garantidos na fase de grupos. Essa fase será composta por 32 times divididos em oito grupos encabeçados pelos brasileiros e argentinos com melhor desempenho em 2007.

O Cruzeiro, se conseguir a vaga, deverá cair obrigatoriamente em um grupo com um argentino como cabeça-de-chave. O mesmo se aplica a Arsenal e Lanús, que terão de ser encaminhados para grupos encabeçados por clubes brasileiros.

São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense pelo Brasil, além de Boca Juniors, Estudiantes, San Lorenzo e River Plate pela Argentina comandarão o encaminhamento das chaves da segunda fase da competição, que também já tem assegurados as seguintes equipes: Real Potosí e San José (Bolívia), Colo Colo (Chile), Nacional de Medellín (Colômbia), LDU e Cuenca (Equador), Sportivo Luqueño e Libertad (Paraguai), San Martín e Coronel Bolognesi (Peru), Danúbio e Nacional (Uruguai), Caracas e Maracaibo (Venezuela) e Chivas Guadalajara (México).

O sistema de disputa será o mesmo adotado em anos anteriores, com os dois melhores classificados de cada um dos oito grupos garantindo classificação para as oitavas-de-final. Desta fase em diante, as partidas serão disputadas no sistema de mata-mata até que os dois finalistas sejam conhecidos. Como em 2007, o encaminhamento das chaves a partir das semifinais também será dirigido, com o objetivo de evitar que dois clubes do mesmo país cheguem à decisão.

O sorteio de quarta-feira já definirá os grupos da segunda fase e as datas de todo o torneio, cujo término será em 2 de julho. Cada clube poderá inscrever 25 jogadores e os que se classificarem na primeira etapa poderão trocar três atletas 48 horas antes da estréia na fase de grupos.

Boca e São Paulo atrás de recordes: A edição 2008 da Libertadores poderá reservar emoções muito especiais para torcedores brasileiros e argentinos. No Brasil, a expectativa de Flamengo e Fluminense se encontrarem no mata-mata mobilizará os cariocas, enquanto um possível duelo entre Santos e São Paulo com caráter decisivo mobilizará a atenção dos paulistas. Na Argentina, Boca Juniors e River Plate também terão de se cruzar inevitavelmente no mata-mata se eliminarem os rivais que aparecerem em seus caminhos.

A luta particular de Boca e São Paulo atrás de novos recordes também estará em jogo. Os argentinos, atuais campeões continentais, tentarão chegar à sétima taça da Libertadores e, com isso, alcançarem os compatriotas do Independiente, recordistas absolutos da competição em número de títulos.

O São Paulo, por sua vez, é o único time brasileiro com três conquistas. Como pode ser alcançado pelo Santos em 2008, tentará comprovar sua fama de copeiro e, pela quarta vez, alcançar o lugar mais alto do pódio nas Américas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.